Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SAVANA LITERÁRIA: ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO LEITORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112550
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5227
    "inscrito_id" => 12853
    "titulo" => "SAVANA LITERÁRIA: ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO LEITORA"
    "resumo" => "A alfabetização e a formação leitora são temas centrais nas pesquisas educacionais no Brasil. Este trabalho se configura em um relato de experiência que descreve práticas de leitura e alfabetização em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Marcelino Vieira/RN. Esta experiência se deu a parti do projeto didático "Savana Literária" que surgiu da observação de que a literatura afro era pouco valorizada em sala de aula, apesar da maioria das crianças serem pardas e negras. O projeto propôs e propõe estratégias para usar histórias afrobrasileiras para despertar o interesse pela leitura, fortalecer a alfabetização e enriquecer o vocabulário das crianças. O questionamento central foi: como utilizar histórias afrobrasileiras para valorizar a literatura afro, despertar o interesse pela leitura e fortalecer a alfabetização? Justifica-se pela promoção de uma educação inclusiva, valorizando culturas afrobrasileira e indígena, usando a literatura para desenvolver leitura, escrita, empatia e criatividade, alinhando-se às diretrizes da BNCC (2017). O referencial teórico inclui Ferreiro & Teberosky (1999), Soares (2016), Gomes (2005), Adichie (2019), e Solé (1994), dentre outros/as autores/as. O projeto "Savana Literária" inclui leitura diária de livros afrobrasileiros e indígenas, rodas de conversa, uso de cartões de acompanhamento, exploração de cartazes pedagógicos, Cantinho da Leitura, decoração temática, atividades no Laboratório de Informática, oficinas de contação de histórias, visitas a museus, produção de cartazes, teatro, feira literária, troca de livros, escrita criativa, gincana literária e culminância com mostra cultural. Essas iniciativas fortaleceram e fortalecem a parceria entre escola e família, promovendo o desenvolvimento integral das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12853_TB5227_27052024142000.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO D"
    "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112550
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5227
    "inscrito_id" => 12853
    "titulo" => "SAVANA LITERÁRIA: ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO LEITORA"
    "resumo" => "A alfabetização e a formação leitora são temas centrais nas pesquisas educacionais no Brasil. Este trabalho se configura em um relato de experiência que descreve práticas de leitura e alfabetização em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Marcelino Vieira/RN. Esta experiência se deu a parti do projeto didático "Savana Literária" que surgiu da observação de que a literatura afro era pouco valorizada em sala de aula, apesar da maioria das crianças serem pardas e negras. O projeto propôs e propõe estratégias para usar histórias afrobrasileiras para despertar o interesse pela leitura, fortalecer a alfabetização e enriquecer o vocabulário das crianças. O questionamento central foi: como utilizar histórias afrobrasileiras para valorizar a literatura afro, despertar o interesse pela leitura e fortalecer a alfabetização? Justifica-se pela promoção de uma educação inclusiva, valorizando culturas afrobrasileira e indígena, usando a literatura para desenvolver leitura, escrita, empatia e criatividade, alinhando-se às diretrizes da BNCC (2017). O referencial teórico inclui Ferreiro & Teberosky (1999), Soares (2016), Gomes (2005), Adichie (2019), e Solé (1994), dentre outros/as autores/as. O projeto "Savana Literária" inclui leitura diária de livros afrobrasileiros e indígenas, rodas de conversa, uso de cartões de acompanhamento, exploração de cartazes pedagógicos, Cantinho da Leitura, decoração temática, atividades no Laboratório de Informática, oficinas de contação de histórias, visitas a museus, produção de cartazes, teatro, feira literária, troca de livros, escrita criativa, gincana literária e culminância com mostra cultural. Essas iniciativas fortaleceram e fortalecem a parceria entre escola e família, promovendo o desenvolvimento integral das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12853_TB5227_27052024142000.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO D"
    "autor_email" => "marycarneiro04@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A alfabetização e a formação leitora são temas centrais nas pesquisas educacionais no Brasil. Este trabalho se configura em um relato de experiência que descreve práticas de leitura e alfabetização em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Marcelino Vieira/RN. Esta experiência se deu a parti do projeto didático "Savana Literária" que surgiu da observação de que a literatura afro era pouco valorizada em sala de aula, apesar da maioria das crianças serem pardas e negras. O projeto propôs e propõe estratégias para usar histórias afrobrasileiras para despertar o interesse pela leitura, fortalecer a alfabetização e enriquecer o vocabulário das crianças. O questionamento central foi: como utilizar histórias afrobrasileiras para valorizar a literatura afro, despertar o interesse pela leitura e fortalecer a alfabetização? Justifica-se pela promoção de uma educação inclusiva, valorizando culturas afrobrasileira e indígena, usando a literatura para desenvolver leitura, escrita, empatia e criatividade, alinhando-se às diretrizes da BNCC (2017). O referencial teórico inclui Ferreiro & Teberosky (1999), Soares (2016), Gomes (2005), Adichie (2019), e Solé (1994), dentre outros/as autores/as. O projeto "Savana Literária" inclui leitura diária de livros afrobrasileiros e indígenas, rodas de conversa, uso de cartões de acompanhamento, exploração de cartazes pedagógicos, Cantinho da Leitura, decoração temática, atividades no Laboratório de Informática, oficinas de contação de histórias, visitas a museus, produção de cartazes, teatro, feira literária, troca de livros, escrita criativa, gincana literária e culminância com mostra cultural. Essas iniciativas fortaleceram e fortalecem a parceria entre escola e família, promovendo o desenvolvimento integral das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.