Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO ORGANISMO À COMUNIDADE: UMA JORNADA INVESTIGATIVA EM ECOLOGIA COM A CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112524
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5188
    "inscrito_id" => 6767
    "titulo" => "DO ORGANISMO À COMUNIDADE: UMA JORNADA INVESTIGATIVA EM ECOLOGIA COM A CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA."
    "resumo" => "O presente artigo propõe revisitar a literatura no contexto da Ecologia, explorando os principais conceitos através de uma abordagem investigativa sobre a importância de ensinar ecologia no ensino médio e a criação de uma cartilha educativa com o objetivo de capacitar os estudantes a entender e enfrentar os desafios ambientais globais, promovendo a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, assim como proporcionar aos profissionais da educação um recurso valioso, promovendo a padronização, atualização e colaboração no ensino da ecologia. Como metodologia foi feito uma revisão da literatura que combinou pesquisa-ação com abordagens qualitativas e práticas colaborativas, proporcionando uma investigação aprofundada sobre o ensino de ecologia e a criação de cartilhas educativas. Este método permitiu uma análise rica e contextualizada dos impactos pedagógicos, promovendo um ensino mais eficaz e engajante. Ensinar ecologia permite que os alunos compreendam as complexas interações entre os organismos e seus ambientes, essencial para a conservação dos recursos naturais. Além disso, a ecologia é uma ciência interdisciplinar que integra conhecimentos de Biologia, Química, Física, Geografia e Ciências Sociais. Essa abordagem holística ajuda os alunos a verem as conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a aplicarem conceitos teóricos em situações práticas do cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo. A criação da cartilha educativa como produto final do estudo de ecologia não só reforça o entendimento dos conceitos ecológicos, mas também serve como um recurso didático valioso para outros professores e escolas. As cartilhas padronizam o ensino, garantindo consistência e qualidade, e podem ser facilmente distribuídas em formatos impresso e digital. Adicionalmente, a cartilha facilita a preparação de aulas e atividades, oferece uma base atualizada de conhecimentos e promove a colaboração entre professores ao compartilhar boas práticas pedagógicas. Também funciona como um instrumento de avaliação formativa, auxiliando na medição do entendimento dos alunos e permitindo ajustes pedagógicos contínuos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6767_TB5188_28102024235703.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SYMONE DE LIMA FIGUEIREDO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "SYMONE BARROS"
    "autor_email" => "symonefbarros@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112524
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5188
    "inscrito_id" => 6767
    "titulo" => "DO ORGANISMO À COMUNIDADE: UMA JORNADA INVESTIGATIVA EM ECOLOGIA COM A CRIAÇÃO DE UMA CARTILHA EDUCATIVA."
    "resumo" => "O presente artigo propõe revisitar a literatura no contexto da Ecologia, explorando os principais conceitos através de uma abordagem investigativa sobre a importância de ensinar ecologia no ensino médio e a criação de uma cartilha educativa com o objetivo de capacitar os estudantes a entender e enfrentar os desafios ambientais globais, promovendo a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, assim como proporcionar aos profissionais da educação um recurso valioso, promovendo a padronização, atualização e colaboração no ensino da ecologia. Como metodologia foi feito uma revisão da literatura que combinou pesquisa-ação com abordagens qualitativas e práticas colaborativas, proporcionando uma investigação aprofundada sobre o ensino de ecologia e a criação de cartilhas educativas. Este método permitiu uma análise rica e contextualizada dos impactos pedagógicos, promovendo um ensino mais eficaz e engajante. Ensinar ecologia permite que os alunos compreendam as complexas interações entre os organismos e seus ambientes, essencial para a conservação dos recursos naturais. Além disso, a ecologia é uma ciência interdisciplinar que integra conhecimentos de Biologia, Química, Física, Geografia e Ciências Sociais. Essa abordagem holística ajuda os alunos a verem as conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a aplicarem conceitos teóricos em situações práticas do cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo. A criação da cartilha educativa como produto final do estudo de ecologia não só reforça o entendimento dos conceitos ecológicos, mas também serve como um recurso didático valioso para outros professores e escolas. As cartilhas padronizam o ensino, garantindo consistência e qualidade, e podem ser facilmente distribuídas em formatos impresso e digital. Adicionalmente, a cartilha facilita a preparação de aulas e atividades, oferece uma base atualizada de conhecimentos e promove a colaboração entre professores ao compartilhar boas práticas pedagógicas. Também funciona como um instrumento de avaliação formativa, auxiliando na medição do entendimento dos alunos e permitindo ajustes pedagógicos contínuos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6767_TB5188_28102024235703.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SYMONE DE LIMA FIGUEIREDO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "SYMONE BARROS"
    "autor_email" => "symonefbarros@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo propõe revisitar a literatura no contexto da Ecologia, explorando os principais conceitos através de uma abordagem investigativa sobre a importância de ensinar ecologia no ensino médio e a criação de uma cartilha educativa com o objetivo de capacitar os estudantes a entender e enfrentar os desafios ambientais globais, promovendo a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, assim como proporcionar aos profissionais da educação um recurso valioso, promovendo a padronização, atualização e colaboração no ensino da ecologia. Como metodologia foi feito uma revisão da literatura que combinou pesquisa-ação com abordagens qualitativas e práticas colaborativas, proporcionando uma investigação aprofundada sobre o ensino de ecologia e a criação de cartilhas educativas. Este método permitiu uma análise rica e contextualizada dos impactos pedagógicos, promovendo um ensino mais eficaz e engajante. Ensinar ecologia permite que os alunos compreendam as complexas interações entre os organismos e seus ambientes, essencial para a conservação dos recursos naturais. Além disso, a ecologia é uma ciência interdisciplinar que integra conhecimentos de Biologia, Química, Física, Geografia e Ciências Sociais. Essa abordagem holística ajuda os alunos a verem as conexões entre diferentes áreas do conhecimento e a aplicarem conceitos teóricos em situações práticas do cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo. A criação da cartilha educativa como produto final do estudo de ecologia não só reforça o entendimento dos conceitos ecológicos, mas também serve como um recurso didático valioso para outros professores e escolas. As cartilhas padronizam o ensino, garantindo consistência e qualidade, e podem ser facilmente distribuídas em formatos impresso e digital. Adicionalmente, a cartilha facilita a preparação de aulas e atividades, oferece uma base atualizada de conhecimentos e promove a colaboração entre professores ao compartilhar boas práticas pedagógicas. Também funciona como um instrumento de avaliação formativa, auxiliando na medição do entendimento dos alunos e permitindo ajustes pedagógicos contínuos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.