Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMUNOENSINANDO DA UFRRJ – ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111279
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3383
    "inscrito_id" => 10845
    "titulo" => "IMUNOENSINANDO DA UFRRJ – ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS"
    "resumo" => "O ImunoEnsinando-UFRRJ tem como objetivo disseminar informações científicas nas escolas e da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Anualmente é pesquisado e elaborado uma atividade sobre um tema em Imunologia, que proporcione impacto e conscientização de crianças e adolescentes, com o intuito de promover a saúde e o pensamento crítico baseado em pesquisas e estudos acadêmicos. Realizamos dinâmicas presenciais nas escolas utilizando o conceito de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), como a importância da vacinação, o aumento da infecção pelo HIV nos jovens e as Fake News contra a Ciência, de forma interativa, onde o conhecimento é transmitido de forma acessível e simples entre alunos e participantes do projeto. No ano de 2023 o tema principal foi o Movimento Anti-vacina e suas implicações na sociedade, a dinâmica foi ministrada para turmas de 1° e 3° do ensino médio do colégio técnico da UFRRJ, no total 113 alunos de 14 a 20 anos, a atividade foi dividida em um momento de apresentaçãodiálogo e dinâmica em grupo. Foram obtidos resultados referentes ao conhecimento prévio e posterior dos alunos a nossa inserção, para uma análise do impacto na percepção e conhecimentos dos alunos em relação ao tema escolhido. Os resultados mostraram que após a apresentação feita pelo ImunoEnsinando-UFRRJ 64% sabiam como a vacina funcionava no organismo após a nossa inserção esse dado foi de 95%, também foi observado que 97% sabiam que a vacina é um método de prevenção, mas alguns afirmavam não tomar anualmente ou regularmente como determinado no calendário vacinal e que 100% tomaram algum tipo de vacina ao longo da vida. Os dados mostraram que 96% dos alunos afirmaram saber a importância da vacinação contra HPV, anteriormente esse dado era de 69%. Com isso, concluímos que inserções como essas são importantes pra a promoção da saúde e divulgação científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10845_TB3383_22042024224016.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE ANTUNES NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Isabelle Antune"
    "autor_email" => "isanasc@ufrrj.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111279
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3383
    "inscrito_id" => 10845
    "titulo" => "IMUNOENSINANDO DA UFRRJ – ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS"
    "resumo" => "O ImunoEnsinando-UFRRJ tem como objetivo disseminar informações científicas nas escolas e da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Anualmente é pesquisado e elaborado uma atividade sobre um tema em Imunologia, que proporcione impacto e conscientização de crianças e adolescentes, com o intuito de promover a saúde e o pensamento crítico baseado em pesquisas e estudos acadêmicos. Realizamos dinâmicas presenciais nas escolas utilizando o conceito de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), como a importância da vacinação, o aumento da infecção pelo HIV nos jovens e as Fake News contra a Ciência, de forma interativa, onde o conhecimento é transmitido de forma acessível e simples entre alunos e participantes do projeto. No ano de 2023 o tema principal foi o Movimento Anti-vacina e suas implicações na sociedade, a dinâmica foi ministrada para turmas de 1° e 3° do ensino médio do colégio técnico da UFRRJ, no total 113 alunos de 14 a 20 anos, a atividade foi dividida em um momento de apresentaçãodiálogo e dinâmica em grupo. Foram obtidos resultados referentes ao conhecimento prévio e posterior dos alunos a nossa inserção, para uma análise do impacto na percepção e conhecimentos dos alunos em relação ao tema escolhido. Os resultados mostraram que após a apresentação feita pelo ImunoEnsinando-UFRRJ 64% sabiam como a vacina funcionava no organismo após a nossa inserção esse dado foi de 95%, também foi observado que 97% sabiam que a vacina é um método de prevenção, mas alguns afirmavam não tomar anualmente ou regularmente como determinado no calendário vacinal e que 100% tomaram algum tipo de vacina ao longo da vida. Os dados mostraram que 96% dos alunos afirmaram saber a importância da vacinação contra HPV, anteriormente esse dado era de 69%. Com isso, concluímos que inserções como essas são importantes pra a promoção da saúde e divulgação científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10845_TB3383_22042024224016.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE ANTUNES NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Isabelle Antune"
    "autor_email" => "isanasc@ufrrj.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ImunoEnsinando-UFRRJ tem como objetivo disseminar informações científicas nas escolas e da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Anualmente é pesquisado e elaborado uma atividade sobre um tema em Imunologia, que proporcione impacto e conscientização de crianças e adolescentes, com o intuito de promover a saúde e o pensamento crítico baseado em pesquisas e estudos acadêmicos. Realizamos dinâmicas presenciais nas escolas utilizando o conceito de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), como a importância da vacinação, o aumento da infecção pelo HIV nos jovens e as Fake News contra a Ciência, de forma interativa, onde o conhecimento é transmitido de forma acessível e simples entre alunos e participantes do projeto. No ano de 2023 o tema principal foi o Movimento Anti-vacina e suas implicações na sociedade, a dinâmica foi ministrada para turmas de 1° e 3° do ensino médio do colégio técnico da UFRRJ, no total 113 alunos de 14 a 20 anos, a atividade foi dividida em um momento de apresentaçãodiálogo e dinâmica em grupo. Foram obtidos resultados referentes ao conhecimento prévio e posterior dos alunos a nossa inserção, para uma análise do impacto na percepção e conhecimentos dos alunos em relação ao tema escolhido. Os resultados mostraram que após a apresentação feita pelo ImunoEnsinando-UFRRJ 64% sabiam como a vacina funcionava no organismo após a nossa inserção esse dado foi de 95%, também foi observado que 97% sabiam que a vacina é um método de prevenção, mas alguns afirmavam não tomar anualmente ou regularmente como determinado no calendário vacinal e que 100% tomaram algum tipo de vacina ao longo da vida. Os dados mostraram que 96% dos alunos afirmaram saber a importância da vacinação contra HPV, anteriormente esse dado era de 69%. Com isso, concluímos que inserções como essas são importantes pra a promoção da saúde e divulgação científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.