O estágio exerce um papel fundamental na formação inicial do professor, uma vez que pode ser interpretado como um momento de aprendizagem, possibilitando o conhecimento escolar, pedagógico e administrativo. Nesta perspectiva, além de proporcionar uma imersão no ambiente escolar, o estágio promove reflexão sobre essa experiência, impulsionando a ação subsequente. A reflexão pode ser entendida como uma performance a partir da qual o sujeito examina as condições da prática educativa, incluindo questões pedagógicas, conteúdos e o conhecimento do espaço escolar. Neste trabalho, entendemos que a prática educativa possibilita o fundamento do saber, cuja natureza social se revela. No entanto, verifica-se que, em algumas situações a formação docente se limita à observação e imitação de modelos, onde o estágio passa a ser visto como conhecimento técnico e operacional, o que se desdobra em reproduzir meramente o que se aprendeu. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência reflexivo sobre os desafios de uma prática educativa vivenciada no estágio de observação realizado por uma discente do curso de Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior da cidade de São Raimundo Nonato-PI. Trata-se de um estudo ocorrido entre outubro e dezembro de 2023, no 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Entre os desafios identificados, destacaram-se: (1) o desinteresse dos alunos pelos conceitos químicos (2) a escassez de recursos didáticos (3) ausência de estratégias didático-metodológicas e (4) salas de aula inadequadas. A partir das observações realizadas, verificou-se a necessidade de desenvolver uma estratégia didático-pedagógica sobre os conceitos ácido-base. Essa experiência foi importante para se compreender a escola como um espaço de vivências, lutas e resistências em busca de um ambiente justo, igualitário e democrático.