Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÃNCIA DO LÚDICA PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109979
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1558
    "inscrito_id" => 4749
    "titulo" => "A IMPORTÃNCIA DO LÚDICA PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho visa o desenvolvimento da leitura, a importância do lúdico na educação fundamental, do 1º ao 5º ano. Este estudo foi realizado em uma escola municipal de um bairro periférico de Salinópolis, Pará. A metodologia pedagógica concebem um ambiente saudável e confortável para estimular o aluno na construção do seu próprio conhecimento através da criação e manipulação dos jogos. Este estudo é classificado como uma pesquisa qualitativa, compreendendo aspectos subjetivos da realidade em que o estudante está inserido. As atividades lúdicas aplicadas foram: teatro; bingo com sílabas; ficha de leitura; forma geométrica; quebra cabeça; desafio “escapa buraco”; jogos de memória. A pesquisa norteadora deste estudo foi: De que forma o lúdico para o aprendizado no ensino fundamental em um bairro periférico? Verificou-se que o lúdico pode ser trabalhado em sala de aula e identificou-se sua relevância para a aprendizagem. A partir da análise dos resultados foi possível perceber que nos contextos escolares, diversas situações são evidenciadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que o presente estudo venha colaborar no trabalho pedagógico de professores, no fortalecimento do aprendizado. Esta pesquisa deve servir como um ponto de partida para outros trabalhos, que terão como instrumento de imediações o lúdico, para que o processo de aprendizagem tenha os seus reais objetivos alcançados no crescimento do discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4749_TB1558_21102024131439.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RUTH DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA RUTH"
    "autor_email" => "anaruth201010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109979
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1558
    "inscrito_id" => 4749
    "titulo" => "A IMPORTÃNCIA DO LÚDICA PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "RESUMO Este trabalho visa o desenvolvimento da leitura, a importância do lúdico na educação fundamental, do 1º ao 5º ano. Este estudo foi realizado em uma escola municipal de um bairro periférico de Salinópolis, Pará. A metodologia pedagógica concebem um ambiente saudável e confortável para estimular o aluno na construção do seu próprio conhecimento através da criação e manipulação dos jogos. Este estudo é classificado como uma pesquisa qualitativa, compreendendo aspectos subjetivos da realidade em que o estudante está inserido. As atividades lúdicas aplicadas foram: teatro; bingo com sílabas; ficha de leitura; forma geométrica; quebra cabeça; desafio “escapa buraco”; jogos de memória. A pesquisa norteadora deste estudo foi: De que forma o lúdico para o aprendizado no ensino fundamental em um bairro periférico? Verificou-se que o lúdico pode ser trabalhado em sala de aula e identificou-se sua relevância para a aprendizagem. A partir da análise dos resultados foi possível perceber que nos contextos escolares, diversas situações são evidenciadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que o presente estudo venha colaborar no trabalho pedagógico de professores, no fortalecimento do aprendizado. Esta pesquisa deve servir como um ponto de partida para outros trabalhos, que terão como instrumento de imediações o lúdico, para que o processo de aprendizagem tenha os seus reais objetivos alcançados no crescimento do discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4749_TB1558_21102024131439.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RUTH DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA RUTH"
    "autor_email" => "anaruth201010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Este trabalho visa o desenvolvimento da leitura, a importância do lúdico na educação fundamental, do 1º ao 5º ano. Este estudo foi realizado em uma escola municipal de um bairro periférico de Salinópolis, Pará. A metodologia pedagógica concebem um ambiente saudável e confortável para estimular o aluno na construção do seu próprio conhecimento através da criação e manipulação dos jogos. Este estudo é classificado como uma pesquisa qualitativa, compreendendo aspectos subjetivos da realidade em que o estudante está inserido. As atividades lúdicas aplicadas foram: teatro; bingo com sílabas; ficha de leitura; forma geométrica; quebra cabeça; desafio “escapa buraco”; jogos de memória. A pesquisa norteadora deste estudo foi: De que forma o lúdico para o aprendizado no ensino fundamental em um bairro periférico? Verificou-se que o lúdico pode ser trabalhado em sala de aula e identificou-se sua relevância para a aprendizagem. A partir da análise dos resultados foi possível perceber que nos contextos escolares, diversas situações são evidenciadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que o presente estudo venha colaborar no trabalho pedagógico de professores, no fortalecimento do aprendizado. Esta pesquisa deve servir como um ponto de partida para outros trabalhos, que terão como instrumento de imediações o lúdico, para que o processo de aprendizagem tenha os seus reais objetivos alcançados no crescimento do discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.