Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DA EXPERIÊNCIA COMO PRECEPTORA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111729
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4063
    "inscrito_id" => 12466
    "titulo" => "RELATO DA EXPERIÊNCIA COMO PRECEPTORA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "Muitas são as dificuldades relatadas por alunos de cursos de Licenciatura no início e durante a carreira acadêmica. No âmbito da formação acadêmica, discentes do curso de licenciatura em química, mencionam que, muitas são as dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Diante desta realidade, projetos implementados por órgãos públicos na área docente, por exemplo, o Projeto da Residência Pedagógica da Coordenação de Pessoal de Nível Superior, que, consiste em proporcionar aos estudantes de Licenciatura bolsas para intervenção docente em sala, com orientação de professores das Universidades e sob a supervisão de professores das instituições na qualidade de preceptores. Assim, constata-se que muitas são as oportunidades de crescimento profissional e acadêmico por estudantes residentes do curso de licenciatura em química nas escolas púbicas. Logo, este projeto tem por objetivo, aprimorar atividades didático-pedagógica no ensino básico da rede pública do estado da Paraíba a partir de novas técnicas de ensino por meio da integração do Programa Residência Pedagógica à Programas de Extensão. O projeto constará de uma análise didático-pedagógica, aprimorando e capacitando Residentes do Programa Residência Pedagógica. A participação dos Residentes com toda a comunidade acadêmica se dará através de comissão de organização de eventos realizados na escola Parceiro Social com a Escola Sede, além da execução de Oficinas, Cursos de formação complementar e Feiras de Ciência. A proposta de trabalho espera-se obter como resultados o aprimoramento e a capacitação técnica e pedagógica dos residentes em sala de aula, durante as aulas teóricas e práticas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12466_TB4063_27042024133900.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GICELIA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Gicelia Moreira"
    "autor_email" => "gicelia.moreira@eq.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111729
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4063
    "inscrito_id" => 12466
    "titulo" => "RELATO DA EXPERIÊNCIA COMO PRECEPTORA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "resumo" => "Muitas são as dificuldades relatadas por alunos de cursos de Licenciatura no início e durante a carreira acadêmica. No âmbito da formação acadêmica, discentes do curso de licenciatura em química, mencionam que, muitas são as dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Diante desta realidade, projetos implementados por órgãos públicos na área docente, por exemplo, o Projeto da Residência Pedagógica da Coordenação de Pessoal de Nível Superior, que, consiste em proporcionar aos estudantes de Licenciatura bolsas para intervenção docente em sala, com orientação de professores das Universidades e sob a supervisão de professores das instituições na qualidade de preceptores. Assim, constata-se que muitas são as oportunidades de crescimento profissional e acadêmico por estudantes residentes do curso de licenciatura em química nas escolas púbicas. Logo, este projeto tem por objetivo, aprimorar atividades didático-pedagógica no ensino básico da rede pública do estado da Paraíba a partir de novas técnicas de ensino por meio da integração do Programa Residência Pedagógica à Programas de Extensão. O projeto constará de uma análise didático-pedagógica, aprimorando e capacitando Residentes do Programa Residência Pedagógica. A participação dos Residentes com toda a comunidade acadêmica se dará através de comissão de organização de eventos realizados na escola Parceiro Social com a Escola Sede, além da execução de Oficinas, Cursos de formação complementar e Feiras de Ciência. A proposta de trabalho espera-se obter como resultados o aprimoramento e a capacitação técnica e pedagógica dos residentes em sala de aula, durante as aulas teóricas e práticas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12466_TB4063_27042024133900.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GICELIA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Gicelia Moreira"
    "autor_email" => "gicelia.moreira@eq.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Muitas são as dificuldades relatadas por alunos de cursos de Licenciatura no início e durante a carreira acadêmica. No âmbito da formação acadêmica, discentes do curso de licenciatura em química, mencionam que, muitas são as dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Diante desta realidade, projetos implementados por órgãos públicos na área docente, por exemplo, o Projeto da Residência Pedagógica da Coordenação de Pessoal de Nível Superior, que, consiste em proporcionar aos estudantes de Licenciatura bolsas para intervenção docente em sala, com orientação de professores das Universidades e sob a supervisão de professores das instituições na qualidade de preceptores. Assim, constata-se que muitas são as oportunidades de crescimento profissional e acadêmico por estudantes residentes do curso de licenciatura em química nas escolas púbicas. Logo, este projeto tem por objetivo, aprimorar atividades didático-pedagógica no ensino básico da rede pública do estado da Paraíba a partir de novas técnicas de ensino por meio da integração do Programa Residência Pedagógica à Programas de Extensão. O projeto constará de uma análise didático-pedagógica, aprimorando e capacitando Residentes do Programa Residência Pedagógica. A participação dos Residentes com toda a comunidade acadêmica se dará através de comissão de organização de eventos realizados na escola Parceiro Social com a Escola Sede, além da execução de Oficinas, Cursos de formação complementar e Feiras de Ciência. A proposta de trabalho espera-se obter como resultados o aprimoramento e a capacitação técnica e pedagógica dos residentes em sala de aula, durante as aulas teóricas e práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.