PEZOLITO, Rafaela Destre et al.. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112522>. Acesso em: 25/12/2024 10:45
Não há dúvidas de que Paulo Freire é um dos grandes nomes da educação brasileira. Contudo, ao longo dos anos, sua imagem e seu trabalho sofreram e ainda sofrem ataques das mais variadas formas, desde mentiras no âmbito pessoal até distorções sobre suas teorias e estudos. Logo, deparamo-nos com um símbolo cuja importância na luta de uma escola democrática e libertadora é indiscutível, mas pode ser, por vezes, ofuscada por divergências ideológicas. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo saber se há e quais são as políticas e as ações de formação docente na escola, as quais envolvem aspectos teóricos e práticos de Paulo Freire. Para tanto, em uma escola pública municipal do interior de São Paulo foi feito, com doze professoras da educação básica, contando ainda com a presença de duas gestoras pedagógicas, um questionário com perguntas dissertativas e de múltipla escolha. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, que, para além da coleta de dados os quais serão aqui discutidos, realizou-se interações dialogadas a fim de auxiliar o processo de formação continuada. Entre os resultados, observamos que, embora o autor seja conhecido pelo grupo pesquisado, há lacunas importantes na formação continuada na escola no que se refere ao desenvolvimento de estudos sistematizados da obra e da vida de Paulo Freire. A pesquisa viabilizou reflexões sobre temas atuais que fazem ressonância com a proposta da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. Vislumbra-se a ampliação do conhecimento profundo acerca da obra freireana em conformidade com o projeto de pesquisa mais amplo, “Paulo Freire na escola: uma questão de formação”, ao qual esta pesquisa está vinculada.