Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112980
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5827
    "inscrito_id" => 10677
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A formação de professores precisa estar atrelada a uma vivência concreta de como funciona a prática em sala de aula para ser realizada de maneira plenamente exitosa. O presente relato discorre sobre as experiências vivenciadas no processo de Residência Pedagógica, a partir do contato dos discentes com o cantinho da leitura e a leitura deleite no terceiro ano de uma escola pública municipal, localizada na periferia da cidade de Recife, em Pernambuco. Os estudantes participantes desse programa viveram um processo imersivo no ciclo básico de alfabetização e letramento através de planejamentos, da execução e do acompanhamento dos discentes. A metodologia usada durante a residência foi a observação participante, enfatizando a perspectiva etnográfica. O estudo fundamenta-se em autoras como Petit (2008), Ferreira, Rosa e Teles (2012) e Soares (2020) que discutem a importância da leitura no processo de formação crítica individual e coletiva dos alunos. Nessa análise, torna-se nítida a evolução que os discentes construíram durante todo o ano letivo, tendo inserções diretas na rotina que incentivaram a leitura e como esse espaço foi importante para o encorajamento e atração desses indivíduos para o ato de ler. Nesse cenário, essa experiência foi fundamental para a articulação da teoria acadêmica com a prática vivenciada em sala de aula, enriquecendo significativamente a formação dos futuros pedagogos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10677_TB5827_28102024233302.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA COSTA MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "Vitória M."
    "autor_email" => "vitoria.magalhaes@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112980
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5827
    "inscrito_id" => 10677
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A formação de professores precisa estar atrelada a uma vivência concreta de como funciona a prática em sala de aula para ser realizada de maneira plenamente exitosa. O presente relato discorre sobre as experiências vivenciadas no processo de Residência Pedagógica, a partir do contato dos discentes com o cantinho da leitura e a leitura deleite no terceiro ano de uma escola pública municipal, localizada na periferia da cidade de Recife, em Pernambuco. Os estudantes participantes desse programa viveram um processo imersivo no ciclo básico de alfabetização e letramento através de planejamentos, da execução e do acompanhamento dos discentes. A metodologia usada durante a residência foi a observação participante, enfatizando a perspectiva etnográfica. O estudo fundamenta-se em autoras como Petit (2008), Ferreira, Rosa e Teles (2012) e Soares (2020) que discutem a importância da leitura no processo de formação crítica individual e coletiva dos alunos. Nessa análise, torna-se nítida a evolução que os discentes construíram durante todo o ano letivo, tendo inserções diretas na rotina que incentivaram a leitura e como esse espaço foi importante para o encorajamento e atração desses indivíduos para o ato de ler. Nesse cenário, essa experiência foi fundamental para a articulação da teoria acadêmica com a prática vivenciada em sala de aula, enriquecendo significativamente a formação dos futuros pedagogos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10677_TB5827_28102024233302.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA COSTA MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "Vitória M."
    "autor_email" => "vitoria.magalhaes@ufpe.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A formação de professores precisa estar atrelada a uma vivência concreta de como funciona a prática em sala de aula para ser realizada de maneira plenamente exitosa. O presente relato discorre sobre as experiências vivenciadas no processo de Residência Pedagógica, a partir do contato dos discentes com o cantinho da leitura e a leitura deleite no terceiro ano de uma escola pública municipal, localizada na periferia da cidade de Recife, em Pernambuco. Os estudantes participantes desse programa viveram um processo imersivo no ciclo básico de alfabetização e letramento através de planejamentos, da execução e do acompanhamento dos discentes. A metodologia usada durante a residência foi a observação participante, enfatizando a perspectiva etnográfica. O estudo fundamenta-se em autoras como Petit (2008), Ferreira, Rosa e Teles (2012) e Soares (2020) que discutem a importância da leitura no processo de formação crítica individual e coletiva dos alunos. Nessa análise, torna-se nítida a evolução que os discentes construíram durante todo o ano letivo, tendo inserções diretas na rotina que incentivaram a leitura e como esse espaço foi importante para o encorajamento e atração desses indivíduos para o ato de ler. Nesse cenário, essa experiência foi fundamental para a articulação da teoria acadêmica com a prática vivenciada em sala de aula, enriquecendo significativamente a formação dos futuros pedagogos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.