Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO ENTRE A ABERTURA AO NOVO E DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112392 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4999 "inscrito_id" => 15194 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A ABERTURA AO NOVO E DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO CEARÁA RELAÇÃO ENTRE A ABERTURA AO NOVO E DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO C" "resumo" => "A modernidade nos coloca diuturnamente diante de situações desafiadoras que se manifestam através de eventos inusitados ou por meio da rotina que caracteriza o nosso cotidiano. E a busca de saídas para tais situações demanda a capacidade de aprender continuamente, desenvolvendo não só as habilidades cognitivas, mas também as socioemocionais. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a macro-competência Abertura ao Novo e o desempenho escolar dos alunos da segunda série do Ensino Médio em tempo integral de uma escola pública estadual do interior do Ceará. Para fundamentar a nossa análise, tomaremos como base o estudo dos materiais sobre as Competências Socioemocionais publicados pelo Instituto Airton Senna (2020); os postulados teóricos defendidos por Susan David (2019); Dweck (2017); Goleman (2012); Grant (2014) dentre outros. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa, de natureza básica e procedimentos ex-post-facto. Como resultados, verificou-se que o desenvolvimento, pelos estudantes, das competências socioemocionais que estruturam a macrocompetência Abertura ao Novo está diretamente relacionado ao seu desempenho acadêmico. Diante dessa constatação, concluímos que é fundamental que a escola fortaleça o trabalho com as Competências Socioemocionais com os estudantes do Ensino Médio, o que pode ser feito através do fortalecimento do Projeto Professor Diretor de Turma no âmbito da Secretaria da Educação Básica do Ceará.A modernidade nos coloca diuturnamente diante de situações desafiadoras que se manifestam através de eventos inusitados ou por meio da rotina que caracteriza o " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15194_TB4999_27102024164310.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEBERG PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSEBERG" "autor_email" => "rosemberg.sousa@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112392 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4999 "inscrito_id" => 15194 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A ABERTURA AO NOVO E DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO CEARÁA RELAÇÃO ENTRE A ABERTURA AO NOVO E DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DO C" "resumo" => "A modernidade nos coloca diuturnamente diante de situações desafiadoras que se manifestam através de eventos inusitados ou por meio da rotina que caracteriza o nosso cotidiano. E a busca de saídas para tais situações demanda a capacidade de aprender continuamente, desenvolvendo não só as habilidades cognitivas, mas também as socioemocionais. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a macro-competência Abertura ao Novo e o desempenho escolar dos alunos da segunda série do Ensino Médio em tempo integral de uma escola pública estadual do interior do Ceará. Para fundamentar a nossa análise, tomaremos como base o estudo dos materiais sobre as Competências Socioemocionais publicados pelo Instituto Airton Senna (2020); os postulados teóricos defendidos por Susan David (2019); Dweck (2017); Goleman (2012); Grant (2014) dentre outros. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa, de natureza básica e procedimentos ex-post-facto. Como resultados, verificou-se que o desenvolvimento, pelos estudantes, das competências socioemocionais que estruturam a macrocompetência Abertura ao Novo está diretamente relacionado ao seu desempenho acadêmico. Diante dessa constatação, concluímos que é fundamental que a escola fortaleça o trabalho com as Competências Socioemocionais com os estudantes do Ensino Médio, o que pode ser feito através do fortalecimento do Projeto Professor Diretor de Turma no âmbito da Secretaria da Educação Básica do Ceará.A modernidade nos coloca diuturnamente diante de situações desafiadoras que se manifestam através de eventos inusitados ou por meio da rotina que caracteriza o " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15194_TB4999_27102024164310.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEBERG PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSEBERG" "autor_email" => "rosemberg.sousa@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A modernidade nos coloca diuturnamente diante de situações desafiadoras que se manifestam através de eventos inusitados ou por meio da rotina que caracteriza o nosso cotidiano. E a busca de saídas para tais situações demanda a capacidade de aprender continuamente, desenvolvendo não só as habilidades cognitivas, mas também as socioemocionais. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a macro-competência Abertura ao Novo e o desempenho escolar dos alunos da segunda série do Ensino Médio em tempo integral de uma escola pública estadual do interior do Ceará. Para fundamentar a nossa análise, tomaremos como base o estudo dos materiais sobre as Competências Socioemocionais publicados pelo Instituto Airton Senna (2020); os postulados teóricos defendidos por Susan David (2019); Dweck (2017); Goleman (2012); Grant (2014) dentre outros. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa, de natureza básica e procedimentos ex-post-facto. Como resultados, verificou-se que o desenvolvimento, pelos estudantes, das competências socioemocionais que estruturam a macrocompetência Abertura ao Novo está diretamente relacionado ao seu desempenho acadêmico. Diante dessa constatação, concluímos que é fundamental que a escola fortaleça o trabalho com as Competências Socioemocionais com os estudantes do Ensino Médio, o que pode ser feito através do fortalecimento do Projeto Professor Diretor de Turma no âmbito da Secretaria da Educação Básica do Ceará.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.