Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSUMO DE BRINQUEDOS TRADICIONAIS DO POVO INDÍGENA FULNI-Ô: CONHECER E BRINCAR

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O consumo cultural envolve a compra ou acesso a diferentes produtos e serviços culturais como: brinquedos, livros, filmes, músicas, peças teatrais, exposições de arte, entre outros. Os brinquedos tradicionais indígenas representam a cultura e a identidade dos povos originários. Brincar é uma forma de aprendizagem que, através da interação social, de vivências e de experiências práticas, as crianças aprendem sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o mundo ao seu redor. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo avaliar e compreender, a partir de uma vivência prática realizada com crianças, educadoras e indígenas do povo Fulni-ô, se os sujeitos da ação apreenderam sobre o brincar e os brinquedos desse povo indígena. Trata-se de uma pesquisa participante integrando os/as pesquisadores/as e as crianças envolvidas no fenômeno investigado. Participaram da pesquisa 25 crianças alunos/as do Ensino Fundamental de escolas públicas circunvizinhas à Universidade Federal Rural de Pernambuco, sujeitos do projeto de Extensão “Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD do Departamento de Ciências do Consumo/UFRPE em parceria com a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Cidadania/PROExC e Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de PE/SINDSPREV. Foram desenvolvidas durante o mês de abril com as crianças do referido projeto, atividades socioeducativas com enfoque na cultura dos povos indígenas envolvendo os brinquedos e as formas de brincar. Na oportunidade, foram apresentados brinquedos tradicionais (arco e flecha, apito e maracá) adquiridos na “Exposição de Artesanato Fulni-ô no Parque de Dois Irmãos/Recife/PE e brincadeiras foram vivenciadas. Os resultados mostram que as crianças na totalidade não conheciam os brinquedos e nem as formas de brincadeiras tradicionais indígenas, constituiu-se uma oportunidade para novas experiências e aprendizagens para as crianças.

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