Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DUPLA EXCEPCIONALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: O ESTADO DA ARTE NO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113573
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6694
    "inscrito_id" => 16311
    "titulo" => "DUPLA EXCEPCIONALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: O ESTADO DA ARTE NO BRASIL"
    "resumo" => "A Dupla Excepcionalidade (DE) é uma condição em que o indivíduo apresenta Altas Habilidades/Superdotação e uma deficiência, transtorno e/ou dificuldade de aprendizagem, muitas vezes vista como uma anulação/potencialização na capacidade de aprendizagem levando em conta fatores biológicos, ambientais e socioemocionais. Autores identificaram que se trata de um tema pouco estudado no Brasil e com uma carência maior ainda quando se trata do Ensino de Ciências. O objetivo dessa pesquisa foi identificar e analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as produções bibliográficas realizadas sobre a Dupla Excepcionalidade no contexto do Ensino de Ciências, de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontaram pouca produção acadêmica sobre a DE no Ensino de Ciências. Foram encontradas duas produções: um Trabalho de Conclusão de Curso, com foco na suplementação pedagógica de estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades na área de Exatas, e um artigo sobre Atendimento Educacional Especializado de estudantes com DE. Dada a escassez de pesquisas na interface entre Dupla Excepcionalidade e Ensino de Ciências, concluímos que urge a necessidade de que essa temática e condição seja mais estudada, para que seja conhecida e se busque compreender o fenômeno, de forma a garantir os devidos direitos dos indivíduos com DE. Foi muito notado que o fenômeno como tem sido investigado tende a transparecer duas concepções antagonistas sobre a DE, a de combinação entre condições e a de somatório de condições de existência. Essa dualidade faz com que o AEE para esses estudantes seja ofertado de forma fragmentada, fazendo-se ineficaz e incompleto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16311_TB6694_26102024052056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO FELIPE CAMILO LOÇASSO DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "João Loçasso"
    "autor_email" => "joaolossasso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113573
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6694
    "inscrito_id" => 16311
    "titulo" => "DUPLA EXCEPCIONALIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: O ESTADO DA ARTE NO BRASIL"
    "resumo" => "A Dupla Excepcionalidade (DE) é uma condição em que o indivíduo apresenta Altas Habilidades/Superdotação e uma deficiência, transtorno e/ou dificuldade de aprendizagem, muitas vezes vista como uma anulação/potencialização na capacidade de aprendizagem levando em conta fatores biológicos, ambientais e socioemocionais. Autores identificaram que se trata de um tema pouco estudado no Brasil e com uma carência maior ainda quando se trata do Ensino de Ciências. O objetivo dessa pesquisa foi identificar e analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as produções bibliográficas realizadas sobre a Dupla Excepcionalidade no contexto do Ensino de Ciências, de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontaram pouca produção acadêmica sobre a DE no Ensino de Ciências. Foram encontradas duas produções: um Trabalho de Conclusão de Curso, com foco na suplementação pedagógica de estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades na área de Exatas, e um artigo sobre Atendimento Educacional Especializado de estudantes com DE. Dada a escassez de pesquisas na interface entre Dupla Excepcionalidade e Ensino de Ciências, concluímos que urge a necessidade de que essa temática e condição seja mais estudada, para que seja conhecida e se busque compreender o fenômeno, de forma a garantir os devidos direitos dos indivíduos com DE. Foi muito notado que o fenômeno como tem sido investigado tende a transparecer duas concepções antagonistas sobre a DE, a de combinação entre condições e a de somatório de condições de existência. Essa dualidade faz com que o AEE para esses estudantes seja ofertado de forma fragmentada, fazendo-se ineficaz e incompleto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16311_TB6694_26102024052056.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO FELIPE CAMILO LOÇASSO DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "João Loçasso"
    "autor_email" => "joaolossasso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Dupla Excepcionalidade (DE) é uma condição em que o indivíduo apresenta Altas Habilidades/Superdotação e uma deficiência, transtorno e/ou dificuldade de aprendizagem, muitas vezes vista como uma anulação/potencialização na capacidade de aprendizagem levando em conta fatores biológicos, ambientais e socioemocionais. Autores identificaram que se trata de um tema pouco estudado no Brasil e com uma carência maior ainda quando se trata do Ensino de Ciências. O objetivo dessa pesquisa foi identificar e analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as produções bibliográficas realizadas sobre a Dupla Excepcionalidade no contexto do Ensino de Ciências, de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os resultados apontaram pouca produção acadêmica sobre a DE no Ensino de Ciências. Foram encontradas duas produções: um Trabalho de Conclusão de Curso, com foco na suplementação pedagógica de estudantes com Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades na área de Exatas, e um artigo sobre Atendimento Educacional Especializado de estudantes com DE. Dada a escassez de pesquisas na interface entre Dupla Excepcionalidade e Ensino de Ciências, concluímos que urge a necessidade de que essa temática e condição seja mais estudada, para que seja conhecida e se busque compreender o fenômeno, de forma a garantir os devidos direitos dos indivíduos com DE. Foi muito notado que o fenômeno como tem sido investigado tende a transparecer duas concepções antagonistas sobre a DE, a de combinação entre condições e a de somatório de condições de existência. Essa dualidade faz com que o AEE para esses estudantes seja ofertado de forma fragmentada, fazendo-se ineficaz e incompleto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.