Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO E PARA A DIVERSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114159
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7515
    "inscrito_id" => 14488
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO E PARA A DIVERSIDADE"
    "resumo" => "A arte apresenta-se como uma ferramenta relevante no processo de educação das crianças. Este resumo traz um relato de experiência ancorado num projeto de intervenção por meio do uso da arte e insere-se no campo da educação infantil, numa abordagem qualitativa, na qual a aprendizagem das crianças está aliada à expressão artística, à inclusão e à diversidade. O desenvolvimento desse projeto teve como objetivo principal promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças, contribuindo para a inclusão social e para a diversidade por meio de práticas de arte numa instituição de educação infantil da rede municipal de Fortaleza. O ponto de partida oriunda-se do intercâmbio realizado pela professora-pesquisadora da rede pública de ensino do referido município, participante do Programa Professores sem Fronteiras, ocorrido em 2023, em Grenoble/França. Durante o intercâmbio, a docente teve a oportunidade de presenciar a inserção da arte e sua significativa contribuição na rotina educacional das crianças, bem como sua importância para inclusão e diversidade no âmbito sociocultural. Dessa maneira ampliou sua necessidade em pôr em prática vivências por meio de interações e brincadeiras voltadas para o trabalho com as artes e suas múltiplas linguagens. O aporte teórico é fundamentado nas diretrizes nacionais (BRASIL, 2009) e na proposta curricular do município (FORTALEZA, 2020), para a educação infantil e nos teóricos que destacam a importância da arte na infância (GÓES, 2023; HOLM, 2007; VIGOTSKY, 2009). Na metodologia teve a escuta das crianças, sequência didática, registros, culminância e avaliação. Os resultados apontaram para o desenvolvimento das múltiplas linguagens e a ampliação das experiências com a arte na rotina educacional das crianças com a fomentação das ações de inclusão e de diversidade dentro e fora da sala de referência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14488_TB7515_11062024000002.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA REGIANE SABINO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "REGIANE SABINO"
    "autor_email" => "regianesabinos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114159
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7515
    "inscrito_id" => 14488
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO E PARA A DIVERSIDADE"
    "resumo" => "A arte apresenta-se como uma ferramenta relevante no processo de educação das crianças. Este resumo traz um relato de experiência ancorado num projeto de intervenção por meio do uso da arte e insere-se no campo da educação infantil, numa abordagem qualitativa, na qual a aprendizagem das crianças está aliada à expressão artística, à inclusão e à diversidade. O desenvolvimento desse projeto teve como objetivo principal promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças, contribuindo para a inclusão social e para a diversidade por meio de práticas de arte numa instituição de educação infantil da rede municipal de Fortaleza. O ponto de partida oriunda-se do intercâmbio realizado pela professora-pesquisadora da rede pública de ensino do referido município, participante do Programa Professores sem Fronteiras, ocorrido em 2023, em Grenoble/França. Durante o intercâmbio, a docente teve a oportunidade de presenciar a inserção da arte e sua significativa contribuição na rotina educacional das crianças, bem como sua importância para inclusão e diversidade no âmbito sociocultural. Dessa maneira ampliou sua necessidade em pôr em prática vivências por meio de interações e brincadeiras voltadas para o trabalho com as artes e suas múltiplas linguagens. O aporte teórico é fundamentado nas diretrizes nacionais (BRASIL, 2009) e na proposta curricular do município (FORTALEZA, 2020), para a educação infantil e nos teóricos que destacam a importância da arte na infância (GÓES, 2023; HOLM, 2007; VIGOTSKY, 2009). Na metodologia teve a escuta das crianças, sequência didática, registros, culminância e avaliação. Os resultados apontaram para o desenvolvimento das múltiplas linguagens e a ampliação das experiências com a arte na rotina educacional das crianças com a fomentação das ações de inclusão e de diversidade dentro e fora da sala de referência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14488_TB7515_11062024000002.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA REGIANE SABINO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "REGIANE SABINO"
    "autor_email" => "regianesabinos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A arte apresenta-se como uma ferramenta relevante no processo de educação das crianças. Este resumo traz um relato de experiência ancorado num projeto de intervenção por meio do uso da arte e insere-se no campo da educação infantil, numa abordagem qualitativa, na qual a aprendizagem das crianças está aliada à expressão artística, à inclusão e à diversidade. O desenvolvimento desse projeto teve como objetivo principal promover o desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças, contribuindo para a inclusão social e para a diversidade por meio de práticas de arte numa instituição de educação infantil da rede municipal de Fortaleza. O ponto de partida oriunda-se do intercâmbio realizado pela professora-pesquisadora da rede pública de ensino do referido município, participante do Programa Professores sem Fronteiras, ocorrido em 2023, em Grenoble/França. Durante o intercâmbio, a docente teve a oportunidade de presenciar a inserção da arte e sua significativa contribuição na rotina educacional das crianças, bem como sua importância para inclusão e diversidade no âmbito sociocultural. Dessa maneira ampliou sua necessidade em pôr em prática vivências por meio de interações e brincadeiras voltadas para o trabalho com as artes e suas múltiplas linguagens. O aporte teórico é fundamentado nas diretrizes nacionais (BRASIL, 2009) e na proposta curricular do município (FORTALEZA, 2020), para a educação infantil e nos teóricos que destacam a importância da arte na infância (GÓES, 2023; HOLM, 2007; VIGOTSKY, 2009). Na metodologia teve a escuta das crianças, sequência didática, registros, culminância e avaliação. Os resultados apontaram para o desenvolvimento das múltiplas linguagens e a ampliação das experiências com a arte na rotina educacional das crianças com a fomentação das ações de inclusão e de diversidade dentro e fora da sala de referência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.