Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISLEXIA NA ESCOLA: INTERVENÇÕES COM PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112560
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5241
    "inscrito_id" => 12550
    "titulo" => "A DISLEXIA NA ESCOLA: INTERVENÇÕES COM PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como pressuposto uma análise sobre a dislexia, considerada como um Transtorno Específico do Neurodesenvolvimento de origem neurobiológica, no qual afeta a proficiência em leitura e escrita. Assim, esta pesquisa justifica-se a partir do questionamento: é possível construir uma proposta pedagógica que contribua de forma significativa no processo de aprendizagem dos alunos disléxicos? O estudo consiste em uma pesquisa-intervenção, de teor descritivo e estratégia qualitativa com aplicação de ficha estruturada qualiquantitativa e observação para a análise da pesquisa com Coleta de Dados por Observação Direta e, consequentemente, envolver os estudantes que apresentassem suspeitas de dislexia na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes em Paratibe, em Paulista- PE. Logo, a pesquisa fundamentou-se no objetivo geral: compreender a complexidade do transtorno neurobiológico dislexia, bem como os objetivos específicos: a) descrever as características da dislexia; b) analisar os efeitos de sentido das ações educativas em relação à consciência fonológica em prol de uma intervenção para a melhoria do desempenho ortográfico; c) propor atividades lúdicas para desenvolver as competências e decodificar o sistema de escrita como ato de cognição e de compreensão dos estudantes com ou sem dislexia. Desta forma, as práticas utilizadas nesta intervenção foram diversas, tais como: Método Panlexia, atividades multissensoriais, circuito de atividades lúdicas, jogos Games, Flash Cards digitais, aplicativo Domlexia, jogo da memória, jogo das rimas e caça-palavras. Os resultados da pesquisa-intervenção basearam-se nas observações das atividades, do questionário e na entrevista para uma melhor compreensão na análise dos dados deste trabalho, demonstrando a relevância temática de interesse multidisciplinar ao enfocar as dificuldades na aquisição da leitura e escrita, com a finalidade de que é possível propor intervenções estruturadas e significativas para a melhoria do desempenho escolar de todos os alunos, sobretudo, daqueles com suspeita de Dislexia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12550_TB5241_26102024220550.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILEIDE MARIA OLIVEIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "SILEIDE ARAÚJO"
    "autor_email" => "sileidepsicopedg@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112560
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5241
    "inscrito_id" => 12550
    "titulo" => "A DISLEXIA NA ESCOLA: INTERVENÇÕES COM PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como pressuposto uma análise sobre a dislexia, considerada como um Transtorno Específico do Neurodesenvolvimento de origem neurobiológica, no qual afeta a proficiência em leitura e escrita. Assim, esta pesquisa justifica-se a partir do questionamento: é possível construir uma proposta pedagógica que contribua de forma significativa no processo de aprendizagem dos alunos disléxicos? O estudo consiste em uma pesquisa-intervenção, de teor descritivo e estratégia qualitativa com aplicação de ficha estruturada qualiquantitativa e observação para a análise da pesquisa com Coleta de Dados por Observação Direta e, consequentemente, envolver os estudantes que apresentassem suspeitas de dislexia na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes em Paratibe, em Paulista- PE. Logo, a pesquisa fundamentou-se no objetivo geral: compreender a complexidade do transtorno neurobiológico dislexia, bem como os objetivos específicos: a) descrever as características da dislexia; b) analisar os efeitos de sentido das ações educativas em relação à consciência fonológica em prol de uma intervenção para a melhoria do desempenho ortográfico; c) propor atividades lúdicas para desenvolver as competências e decodificar o sistema de escrita como ato de cognição e de compreensão dos estudantes com ou sem dislexia. Desta forma, as práticas utilizadas nesta intervenção foram diversas, tais como: Método Panlexia, atividades multissensoriais, circuito de atividades lúdicas, jogos Games, Flash Cards digitais, aplicativo Domlexia, jogo da memória, jogo das rimas e caça-palavras. Os resultados da pesquisa-intervenção basearam-se nas observações das atividades, do questionário e na entrevista para uma melhor compreensão na análise dos dados deste trabalho, demonstrando a relevância temática de interesse multidisciplinar ao enfocar as dificuldades na aquisição da leitura e escrita, com a finalidade de que é possível propor intervenções estruturadas e significativas para a melhoria do desempenho escolar de todos os alunos, sobretudo, daqueles com suspeita de Dislexia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12550_TB5241_26102024220550.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILEIDE MARIA OLIVEIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "SILEIDE ARAÚJO"
    "autor_email" => "sileidepsicopedg@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo tem como pressuposto uma análise sobre a dislexia, considerada como um Transtorno Específico do Neurodesenvolvimento de origem neurobiológica, no qual afeta a proficiência em leitura e escrita. Assim, esta pesquisa justifica-se a partir do questionamento: é possível construir uma proposta pedagógica que contribua de forma significativa no processo de aprendizagem dos alunos disléxicos? O estudo consiste em uma pesquisa-intervenção, de teor descritivo e estratégia qualitativa com aplicação de ficha estruturada qualiquantitativa e observação para a análise da pesquisa com Coleta de Dados por Observação Direta e, consequentemente, envolver os estudantes que apresentassem suspeitas de dislexia na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes em Paratibe, em Paulista- PE. Logo, a pesquisa fundamentou-se no objetivo geral: compreender a complexidade do transtorno neurobiológico dislexia, bem como os objetivos específicos: a) descrever as características da dislexia; b) analisar os efeitos de sentido das ações educativas em relação à consciência fonológica em prol de uma intervenção para a melhoria do desempenho ortográfico; c) propor atividades lúdicas para desenvolver as competências e decodificar o sistema de escrita como ato de cognição e de compreensão dos estudantes com ou sem dislexia. Desta forma, as práticas utilizadas nesta intervenção foram diversas, tais como: Método Panlexia, atividades multissensoriais, circuito de atividades lúdicas, jogos Games, Flash Cards digitais, aplicativo Domlexia, jogo da memória, jogo das rimas e caça-palavras. Os resultados da pesquisa-intervenção basearam-se nas observações das atividades, do questionário e na entrevista para uma melhor compreensão na análise dos dados deste trabalho, demonstrando a relevância temática de interesse multidisciplinar ao enfocar as dificuldades na aquisição da leitura e escrita, com a finalidade de que é possível propor intervenções estruturadas e significativas para a melhoria do desempenho escolar de todos os alunos, sobretudo, daqueles com suspeita de Dislexia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.