Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM LEVANTAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112925
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5750
    "inscrito_id" => 15004
    "titulo" => "O USO RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM LEVANTAMENTO"
    "resumo" => "A educação ambiental é uma temática importante para se trabalhar no âmbito educacional, visando a sensibilização da comunidade e promover ações e práticas mais sustentáveis. Assim, para auxiliar na assimilação de conhecimentos sobre essa temática e desenvolver atividades mais atraentes, podem ser utilizados recursos didáticos. Estes materiais podem promover uma melhor interação da teoria e prática e, consequentemente, o aprendizado. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre a utilização de recursos didáticos abordando a temática educação ambiental, bem como identificar os mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho foi constituído por uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados nos Anais do CONEDU nos anos de 2020 a 2023, sendo a busca por meio das palavras--chave: “Educação Ambiental”, “Ensino de Ciências”, “Sustentabilidade” e “Recurso Didático”. Observou-se que os recursos didáticos foram aplicados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos participassem ativamente do processo de construção de conhecimento. Destacam-se ainda, os principais recursos utilizados nos trabalhos: trilha ecológica, modelos didáticos e jogos. Os recursos didáticos utilizados no ensino da temática Educação Ambiental contribuiu para a compreensão dos conteúdos abordados, despertando o interesse dos alunos e mudanças de hábitos. Assim, conclui-se que a aplicação e utilização dos recursos no ambiente escolar promove o desenvolvimento social e ambiental dos estudantes, aprimorando suas habilidades para serem capazes de atuar com ações transformadoras voltadas para impasses na educação ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15004_TB5750_27102024233732.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN  PEDRO DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JUAN"
    "autor_email" => "juan.pedro@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112925
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5750
    "inscrito_id" => 15004
    "titulo" => "O USO RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM LEVANTAMENTO"
    "resumo" => "A educação ambiental é uma temática importante para se trabalhar no âmbito educacional, visando a sensibilização da comunidade e promover ações e práticas mais sustentáveis. Assim, para auxiliar na assimilação de conhecimentos sobre essa temática e desenvolver atividades mais atraentes, podem ser utilizados recursos didáticos. Estes materiais podem promover uma melhor interação da teoria e prática e, consequentemente, o aprendizado. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre a utilização de recursos didáticos abordando a temática educação ambiental, bem como identificar os mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho foi constituído por uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados nos Anais do CONEDU nos anos de 2020 a 2023, sendo a busca por meio das palavras--chave: “Educação Ambiental”, “Ensino de Ciências”, “Sustentabilidade” e “Recurso Didático”. Observou-se que os recursos didáticos foram aplicados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos participassem ativamente do processo de construção de conhecimento. Destacam-se ainda, os principais recursos utilizados nos trabalhos: trilha ecológica, modelos didáticos e jogos. Os recursos didáticos utilizados no ensino da temática Educação Ambiental contribuiu para a compreensão dos conteúdos abordados, despertando o interesse dos alunos e mudanças de hábitos. Assim, conclui-se que a aplicação e utilização dos recursos no ambiente escolar promove o desenvolvimento social e ambiental dos estudantes, aprimorando suas habilidades para serem capazes de atuar com ações transformadoras voltadas para impasses na educação ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15004_TB5750_27102024233732.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN  PEDRO DA SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JUAN"
    "autor_email" => "juan.pedro@discente.ufma.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação ambiental é uma temática importante para se trabalhar no âmbito educacional, visando a sensibilização da comunidade e promover ações e práticas mais sustentáveis. Assim, para auxiliar na assimilação de conhecimentos sobre essa temática e desenvolver atividades mais atraentes, podem ser utilizados recursos didáticos. Estes materiais podem promover uma melhor interação da teoria e prática e, consequentemente, o aprendizado. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre a utilização de recursos didáticos abordando a temática educação ambiental, bem como identificar os mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho foi constituído por uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados nos Anais do CONEDU nos anos de 2020 a 2023, sendo a busca por meio das palavras--chave: “Educação Ambiental”, “Ensino de Ciências”, “Sustentabilidade” e “Recurso Didático”. Observou-se que os recursos didáticos foram aplicados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos participassem ativamente do processo de construção de conhecimento. Destacam-se ainda, os principais recursos utilizados nos trabalhos: trilha ecológica, modelos didáticos e jogos. Os recursos didáticos utilizados no ensino da temática Educação Ambiental contribuiu para a compreensão dos conteúdos abordados, despertando o interesse dos alunos e mudanças de hábitos. Assim, conclui-se que a aplicação e utilização dos recursos no ambiente escolar promove o desenvolvimento social e ambiental dos estudantes, aprimorando suas habilidades para serem capazes de atuar com ações transformadoras voltadas para impasses na educação ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.