Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE DA DISCIPLINA PROJETO EXTENSIONISTA COM ÊNFASE NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Extensão na Educação Superior Brasileira é parte integrante da formação do Bacharelado em Psicologia, conforme a Resolução MEC nº 07/2018. Desse modo, passou a integrar a matriz curricular e a organização da pesquisa, promovendo a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade. A disciplina Projeto Extensionista I, com ênfase nos processos educacionais, teve o intuito de conectar os diferentes aspectos da educação, desde os valores até as habilidades emocionais e sociais, visando a promoção de uma experiência educacional integral a todos os envolvidos. O objetivo da disciplina foi conduzir à reflexão crítica e sensível do papel da Psicologia na sociedade, especificamente na comunidade escolar. Por isso, proporcionou a construção de práticas interventivas no campo da educação, para que os discentes assimilassem e praticassem os conteúdos teórico-práticos a partir de uma perspectiva extensionista. A disciplina foi organizada em três unidades: na primeira unidade, foram abordadas a compreensão da prática da extensão educacional, bem como métodos de pesquisa em Psicologia, especificamente a observação e a entrevista, com o intuito de realizar um mapeamento institucional. Nesse seguimento, na segunda unidade, os alunos realizaram atividades práticas, fazendo visitas institucionais. Os estudantes foram divididos em seis grupos e escolheram instituições públicas e privadas na cidade de Limoeiro do Norte – Ceará. Cada grupo escolheu uma demanda para trabalhar nas escolas, como, por exemplo, educação em valores na infância, aprimoramento das habilidades sociais, entre outros. Os alunos também realizaram pesquisas bibliográficas, realizando fichamentos teóricos com o intuito de auxiliar na elaboração das práticas interventivas (oficinas, dinâmicas, palestras). Por fim, elaboraram um material devolutivo para a escola, em formato de cartilha informativa. Assim, pôde-se observar que os estudantes conseguiram apreender conceitos teóricos de forma prática, participando e aplicando os conteúdos na sociedade.

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