Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTILOS PARENTAIS E DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113665
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6849
    "inscrito_id" => 17623
    "titulo" => "ESTILOS PARENTAIS E DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA"
    "resumo" => "O desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes tem recebido cada vez mais atenção da Psicologia e da Educação. Considerando a importância de compreender esse desenvolvimento e seus desdobramentos no campo educacional, um dos aspectos que merece atenção é a compreensão de como as relações familiares impactam no desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. Nesse sentido, objetivo deste trabalho foi verificar como os estudos têm analisado a relação entre os estilos de socialização parental e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. Para tanto, foi feita uma revisão integrativa da literatura, através de buscas na base de dados Periódicos Capes, a partir dos descritores estilos parentais “AND” regulação emocional, e estilos parentais “AND” desenvolvimento emocional. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados seis artigos publicados no período de 2004 a 2024. Os resultados da revisão indicaram uma maior relação entre os padrões comportamentais positivos, presentes no estilo parental autoritativo, e o desenvolvimento emocional saudável, em comparação aos estilos indulgente, autoritário e negligente. Destaca-se a discussão sobre o estilo autoritário, que pode ser apontado como um fator protetivo em contextos de maior vulnerabilidade, em detrimento do estilo indulgente e negligente. Os estudos também apontam para a importância de considerar os aspectos individuais como o temperamento e a personalidade do indivíduo. Salienta-se a identificação de um conjunto de trabalhos de psicoeducação emocional com os pais e o papel essencial destes como correguladores em situações de desajuste emocional dos filhos. Por fim, as implicações da relação entre socialização parental e desenvolvimento emocional no contexto educacional são discutidas no trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17623_TB6849_04102024191602.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GABRIELA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriela"
    "autor_email" => "maria.ferreira.pc2020@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113665
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6849
    "inscrito_id" => 17623
    "titulo" => "ESTILOS PARENTAIS E DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA"
    "resumo" => "O desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes tem recebido cada vez mais atenção da Psicologia e da Educação. Considerando a importância de compreender esse desenvolvimento e seus desdobramentos no campo educacional, um dos aspectos que merece atenção é a compreensão de como as relações familiares impactam no desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. Nesse sentido, objetivo deste trabalho foi verificar como os estudos têm analisado a relação entre os estilos de socialização parental e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. Para tanto, foi feita uma revisão integrativa da literatura, através de buscas na base de dados Periódicos Capes, a partir dos descritores estilos parentais “AND” regulação emocional, e estilos parentais “AND” desenvolvimento emocional. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados seis artigos publicados no período de 2004 a 2024. Os resultados da revisão indicaram uma maior relação entre os padrões comportamentais positivos, presentes no estilo parental autoritativo, e o desenvolvimento emocional saudável, em comparação aos estilos indulgente, autoritário e negligente. Destaca-se a discussão sobre o estilo autoritário, que pode ser apontado como um fator protetivo em contextos de maior vulnerabilidade, em detrimento do estilo indulgente e negligente. Os estudos também apontam para a importância de considerar os aspectos individuais como o temperamento e a personalidade do indivíduo. Salienta-se a identificação de um conjunto de trabalhos de psicoeducação emocional com os pais e o papel essencial destes como correguladores em situações de desajuste emocional dos filhos. Por fim, as implicações da relação entre socialização parental e desenvolvimento emocional no contexto educacional são discutidas no trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17623_TB6849_04102024191602.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GABRIELA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriela"
    "autor_email" => "maria.ferreira.pc2020@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes tem recebido cada vez mais atenção da Psicologia e da Educação. Considerando a importância de compreender esse desenvolvimento e seus desdobramentos no campo educacional, um dos aspectos que merece atenção é a compreensão de como as relações familiares impactam no desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. Nesse sentido, objetivo deste trabalho foi verificar como os estudos têm analisado a relação entre os estilos de socialização parental e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. Para tanto, foi feita uma revisão integrativa da literatura, através de buscas na base de dados Periódicos Capes, a partir dos descritores estilos parentais “AND” regulação emocional, e estilos parentais “AND” desenvolvimento emocional. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados seis artigos publicados no período de 2004 a 2024. Os resultados da revisão indicaram uma maior relação entre os padrões comportamentais positivos, presentes no estilo parental autoritativo, e o desenvolvimento emocional saudável, em comparação aos estilos indulgente, autoritário e negligente. Destaca-se a discussão sobre o estilo autoritário, que pode ser apontado como um fator protetivo em contextos de maior vulnerabilidade, em detrimento do estilo indulgente e negligente. Os estudos também apontam para a importância de considerar os aspectos individuais como o temperamento e a personalidade do indivíduo. Salienta-se a identificação de um conjunto de trabalhos de psicoeducação emocional com os pais e o papel essencial destes como correguladores em situações de desajuste emocional dos filhos. Por fim, as implicações da relação entre socialização parental e desenvolvimento emocional no contexto educacional são discutidas no trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.