FRANKLIN, Levi Phelipe Da Silva et al.. Realidade aumentada no ensino de física. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112429>. Acesso em: 25/12/2024 10:09
A popularização e o acesso dos alunos aos smartphones em sala de aula oferecem melhores condições para a utilização desses dispositivos na busca de informações de qualidade. Descobertas científicas, estudos de ponta, vídeos, entre outros recursos, quando relacionados à temática de aula, podem contribuir para um melhor desempenho dos alunos. Porém, esse simples acesso não garante que eles estejam aproveitando toda a capacidade tecnológica que esses dispositivos podem proporcionar dentro e fora da sala de aula. Esse contexto desafia o educador a repensar e modernizar os recursos didáticos para seus alunos. O estudo e aprendizado da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) fornecem as ferramentas necessárias para a produção de materiais didáticos interativos e imersivos. Neste projeto, foi produzido um material de apoio com marcadores para RA que representam as lentes ópticas da disciplina de física. Esses marcadores são utilizados como pontos de referência para os objetos 3D gerados pela RA. Eles foram implementados através da ferramenta Vuforia combinada com a plataforma de desenvolvimento Unity 3D. As lentes foram modeladas e implementadas no Unity. Por meio da plataforma Android Studio, foi desenvolvido um aplicativo para celulares que permite a visualização, através de suas câmeras, das lentes em RA sobre os marcadores produzidos.