Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVOLUCIONANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PAPEL DO CHATGPT NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112078
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4565
    "inscrito_id" => 12386
    "titulo" => "REVOLUCIONANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PAPEL DO CHATGPT NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O objetivo da presente pesquisa consiste em explorar as formas como o ChatGPT, um modelo de linguagem avançado de inteligência artificial (IA), está revolucionando o ensino da Matemática. Para tanto, abordam-se os principais benefícios que essa tecnologia pode oferecer para os estudantes e para os professores, tais como: a personalização do aprendizado, a promoção da interatividade e o desenvolvimento de habilidades matemáticas complexas. Desse modo, apresentam-se ainda estratégias de implementação do ChatGPT no ambito das salas de aula, levando em consideração os diferentes níveis de ensino e estilos de aprendizagem. Por fim, discute-se acerca dos principais desafios que precisam ser superados com vistas à garantia de uma utilização eficaz dessa ferramenta inovadora, incluindo as questões éticas e de acesso à tecnologia. Para embasar este estudo, realiza-se um levantamento bibliográfico em bases de dados relevantes, tais como: Google Scholar, Scielo e Eric. Nesse empreendimento, foram selecionados artigos científicos publicados nos idiomas português e inglês, nos últimos cinco anos, que abordam o uso do ChatGPT no ensino da Matemática. Cabe reforçar que a análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, de modo que o foco recaiu sobre a identificação dos principais benefícios, desafios e estratégias de implementação do ChatGPT no contexto das salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12386_TB4565_05102024164939.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA MARIA SIQUEIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marcia.siqueira@rede.ulbra.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112078
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4565
    "inscrito_id" => 12386
    "titulo" => "REVOLUCIONANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PAPEL DO CHATGPT NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O objetivo da presente pesquisa consiste em explorar as formas como o ChatGPT, um modelo de linguagem avançado de inteligência artificial (IA), está revolucionando o ensino da Matemática. Para tanto, abordam-se os principais benefícios que essa tecnologia pode oferecer para os estudantes e para os professores, tais como: a personalização do aprendizado, a promoção da interatividade e o desenvolvimento de habilidades matemáticas complexas. Desse modo, apresentam-se ainda estratégias de implementação do ChatGPT no ambito das salas de aula, levando em consideração os diferentes níveis de ensino e estilos de aprendizagem. Por fim, discute-se acerca dos principais desafios que precisam ser superados com vistas à garantia de uma utilização eficaz dessa ferramenta inovadora, incluindo as questões éticas e de acesso à tecnologia. Para embasar este estudo, realiza-se um levantamento bibliográfico em bases de dados relevantes, tais como: Google Scholar, Scielo e Eric. Nesse empreendimento, foram selecionados artigos científicos publicados nos idiomas português e inglês, nos últimos cinco anos, que abordam o uso do ChatGPT no ensino da Matemática. Cabe reforçar que a análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, de modo que o foco recaiu sobre a identificação dos principais benefícios, desafios e estratégias de implementação do ChatGPT no contexto das salas de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12386_TB4565_05102024164939.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA MARIA SIQUEIRA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marcia.siqueira@rede.ulbra.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O objetivo da presente pesquisa consiste em explorar as formas como o ChatGPT, um modelo de linguagem avançado de inteligência artificial (IA), está revolucionando o ensino da Matemática. Para tanto, abordam-se os principais benefícios que essa tecnologia pode oferecer para os estudantes e para os professores, tais como: a personalização do aprendizado, a promoção da interatividade e o desenvolvimento de habilidades matemáticas complexas. Desse modo, apresentam-se ainda estratégias de implementação do ChatGPT no ambito das salas de aula, levando em consideração os diferentes níveis de ensino e estilos de aprendizagem. Por fim, discute-se acerca dos principais desafios que precisam ser superados com vistas à garantia de uma utilização eficaz dessa ferramenta inovadora, incluindo as questões éticas e de acesso à tecnologia. Para embasar este estudo, realiza-se um levantamento bibliográfico em bases de dados relevantes, tais como: Google Scholar, Scielo e Eric. Nesse empreendimento, foram selecionados artigos científicos publicados nos idiomas português e inglês, nos últimos cinco anos, que abordam o uso do ChatGPT no ensino da Matemática. Cabe reforçar que a análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, de modo que o foco recaiu sobre a identificação dos principais benefícios, desafios e estratégias de implementação do ChatGPT no contexto das salas de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.