Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112880
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5690
    "inscrito_id" => 12784
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como fundamento mostrar a construção da didática do ensino de matemática por discentes da área da educação, através de materiais e atividades desenvolvidas por eles em sala de aula sobre a orientação de um docente, pela perspectiva da metodologia ativa de rotação por estações permitindo aos discentes serem mediadores do processo de ensino com a apresentação de um plano de aula criado e aplicado com alunos do ensino superior e da educação infantil, tendo como referencial teórico a resolução e formulação de problemas matemáticos com números decimais, frações e sistema monetário de acordo com o referencial teórico-metodológico George Polya. A construção dos materiais concretos com as dinâmicas em sala de aula, foram propostos por discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matéria e Linguagens (UFPA) em dois momentos, sendo o primeiro direcionado a turma do 5o semestre do mesmo curso com a exposição e aplicação de um tabuleiro de frações feito de materiais reutilizados, o uso do jogo da memória, um bingo, e a simulação de uma feira de vendas direcionada para a explicação do sistema monetário E o segundo momento, realizado numa prática docente com a submissão desses materiais didáticos como instrumentos pedagógicos para os alunos do 1o ao 5o do ensino fundamental I de uma escola estadual, localizada na Baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, em Belém, com intenção de expor os aprendizados e as práticas elaboradas sobre os temas propostos na realização dessa dinâmica a partir do conhecimento de mundo desses alunos, podendo assim haver uma troca de aprendizados com eles e instigar o conhecimento, e assim compreender a partir desta análise o processo de assimilação dos conteúdos da didática pedagógica elaborados pelos discentes e quais as dificuldades que esses alunos dos anos iniciais tiveram nessa estratégia de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12784_TB5690_23052024212501.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZANDRA LOURENÇO DE SOUZA ALEIXO"
    "autor_nome_curto" => "LIZANDRA"
    "autor_email" => "lizandra_lourenco@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112880
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5690
    "inscrito_id" => 12784
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como fundamento mostrar a construção da didática do ensino de matemática por discentes da área da educação, através de materiais e atividades desenvolvidas por eles em sala de aula sobre a orientação de um docente, pela perspectiva da metodologia ativa de rotação por estações permitindo aos discentes serem mediadores do processo de ensino com a apresentação de um plano de aula criado e aplicado com alunos do ensino superior e da educação infantil, tendo como referencial teórico a resolução e formulação de problemas matemáticos com números decimais, frações e sistema monetário de acordo com o referencial teórico-metodológico George Polya. A construção dos materiais concretos com as dinâmicas em sala de aula, foram propostos por discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matéria e Linguagens (UFPA) em dois momentos, sendo o primeiro direcionado a turma do 5o semestre do mesmo curso com a exposição e aplicação de um tabuleiro de frações feito de materiais reutilizados, o uso do jogo da memória, um bingo, e a simulação de uma feira de vendas direcionada para a explicação do sistema monetário E o segundo momento, realizado numa prática docente com a submissão desses materiais didáticos como instrumentos pedagógicos para os alunos do 1o ao 5o do ensino fundamental I de uma escola estadual, localizada na Baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, em Belém, com intenção de expor os aprendizados e as práticas elaboradas sobre os temas propostos na realização dessa dinâmica a partir do conhecimento de mundo desses alunos, podendo assim haver uma troca de aprendizados com eles e instigar o conhecimento, e assim compreender a partir desta análise o processo de assimilação dos conteúdos da didática pedagógica elaborados pelos discentes e quais as dificuldades que esses alunos dos anos iniciais tiveram nessa estratégia de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12784_TB5690_23052024212501.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZANDRA LOURENÇO DE SOUZA ALEIXO"
    "autor_nome_curto" => "LIZANDRA"
    "autor_email" => "lizandra_lourenco@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como fundamento mostrar a construção da didática do ensino de matemática por discentes da área da educação, através de materiais e atividades desenvolvidas por eles em sala de aula sobre a orientação de um docente, pela perspectiva da metodologia ativa de rotação por estações permitindo aos discentes serem mediadores do processo de ensino com a apresentação de um plano de aula criado e aplicado com alunos do ensino superior e da educação infantil, tendo como referencial teórico a resolução e formulação de problemas matemáticos com números decimais, frações e sistema monetário de acordo com o referencial teórico-metodológico George Polya. A construção dos materiais concretos com as dinâmicas em sala de aula, foram propostos por discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matéria e Linguagens (UFPA) em dois momentos, sendo o primeiro direcionado a turma do 5o semestre do mesmo curso com a exposição e aplicação de um tabuleiro de frações feito de materiais reutilizados, o uso do jogo da memória, um bingo, e a simulação de uma feira de vendas direcionada para a explicação do sistema monetário E o segundo momento, realizado numa prática docente com a submissão desses materiais didáticos como instrumentos pedagógicos para os alunos do 1o ao 5o do ensino fundamental I de uma escola estadual, localizada na Baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, em Belém, com intenção de expor os aprendizados e as práticas elaboradas sobre os temas propostos na realização dessa dinâmica a partir do conhecimento de mundo desses alunos, podendo assim haver uma troca de aprendizados com eles e instigar o conhecimento, e assim compreender a partir desta análise o processo de assimilação dos conteúdos da didática pedagógica elaborados pelos discentes e quais as dificuldades que esses alunos dos anos iniciais tiveram nessa estratégia de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.