Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCANTOS E DESENCANTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113235
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6242
    "inscrito_id" => 15652
    "titulo" => "ENCANTOS E DESENCANTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Historicamente, a modalidade EJA não é apenas uma reposição de escolaridade; ela fomenta a construção de conhecimentos que transformam o mundo. Esses sujeitos já possuem uma educação na informalidade, com base familiar e grupo social onde estão inseridos. Por essa razão, necessitam de uma pedagogia diferenciada e adaptada, na busca por uma perspectiva de vida melhor, em um mundo consciente e solidário, onde é possível evidenciar transformações — nas áreas legislativa, pedagógica e intelectual. Diante disso este estudo, ainda em andamento, tem por objetivo, analisar as práticas pedagógicas e a formação dos professores que atuam nessa modalidade, bem como os impactos causados no processo de aprendizagem desses alunos. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa e como estratégia de investigação e coleta de dados a aplicação de questionários aos alunos que estudam nessa modalidade e a realização de um grupo focal, com a participação de professores e a secretária de educação. A pesquisa está sendo realizada em uma cidade do interior do Piauí, nas escolas da rede pública que ofertam essa modalidade. Os dados serão analisados a partir das seguintes categorias: a) Quanto à formação de professores, b) Percalços e obstáculos causados no processo de aprendizagem desses alunos, e c) Fatores que levam ao abandono dos estudos. Os resultados ainda incipientes, apontam a necessidade de uma formação específica de professores para atuação nessa modalidade e um maior engajamento das políticas públicas educacionais que garantam o acesso e permanência desses alunos nessa modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15652_TB6242_29052024113210.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "costalimadarc@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113235
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6242
    "inscrito_id" => 15652
    "titulo" => "ENCANTOS E DESENCANTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Historicamente, a modalidade EJA não é apenas uma reposição de escolaridade; ela fomenta a construção de conhecimentos que transformam o mundo. Esses sujeitos já possuem uma educação na informalidade, com base familiar e grupo social onde estão inseridos. Por essa razão, necessitam de uma pedagogia diferenciada e adaptada, na busca por uma perspectiva de vida melhor, em um mundo consciente e solidário, onde é possível evidenciar transformações — nas áreas legislativa, pedagógica e intelectual. Diante disso este estudo, ainda em andamento, tem por objetivo, analisar as práticas pedagógicas e a formação dos professores que atuam nessa modalidade, bem como os impactos causados no processo de aprendizagem desses alunos. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa e como estratégia de investigação e coleta de dados a aplicação de questionários aos alunos que estudam nessa modalidade e a realização de um grupo focal, com a participação de professores e a secretária de educação. A pesquisa está sendo realizada em uma cidade do interior do Piauí, nas escolas da rede pública que ofertam essa modalidade. Os dados serão analisados a partir das seguintes categorias: a) Quanto à formação de professores, b) Percalços e obstáculos causados no processo de aprendizagem desses alunos, e c) Fatores que levam ao abandono dos estudos. Os resultados ainda incipientes, apontam a necessidade de uma formação específica de professores para atuação nessa modalidade e um maior engajamento das políticas públicas educacionais que garantam o acesso e permanência desses alunos nessa modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15652_TB6242_29052024113210.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "costalimadarc@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Historicamente, a modalidade EJA não é apenas uma reposição de escolaridade; ela fomenta a construção de conhecimentos que transformam o mundo. Esses sujeitos já possuem uma educação na informalidade, com base familiar e grupo social onde estão inseridos. Por essa razão, necessitam de uma pedagogia diferenciada e adaptada, na busca por uma perspectiva de vida melhor, em um mundo consciente e solidário, onde é possível evidenciar transformações — nas áreas legislativa, pedagógica e intelectual. Diante disso este estudo, ainda em andamento, tem por objetivo, analisar as práticas pedagógicas e a formação dos professores que atuam nessa modalidade, bem como os impactos causados no processo de aprendizagem desses alunos. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa e como estratégia de investigação e coleta de dados a aplicação de questionários aos alunos que estudam nessa modalidade e a realização de um grupo focal, com a participação de professores e a secretária de educação. A pesquisa está sendo realizada em uma cidade do interior do Piauí, nas escolas da rede pública que ofertam essa modalidade. Os dados serão analisados a partir das seguintes categorias: a) Quanto à formação de professores, b) Percalços e obstáculos causados no processo de aprendizagem desses alunos, e c) Fatores que levam ao abandono dos estudos. Os resultados ainda incipientes, apontam a necessidade de uma formação específica de professores para atuação nessa modalidade e um maior engajamento das políticas públicas educacionais que garantam o acesso e permanência desses alunos nessa modalidade de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.