Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O OLHAR DE UM PROFESSOR SOBRE O ENSINO REMOTO: A BIOLOGIA EM FOCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112640
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5351
    "inscrito_id" => 14941
    "titulo" => "O OLHAR DE UM PROFESSOR SOBRE O ENSINO REMOTO: A BIOLOGIA EM FOCO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar os impactos do ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem de Biologia no olhar do docente durante a pandemia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada com um docente de Biologia de uma escola pública da cidade de Bom Jesus-PI por meio de uma entrevista semiestruturada (Triviños, 1987), de forma que os dados foram analisados seguindo os direcionamentos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Ficou evidente as dificuldades enfrentadas pelo docente para se adaptar ao ensino remoto, isso por não ter domínio com a tecnologia; a dificuldade dos alunos em participar das aulas tanto devido à falta de conexão com a internet para alguns quanto pelo distanciamento da sala de aula. Outro aspecto destacado foi a falta que as aulas práticas fizeram no contexto do ensino de Biologia, dificultando ainda mais a aprendizagem e deixando as aulas cada vez mais monótonas. O docente também afirmou que para se adequarem ao ensino remoto foi necessário reduzir a carga horária de todas as disciplinas, o que dificultou cumprir o conteúdo programado. Além disso, alguns pontos positivos foram pontuados, tais como o despertar do docente para aprender a utilizar a tecnologia como ferramenta auxiliar em suas aulas e o uso da metodologia “sala de aula invertida”, que de acordo com o professor contribuiu para que os discentes se responsabilizassem mais pela aprendizagem. Portanto, entende-se que vivenciar uma realidade até então desconhecida, buscando estratégias transformadoras de lidar com as dificuldades encontradas, neste cenário de ensino, de modo igualitária para que todos tenham acesso à educação se constituiu um grande desafio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14941_TB5351_09102024161251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANNA SANTOS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WANNA SANTOS"
    "autor_email" => "wannasantos@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112640
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5351
    "inscrito_id" => 14941
    "titulo" => "O OLHAR DE UM PROFESSOR SOBRE O ENSINO REMOTO: A BIOLOGIA EM FOCO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar os impactos do ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem de Biologia no olhar do docente durante a pandemia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada com um docente de Biologia de uma escola pública da cidade de Bom Jesus-PI por meio de uma entrevista semiestruturada (Triviños, 1987), de forma que os dados foram analisados seguindo os direcionamentos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Ficou evidente as dificuldades enfrentadas pelo docente para se adaptar ao ensino remoto, isso por não ter domínio com a tecnologia; a dificuldade dos alunos em participar das aulas tanto devido à falta de conexão com a internet para alguns quanto pelo distanciamento da sala de aula. Outro aspecto destacado foi a falta que as aulas práticas fizeram no contexto do ensino de Biologia, dificultando ainda mais a aprendizagem e deixando as aulas cada vez mais monótonas. O docente também afirmou que para se adequarem ao ensino remoto foi necessário reduzir a carga horária de todas as disciplinas, o que dificultou cumprir o conteúdo programado. Além disso, alguns pontos positivos foram pontuados, tais como o despertar do docente para aprender a utilizar a tecnologia como ferramenta auxiliar em suas aulas e o uso da metodologia “sala de aula invertida”, que de acordo com o professor contribuiu para que os discentes se responsabilizassem mais pela aprendizagem. Portanto, entende-se que vivenciar uma realidade até então desconhecida, buscando estratégias transformadoras de lidar com as dificuldades encontradas, neste cenário de ensino, de modo igualitária para que todos tenham acesso à educação se constituiu um grande desafio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14941_TB5351_09102024161251.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANNA SANTOS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WANNA SANTOS"
    "autor_email" => "wannasantos@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os impactos do ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem de Biologia no olhar do docente durante a pandemia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada com um docente de Biologia de uma escola pública da cidade de Bom Jesus-PI por meio de uma entrevista semiestruturada (Triviños, 1987), de forma que os dados foram analisados seguindo os direcionamentos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Ficou evidente as dificuldades enfrentadas pelo docente para se adaptar ao ensino remoto, isso por não ter domínio com a tecnologia; a dificuldade dos alunos em participar das aulas tanto devido à falta de conexão com a internet para alguns quanto pelo distanciamento da sala de aula. Outro aspecto destacado foi a falta que as aulas práticas fizeram no contexto do ensino de Biologia, dificultando ainda mais a aprendizagem e deixando as aulas cada vez mais monótonas. O docente também afirmou que para se adequarem ao ensino remoto foi necessário reduzir a carga horária de todas as disciplinas, o que dificultou cumprir o conteúdo programado. Além disso, alguns pontos positivos foram pontuados, tais como o despertar do docente para aprender a utilizar a tecnologia como ferramenta auxiliar em suas aulas e o uso da metodologia “sala de aula invertida”, que de acordo com o professor contribuiu para que os discentes se responsabilizassem mais pela aprendizagem. Portanto, entende-se que vivenciar uma realidade até então desconhecida, buscando estratégias transformadoras de lidar com as dificuldades encontradas, neste cenário de ensino, de modo igualitária para que todos tenham acesso à educação se constituiu um grande desafio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.