Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO TRABALHO COM HISTÓRIAS INFANTIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
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Acredita-se que essa dimensão é de suma importância para o ensino e aprendizagem, direcionando a discussão para o desenvolvimento das competências socioemocionais e sua relevância no âmbito da primeira etapa da educação básica. Este artigo tem como objetivo compreender como o trabalho através de histórias infantis contribui no desenvolvimento dessas competências a ponto de gerar impactos no processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil, isto através de procedimentos metodológicos apoiados na pesquisa bibliográfica baseando-se principalmente nas teorias sociointeracionistas de Vigotsky (2009) e respaldado no documento normativo da educação básica brasileira (BNCC) e ações didáticas desenvolvidas pelas professoras com objetivos e metodologias específicas para propor o desenvolvimento de tais habilidades. Explanou-se o conteúdo teórico bibliográfico deixando evidente a importância de um trabalho sistematizado, com objetivos definidos e metodologias significativas. Correlacionou-se tal importância com análise de quatro casos práticos, desenvolvidos com alunos de idades entre 2 e 5 anos em uma escola privada do interior paulista. Pode-se concluir que o trabalho que se desenvolve a partir de histórias infantis que fazem parte do imaginário infantil, se apresentam significativas na compreensão de competências cognitivas e emocionais, na creche 0-3 anos, ou na pré-escola 4-5 anos, em que o trabalho se destaque no desenvolvimento das competências socioemocionais, aliada com intervenções adequadas planejadas causam retorno positivo.Ao propor uma educação que busca atender as demandas atuais da sociedade, se faz necessário buscar a dimensão socioemocional no processo educativo com crianças " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13005_TB4785_25102024155513.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA PÁDUA BRUZEGUEZE MIGUEL" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kellycpbm@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112236 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4785 "inscrito_id" => 13005 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO TRABALHO COM HISTÓRIAS INFANTIS" "resumo" => "Ao propor uma educação que busca atender as demandas atuais da sociedade, se faz necessário buscar a dimensão socioemocional no processo educativo com crianças desde a educação infantil. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Ao propor uma educação que busca atender as demandas atuais da sociedade, se faz necessário buscar a dimensão socioemocional no processo educativo com crianças desde a educação infantil. Acredita-se que essa dimensão é de suma importância para o ensino e aprendizagem, direcionando a discussão para o desenvolvimento das competências socioemocionais e sua relevância no âmbito da primeira etapa da educação básica. Este artigo tem como objetivo compreender como o trabalho através de histórias infantis contribui no desenvolvimento dessas competências a ponto de gerar impactos no processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil, isto através de procedimentos metodológicos apoiados na pesquisa bibliográfica baseando-se principalmente nas teorias sociointeracionistas de Vigotsky (2009) e respaldado no documento normativo da educação básica brasileira (BNCC) e ações didáticas desenvolvidas pelas professoras com objetivos e metodologias específicas para propor o desenvolvimento de tais habilidades. Explanou-se o conteúdo teórico bibliográfico deixando evidente a importância de um trabalho sistematizado, com objetivos definidos e metodologias significativas. Correlacionou-se tal importância com análise de quatro casos práticos, desenvolvidos com alunos de idades entre 2 e 5 anos em uma escola privada do interior paulista. Pode-se concluir que o trabalho que se desenvolve a partir de histórias infantis que fazem parte do imaginário infantil, se apresentam significativas na compreensão de competências cognitivas e emocionais, na creche 0-3 anos, ou na pré-escola 4-5 anos, em que o trabalho se destaque no desenvolvimento das competências socioemocionais, aliada com intervenções adequadas planejadas causam retorno positivo.

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