SOUSA, Fabiana Marilha Paulino De et al.. Um novo olhar sobre o ibura. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/111968>. Acesso em: 25/12/2024 21:30
A Educação de Jovens e Adultos é direcionada para jovens que não tiveram acesso na idade correta por diversos motivos. No Brasil, observa-se que esta modalidade tem passado por mudanças, inclusive no que concerne a metodologia de trabalho. Neste sentido, é importante pensar, planejar e aplicar metodologias que supram as necessidades destes sujeitos ao retornarem para o ambiente escolar. E para isto, foi pensado um projeto para que além de sentirem-se sujeitos atuantes, também sintam-se protagonistas de suas histórias. Assim, um novo olhar sobre a comunidade em que estão inseridos foi proposto. Aliado a isto, incluímos o uso de recursos tecnológicos tais como: computadores, tablets e smartphones para auxiliar o processo de pesquisa e divulgação de resultados. Além de oficinas realizadas com a Utec Ibura, de fotografia, de cinema e de animação para os alunos utilizarem em todo o processo de pesquisa e produção. Registramos os relatos dos estudantes sobre a comunidade no início do projeto e ao final, coletivamente, verificamos quais as potencialidades que o bairro possui e podem ser divulgadas e exploradas de forma positiva. Num segundo momento, houve o registro fotográfico feito pelos estudantes da EJA, da Escola Municipal em Tempo Integral Maria Sampaio de Lucena, que dividiram-se em grupos para realizar os registros fotográficos dos equipamentos sociais que representam culturalmente e economicamente o bairro do Ibura. Os registros foram de locais que eles acreditavam ser importantes para a comunidade. O resultado foi uma exposição fotográfica realizada de forma crítica para repensarmos a função histórica e os valores do bairro do Ibura para a sociedade recifense e pernambucana. E a partir da divulgação deste trabalho, ampliarmos a possibilidade de olharmos para um mesmo local de forma mais crítica e construtiva.