Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOLOGIA EM HOGWARTS: DA MAGIA À CIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111004
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2998
    "inscrito_id" => 9929
    "titulo" => "BIOLOGIA EM HOGWARTS: DA MAGIA À CIÊNCIA"
    "resumo" => "No ambiente escolar, é evidente que muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender alguns conceitos biológicos. Isso ocorre, frequentemente, devido à distância desses temas em relação às suas experiências cotidianas, o que prejudica sua capacidade de aprendizado e leva à memorização superficial dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho “Biologia em Hogwarts: da magia à Ciência”, foi desenvolvido na turma do 2º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor José Bento, em Santa Helena-PB, e teve como objetivo principal explorar conteúdos biológicos, relacionando-os com o mundo mágico de Harry Potter como um recurso didático e lúdico no ensino de Biologia, fundamentada nos princípios da educação científica, da metodologia ativa e inovadora, aprendizagem significativa, contextualização do ensino e ensino lúdico. Diversos temas da Biologia podem ser explorados nas aulas, tendo como referência a saga Harry Potter, entre eles: morfologia e taxonomia de plantas e animais, a história da Ciência, a hereditariedade e a astronomia. Entre as ações, foram realizadas oficinas, jogos didáticos, exibição de trechos dos filmes e vídeos, trabalhos em grupo, leitura de textos científicos, indicação e leitura de livros e oficinas temáticas com desafios a serem realizados pelas equipes inspirados na “Competição das Casas” que acontece na referida saga. A avaliação se deu de forma qualitativa e processual, levando em consideração a participação ativa dos estudantes na realização das atividades. Os resultados foram satisfatórios e desde o início percebeu-se o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes em participar dos encontros. Por se tratar de um universo atrativo para os adolescentes, as aulas se tornaram mais prazerosas e enriquecedoras, facilitando a aprendizagem de conteúdos teoricamente difíceis. os alunos passaram a enxergar a literatura de Harry Potter com outros olhos, e viram que lá, além da magia, há também muita Ciência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9929_TB2998_27102024173622.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEAN FERREIRA DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "GEAN"
    "autor_email" => "geanferreira72@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111004
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2998
    "inscrito_id" => 9929
    "titulo" => "BIOLOGIA EM HOGWARTS: DA MAGIA À CIÊNCIA"
    "resumo" => "No ambiente escolar, é evidente que muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender alguns conceitos biológicos. Isso ocorre, frequentemente, devido à distância desses temas em relação às suas experiências cotidianas, o que prejudica sua capacidade de aprendizado e leva à memorização superficial dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho “Biologia em Hogwarts: da magia à Ciência”, foi desenvolvido na turma do 2º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor José Bento, em Santa Helena-PB, e teve como objetivo principal explorar conteúdos biológicos, relacionando-os com o mundo mágico de Harry Potter como um recurso didático e lúdico no ensino de Biologia, fundamentada nos princípios da educação científica, da metodologia ativa e inovadora, aprendizagem significativa, contextualização do ensino e ensino lúdico. Diversos temas da Biologia podem ser explorados nas aulas, tendo como referência a saga Harry Potter, entre eles: morfologia e taxonomia de plantas e animais, a história da Ciência, a hereditariedade e a astronomia. Entre as ações, foram realizadas oficinas, jogos didáticos, exibição de trechos dos filmes e vídeos, trabalhos em grupo, leitura de textos científicos, indicação e leitura de livros e oficinas temáticas com desafios a serem realizados pelas equipes inspirados na “Competição das Casas” que acontece na referida saga. A avaliação se deu de forma qualitativa e processual, levando em consideração a participação ativa dos estudantes na realização das atividades. Os resultados foram satisfatórios e desde o início percebeu-se o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes em participar dos encontros. Por se tratar de um universo atrativo para os adolescentes, as aulas se tornaram mais prazerosas e enriquecedoras, facilitando a aprendizagem de conteúdos teoricamente difíceis. os alunos passaram a enxergar a literatura de Harry Potter com outros olhos, e viram que lá, além da magia, há também muita Ciência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9929_TB2998_27102024173622.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEAN FERREIRA DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "GEAN"
    "autor_email" => "geanferreira72@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No ambiente escolar, é evidente que muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender alguns conceitos biológicos. Isso ocorre, frequentemente, devido à distância desses temas em relação às suas experiências cotidianas, o que prejudica sua capacidade de aprendizado e leva à memorização superficial dos conteúdos. Diante disso, o presente trabalho “Biologia em Hogwarts: da magia à Ciência”, foi desenvolvido na turma do 2º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor José Bento, em Santa Helena-PB, e teve como objetivo principal explorar conteúdos biológicos, relacionando-os com o mundo mágico de Harry Potter como um recurso didático e lúdico no ensino de Biologia, fundamentada nos princípios da educação científica, da metodologia ativa e inovadora, aprendizagem significativa, contextualização do ensino e ensino lúdico. Diversos temas da Biologia podem ser explorados nas aulas, tendo como referência a saga Harry Potter, entre eles: morfologia e taxonomia de plantas e animais, a história da Ciência, a hereditariedade e a astronomia. Entre as ações, foram realizadas oficinas, jogos didáticos, exibição de trechos dos filmes e vídeos, trabalhos em grupo, leitura de textos científicos, indicação e leitura de livros e oficinas temáticas com desafios a serem realizados pelas equipes inspirados na “Competição das Casas” que acontece na referida saga. A avaliação se deu de forma qualitativa e processual, levando em consideração a participação ativa dos estudantes na realização das atividades. Os resultados foram satisfatórios e desde o início percebeu-se o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes em participar dos encontros. Por se tratar de um universo atrativo para os adolescentes, as aulas se tornaram mais prazerosas e enriquecedoras, facilitando a aprendizagem de conteúdos teoricamente difíceis. os alunos passaram a enxergar a literatura de Harry Potter com outros olhos, e viram que lá, além da magia, há também muita Ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.