Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO – IPU/CE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114679
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8292
    "inscrito_id" => 20567
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO – IPU/CE"
    "resumo" => "O presente trabalho investiga a necessidade da integração entre escola e família para a boa eficácia do processo educacional. Para isso, é necessário demonstrar a importância do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT, adaptado do modelo português para o Ceará, e inicialmente implantado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPS). Posteriormente, expandido para escolas regulares, o projeto introduz o papel do Diretor de Turma (DT), que atua diretamente com os alunos para lidar com questões emocionais e comportamentais, além de facilitar a comunicação com as famílias. A pesquisa foi desenvolvida objetivando investigar a integração desses sujeitos (escola, família e discentes) intermediado por meio de um professor que fica responsável por cada turma, que é o Diretor de Turma, para tanto, foi necessário avaliar de perto o papel desse professor, que é figura tão importante desse projeto. Para compreender como está se efetivando o PPDT no ambiente escolar, realizou-se um aprofundamento no referencial teórico acerca do tema explanado e uma pesquisa qualitativa na EEEP Antônio Tarcísio Aragão com professores e alunos. Diante disso, verificou-se que o PPDT contribui positivamente para o desenvolvimento emocional e para a integração escola-família, embora ainda haja áreas para aprimoramento, como a redução de processos burocráticos e o aumento do tempo dedicado ao acompanhamento dos alunos. As análises permitiram à seguinte conclusão: o projeto demonstra ser uma ferramenta eficaz na formação de alunos críticos e atuantes, evidenciando a importância da colaboração entre escola e família para o sucesso educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20567_TB8292_06082024181426.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE CUNHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gabrielle Cunha"
    "autor_email" => "gabriellecs21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114679
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8292
    "inscrito_id" => 20567
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO – IPU/CE"
    "resumo" => "O presente trabalho investiga a necessidade da integração entre escola e família para a boa eficácia do processo educacional. Para isso, é necessário demonstrar a importância do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT, adaptado do modelo português para o Ceará, e inicialmente implantado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPS). Posteriormente, expandido para escolas regulares, o projeto introduz o papel do Diretor de Turma (DT), que atua diretamente com os alunos para lidar com questões emocionais e comportamentais, além de facilitar a comunicação com as famílias. A pesquisa foi desenvolvida objetivando investigar a integração desses sujeitos (escola, família e discentes) intermediado por meio de um professor que fica responsável por cada turma, que é o Diretor de Turma, para tanto, foi necessário avaliar de perto o papel desse professor, que é figura tão importante desse projeto. Para compreender como está se efetivando o PPDT no ambiente escolar, realizou-se um aprofundamento no referencial teórico acerca do tema explanado e uma pesquisa qualitativa na EEEP Antônio Tarcísio Aragão com professores e alunos. Diante disso, verificou-se que o PPDT contribui positivamente para o desenvolvimento emocional e para a integração escola-família, embora ainda haja áreas para aprimoramento, como a redução de processos burocráticos e o aumento do tempo dedicado ao acompanhamento dos alunos. As análises permitiram à seguinte conclusão: o projeto demonstra ser uma ferramenta eficaz na formação de alunos críticos e atuantes, evidenciando a importância da colaboração entre escola e família para o sucesso educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID20567_TB8292_06082024181426.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE CUNHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gabrielle Cunha"
    "autor_email" => "gabriellecs21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho investiga a necessidade da integração entre escola e família para a boa eficácia do processo educacional. Para isso, é necessário demonstrar a importância do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT, adaptado do modelo português para o Ceará, e inicialmente implantado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPS). Posteriormente, expandido para escolas regulares, o projeto introduz o papel do Diretor de Turma (DT), que atua diretamente com os alunos para lidar com questões emocionais e comportamentais, além de facilitar a comunicação com as famílias. A pesquisa foi desenvolvida objetivando investigar a integração desses sujeitos (escola, família e discentes) intermediado por meio de um professor que fica responsável por cada turma, que é o Diretor de Turma, para tanto, foi necessário avaliar de perto o papel desse professor, que é figura tão importante desse projeto. Para compreender como está se efetivando o PPDT no ambiente escolar, realizou-se um aprofundamento no referencial teórico acerca do tema explanado e uma pesquisa qualitativa na EEEP Antônio Tarcísio Aragão com professores e alunos. Diante disso, verificou-se que o PPDT contribui positivamente para o desenvolvimento emocional e para a integração escola-família, embora ainda haja áreas para aprimoramento, como a redução de processos burocráticos e o aumento do tempo dedicado ao acompanhamento dos alunos. As análises permitiram à seguinte conclusão: o projeto demonstra ser uma ferramenta eficaz na formação de alunos críticos e atuantes, evidenciando a importância da colaboração entre escola e família para o sucesso educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.