Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PERCORRIDOS POR TODO EDUCADOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110006
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1598
    "inscrito_id" => 2636
    "titulo" => "PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PERCORRIDOS POR TODO EDUCADOR"
    "resumo" => "No presente ensaio, propomos uma reflexão sobre a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental. O referido trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do processo de formação docente e suas peculiaridades durante as rupturas decorrentes na profissão do magistério. Nossa pesquisa está classificada numa abordagem bibliográfica e qualitativa; refletimos sobre a formação docente enquanto mediadora de procedimentos contemporâneos capazes de alavancar o trabalho pedagógico nos diferentes espaços educacionais. Nossas reflexões estão fundamentadas nos autores: Paulo Freire(1996) Selma Garrido Pimenta(2008), Maria Socorro Lucena Lima(2012). Acreditamos que a formação docente acontece ininterruptamente, onde o professor aprende ensinando e ensina aprendendo nos difentes contextos educacionais que ocupam durante a atuação de seu profissionalismo. Compreendemos que o elo integrativo entre teoria e prática são indissociáveis, estes são partes integrantes do desenvolvimento formativo e práxis do educador; portanto, nossa intencionalidade nessa produção foi refletir sobre o processo de formação docente e suas ramificaçãoes durante os caminhos percorrido em prol de uma educação de excelência. Acreditamos que a reflexão sobre as experiências docentes vivenciada no ambiente escolar é de grande relevância para a formação pedagógica dos futuros professores que atuarão de forma significativa no ambiente da sala de aula a árvore; a formação docente abordada neste artigo contribuirá de forma significativa a todos os profissionais que adotarão o magistério como profissão. Entendermos a educação enquanto prática social historicamente, onde tecer reflexões se faz necessário, pois, contribuem para as descobertas e aprimoramentos das práticas docentes durante o processo de ensino-aprendizagem"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2636_TB1598_27102024181536.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "EDMILSON CHAVES"
    "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110006
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1598
    "inscrito_id" => 2636
    "titulo" => "PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PERCORRIDOS POR TODO EDUCADOR"
    "resumo" => "No presente ensaio, propomos uma reflexão sobre a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental. O referido trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do processo de formação docente e suas peculiaridades durante as rupturas decorrentes na profissão do magistério. Nossa pesquisa está classificada numa abordagem bibliográfica e qualitativa; refletimos sobre a formação docente enquanto mediadora de procedimentos contemporâneos capazes de alavancar o trabalho pedagógico nos diferentes espaços educacionais. Nossas reflexões estão fundamentadas nos autores: Paulo Freire(1996) Selma Garrido Pimenta(2008), Maria Socorro Lucena Lima(2012). Acreditamos que a formação docente acontece ininterruptamente, onde o professor aprende ensinando e ensina aprendendo nos difentes contextos educacionais que ocupam durante a atuação de seu profissionalismo. Compreendemos que o elo integrativo entre teoria e prática são indissociáveis, estes são partes integrantes do desenvolvimento formativo e práxis do educador; portanto, nossa intencionalidade nessa produção foi refletir sobre o processo de formação docente e suas ramificaçãoes durante os caminhos percorrido em prol de uma educação de excelência. Acreditamos que a reflexão sobre as experiências docentes vivenciada no ambiente escolar é de grande relevância para a formação pedagógica dos futuros professores que atuarão de forma significativa no ambiente da sala de aula a árvore; a formação docente abordada neste artigo contribuirá de forma significativa a todos os profissionais que adotarão o magistério como profissão. Entendermos a educação enquanto prática social historicamente, onde tecer reflexões se faz necessário, pois, contribuem para as descobertas e aprimoramentos das práticas docentes durante o processo de ensino-aprendizagem"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2636_TB1598_27102024181536.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMILSON RODRIGUES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "EDMILSON CHAVES"
    "autor_email" => "edmilsonchavespedagogo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No presente ensaio, propomos uma reflexão sobre a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental. O referido trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do processo de formação docente e suas peculiaridades durante as rupturas decorrentes na profissão do magistério. Nossa pesquisa está classificada numa abordagem bibliográfica e qualitativa; refletimos sobre a formação docente enquanto mediadora de procedimentos contemporâneos capazes de alavancar o trabalho pedagógico nos diferentes espaços educacionais. Nossas reflexões estão fundamentadas nos autores: Paulo Freire(1996) Selma Garrido Pimenta(2008), Maria Socorro Lucena Lima(2012). Acreditamos que a formação docente acontece ininterruptamente, onde o professor aprende ensinando e ensina aprendendo nos difentes contextos educacionais que ocupam durante a atuação de seu profissionalismo. Compreendemos que o elo integrativo entre teoria e prática são indissociáveis, estes são partes integrantes do desenvolvimento formativo e práxis do educador; portanto, nossa intencionalidade nessa produção foi refletir sobre o processo de formação docente e suas ramificaçãoes durante os caminhos percorrido em prol de uma educação de excelência. Acreditamos que a reflexão sobre as experiências docentes vivenciada no ambiente escolar é de grande relevância para a formação pedagógica dos futuros professores que atuarão de forma significativa no ambiente da sala de aula a árvore; a formação docente abordada neste artigo contribuirá de forma significativa a todos os profissionais que adotarão o magistério como profissão. Entendermos a educação enquanto prática social historicamente, onde tecer reflexões se faz necessário, pois, contribuem para as descobertas e aprimoramentos das práticas docentes durante o processo de ensino-aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.