Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112642
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5354
    "inscrito_id" => 4610
    "titulo" => "GESTÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta como objetivo compreender a importancia da gestão pedagógica da escola para melhoria da aprendizagem dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para tanto realizamos um estudo de casos entre três escolas do municipio de Salvador, a partir da análise das ações desenvolvidas pela gestão escolar e os resultados do Programa Salvador Avalia (PROSA), implementado pela Prefeitura de Salvador- Ba. Dessa forma, serão observadas a ação gestora e a aprendizagem inicial e final dos estudantes no periodo de Fevereiro a Dezembro de 2023, a partir dos resultados do Prosa. Nesse período observamos a postura da gestão escolar frente aos resultados iniciais da avaliação e as intervenções realizadas para a melhoria dos mesmos. Assim, concluímos o estudo constatando que às escolas em que a gestão escolar priorizou a gestão pedagógica, contribuiu diretamente para o desenvolvimento da aprendizagem significativa, compreendendo a importância da sua ação gestora para a tomada de decisão, diante dos resultados obtidos nas avaliações da aprendizagem. Ao término do estudo realizamos um Seminário para apresentação com as escolas envolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4610_TB5354_26102024224042.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA SILVA SANTOS GÓES"
    "autor_nome_curto" => "Cássia Góes"
    "autor_email" => "goescassia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112642
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5354
    "inscrito_id" => 4610
    "titulo" => "GESTÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta como objetivo compreender a importancia da gestão pedagógica da escola para melhoria da aprendizagem dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para tanto realizamos um estudo de casos entre três escolas do municipio de Salvador, a partir da análise das ações desenvolvidas pela gestão escolar e os resultados do Programa Salvador Avalia (PROSA), implementado pela Prefeitura de Salvador- Ba. Dessa forma, serão observadas a ação gestora e a aprendizagem inicial e final dos estudantes no periodo de Fevereiro a Dezembro de 2023, a partir dos resultados do Prosa. Nesse período observamos a postura da gestão escolar frente aos resultados iniciais da avaliação e as intervenções realizadas para a melhoria dos mesmos. Assim, concluímos o estudo constatando que às escolas em que a gestão escolar priorizou a gestão pedagógica, contribuiu diretamente para o desenvolvimento da aprendizagem significativa, compreendendo a importância da sua ação gestora para a tomada de decisão, diante dos resultados obtidos nas avaliações da aprendizagem. Ao término do estudo realizamos um Seminário para apresentação com as escolas envolvidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4610_TB5354_26102024224042.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÁSSIA SILVA SANTOS GÓES"
    "autor_nome_curto" => "Cássia Góes"
    "autor_email" => "goescassia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo compreender a importancia da gestão pedagógica da escola para melhoria da aprendizagem dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para tanto realizamos um estudo de casos entre três escolas do municipio de Salvador, a partir da análise das ações desenvolvidas pela gestão escolar e os resultados do Programa Salvador Avalia (PROSA), implementado pela Prefeitura de Salvador- Ba. Dessa forma, serão observadas a ação gestora e a aprendizagem inicial e final dos estudantes no periodo de Fevereiro a Dezembro de 2023, a partir dos resultados do Prosa. Nesse período observamos a postura da gestão escolar frente aos resultados iniciais da avaliação e as intervenções realizadas para a melhoria dos mesmos. Assim, concluímos o estudo constatando que às escolas em que a gestão escolar priorizou a gestão pedagógica, contribuiu diretamente para o desenvolvimento da aprendizagem significativa, compreendendo a importância da sua ação gestora para a tomada de decisão, diante dos resultados obtidos nas avaliações da aprendizagem. Ao término do estudo realizamos um Seminário para apresentação com as escolas envolvidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.