Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113226
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6229
    "inscrito_id" => 14917
    "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Língua Portuguesa deve ser articulado a partir de quatro eixos: oralidade, leitura, produção de textos e análise linguística/semiótica. Ademais, vale ressaltar que cada um dos eixos deve ser abordado na perspectiva dos gêneros textuais, como propõem a BNCC e os PCNs. Nesse sentido, este artigo objetiva apresentar uma proposta de sequência didática, a qual foi fundamentada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a fim de promover a aprendizagem do gênero entrevista, em turmas do Ensino Médio. Para a viabilização deste estudo, foi realizado, previamente, um levantamento bibliográfico acerca do ensino de Língua Portuguesa pautado no texto, além de abordar a SD como recurso pedagógico na sala de aula. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram descritas todas as etapas da SD, com o intuito de possibilitar ao leitor uma melhor maneira de compreensão sobre as atividades sugeridas. No que se refere aos resultados, fica evidenciado que a sequência didática contribui significativamente para a aprendizagem dos gêneros textuais, uma vez que, conforme explicitam os autores supracitados, a finalidade dessa metodologia consiste em ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14917_TB6229_28052024193407.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY ALBERTO MENESES BRILHANTE"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY"
    "autor_email" => "weslleyalberto18@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113226
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6229
    "inscrito_id" => 14917
    "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Língua Portuguesa deve ser articulado a partir de quatro eixos: oralidade, leitura, produção de textos e análise linguística/semiótica. Ademais, vale ressaltar que cada um dos eixos deve ser abordado na perspectiva dos gêneros textuais, como propõem a BNCC e os PCNs. Nesse sentido, este artigo objetiva apresentar uma proposta de sequência didática, a qual foi fundamentada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a fim de promover a aprendizagem do gênero entrevista, em turmas do Ensino Médio. Para a viabilização deste estudo, foi realizado, previamente, um levantamento bibliográfico acerca do ensino de Língua Portuguesa pautado no texto, além de abordar a SD como recurso pedagógico na sala de aula. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram descritas todas as etapas da SD, com o intuito de possibilitar ao leitor uma melhor maneira de compreensão sobre as atividades sugeridas. No que se refere aos resultados, fica evidenciado que a sequência didática contribui significativamente para a aprendizagem dos gêneros textuais, uma vez que, conforme explicitam os autores supracitados, a finalidade dessa metodologia consiste em ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14917_TB6229_28052024193407.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY ALBERTO MENESES BRILHANTE"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY"
    "autor_email" => "weslleyalberto18@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Língua Portuguesa deve ser articulado a partir de quatro eixos: oralidade, leitura, produção de textos e análise linguística/semiótica. Ademais, vale ressaltar que cada um dos eixos deve ser abordado na perspectiva dos gêneros textuais, como propõem a BNCC e os PCNs. Nesse sentido, este artigo objetiva apresentar uma proposta de sequência didática, a qual foi fundamentada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a fim de promover a aprendizagem do gênero entrevista, em turmas do Ensino Médio. Para a viabilização deste estudo, foi realizado, previamente, um levantamento bibliográfico acerca do ensino de Língua Portuguesa pautado no texto, além de abordar a SD como recurso pedagógico na sala de aula. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram descritas todas as etapas da SD, com o intuito de possibilitar ao leitor uma melhor maneira de compreensão sobre as atividades sugeridas. No que se refere aos resultados, fica evidenciado que a sequência didática contribui significativamente para a aprendizagem dos gêneros textuais, uma vez que, conforme explicitam os autores supracitados, a finalidade dessa metodologia consiste em ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.