Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PRÁTICAS DA CULTURA CORPORAL DE MULHERES DE TERREIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112025
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4490
    "inscrito_id" => 9326
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PRÁTICAS DA CULTURA CORPORAL DE MULHERES DE TERREIRO"
    "resumo" => "No cenário educacional brasileiro, a Educação Étnico-Racial ganha espaços em estudos, pesquisas, diretrizes curriculares pela implantação da Lei n.º 10.639/2003 para Educação Básica e Ensino Superior com a inclusão da Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Categorias como diversidade, discriminação, preconceito, racismo, injúria racial, constituem temáticas representativas na produção do conhecimento em diferentes áreas. Na Educação Física, escolas e universidades incluíram nos currículos e programas, pela obrigatoriedade, disciplinas para atender à legislação. No curso de licenciatura em Educação Física-UFPE, foi incluída a disciplina Educação Física Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Escola. Desta, nasceu a problemática deste estudo: como as mulheres de terreiro materializam práticas da cultura corporal que afloram pressupostos da Educação Étnico-Racial com a comunidade? Esta pesquisa valoriza práticas da cultura corporal de mulheres de terreiros em Pernambuco na dimensão da Educação Étnico-racial pela relevância que suas práticas imprimem no real concreto-social. Desdobramento de um projeto mãe, em andamento, conta com a participação de estudantes e/ou monitores da disciplina, cujo objetivo é identificar como se concretizam os pressupostos da Educação Étnico-racial nas práticas da cultura corporal de mulheres de terreiros pernambucanos, que visam eliminar o racismo estrutural e racismo religioso. Metodologicamente, baseia-se na Teoria Crítica e Etnometodológica para análises dos dados coletados por meio de entrevista narrativa e observação participante, a fim de identificar pressupostos da Educação Étnico-Racial que constituem as práticas de mulheres de terreiro pernambucano que contribuem para incorporação de posturas e atitudes antirracistas e fomentar a formação inicial de professores pela inserção de estudantes nos terreiros. Assim, espera-se criar estratégias pedagógicas que estimulem práticas que superem o racismo estrutural e religioso nos terreiros e na graduação em Educação Física e, ainda, produzir e editar um vídeo-documentário construído por estudantes, mulheres de terreiro e a comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9326_TB4490_14102024095728.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZA LUIZA DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "Tereza França"
    "autor_email" => "tereza.franca@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112025
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4490
    "inscrito_id" => 9326
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PRÁTICAS DA CULTURA CORPORAL DE MULHERES DE TERREIRO"
    "resumo" => "No cenário educacional brasileiro, a Educação Étnico-Racial ganha espaços em estudos, pesquisas, diretrizes curriculares pela implantação da Lei n.º 10.639/2003 para Educação Básica e Ensino Superior com a inclusão da Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Categorias como diversidade, discriminação, preconceito, racismo, injúria racial, constituem temáticas representativas na produção do conhecimento em diferentes áreas. Na Educação Física, escolas e universidades incluíram nos currículos e programas, pela obrigatoriedade, disciplinas para atender à legislação. No curso de licenciatura em Educação Física-UFPE, foi incluída a disciplina Educação Física Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Escola. Desta, nasceu a problemática deste estudo: como as mulheres de terreiro materializam práticas da cultura corporal que afloram pressupostos da Educação Étnico-Racial com a comunidade? Esta pesquisa valoriza práticas da cultura corporal de mulheres de terreiros em Pernambuco na dimensão da Educação Étnico-racial pela relevância que suas práticas imprimem no real concreto-social. Desdobramento de um projeto mãe, em andamento, conta com a participação de estudantes e/ou monitores da disciplina, cujo objetivo é identificar como se concretizam os pressupostos da Educação Étnico-racial nas práticas da cultura corporal de mulheres de terreiros pernambucanos, que visam eliminar o racismo estrutural e racismo religioso. Metodologicamente, baseia-se na Teoria Crítica e Etnometodológica para análises dos dados coletados por meio de entrevista narrativa e observação participante, a fim de identificar pressupostos da Educação Étnico-Racial que constituem as práticas de mulheres de terreiro pernambucano que contribuem para incorporação de posturas e atitudes antirracistas e fomentar a formação inicial de professores pela inserção de estudantes nos terreiros. Assim, espera-se criar estratégias pedagógicas que estimulem práticas que superem o racismo estrutural e religioso nos terreiros e na graduação em Educação Física e, ainda, produzir e editar um vídeo-documentário construído por estudantes, mulheres de terreiro e a comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9326_TB4490_14102024095728.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZA LUIZA DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "Tereza França"
    "autor_email" => "tereza.franca@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No cenário educacional brasileiro, a Educação Étnico-Racial ganha espaços em estudos, pesquisas, diretrizes curriculares pela implantação da Lei n.º 10.639/2003 para Educação Básica e Ensino Superior com a inclusão da Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Categorias como diversidade, discriminação, preconceito, racismo, injúria racial, constituem temáticas representativas na produção do conhecimento em diferentes áreas. Na Educação Física, escolas e universidades incluíram nos currículos e programas, pela obrigatoriedade, disciplinas para atender à legislação. No curso de licenciatura em Educação Física-UFPE, foi incluída a disciplina Educação Física Diversidade e Relações Étnico-Raciais na Escola. Desta, nasceu a problemática deste estudo: como as mulheres de terreiro materializam práticas da cultura corporal que afloram pressupostos da Educação Étnico-Racial com a comunidade? Esta pesquisa valoriza práticas da cultura corporal de mulheres de terreiros em Pernambuco na dimensão da Educação Étnico-racial pela relevância que suas práticas imprimem no real concreto-social. Desdobramento de um projeto mãe, em andamento, conta com a participação de estudantes e/ou monitores da disciplina, cujo objetivo é identificar como se concretizam os pressupostos da Educação Étnico-racial nas práticas da cultura corporal de mulheres de terreiros pernambucanos, que visam eliminar o racismo estrutural e racismo religioso. Metodologicamente, baseia-se na Teoria Crítica e Etnometodológica para análises dos dados coletados por meio de entrevista narrativa e observação participante, a fim de identificar pressupostos da Educação Étnico-Racial que constituem as práticas de mulheres de terreiro pernambucano que contribuem para incorporação de posturas e atitudes antirracistas e fomentar a formação inicial de professores pela inserção de estudantes nos terreiros. Assim, espera-se criar estratégias pedagógicas que estimulem práticas que superem o racismo estrutural e religioso nos terreiros e na graduação em Educação Física e, ainda, produzir e editar um vídeo-documentário construído por estudantes, mulheres de terreiro e a comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.