Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FONTES HISTÓRICAS E O OFÍCIO DO HISTORIADOR NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da educação
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Neste artigo, ampliaremos este debate fazendo uso de autores como Borges (2013); Pinsky (2020) e Barros (2019; 2020). Como fundamento metodológico, utilizaremos a pesquisa bibliográfica a partir de nosso quadro teórico já apresentado, bem como sistematizar as ações coletivas realizadas em sala a partir da seguinte questão norteadora: “O que pode ser uma fonte histórica?”. Nesta atividade de ensino, cada estudante trouxe um objeto pessoal e a partir de cada objeto, oportunizamos conhecer a sua subjetividade, a troca de experiências e os contextos em que foram produzidos considerando as categorias tempo e espaço. Podemos perceber, que o legado deixado pela Escola dos Annales, a saber: a interdisciplinaridade e a ampliação das fontes históricas como tudo aquilo que é produzido ou utilizado pelos seres humanos, novos contornos foram oportunizados para produção de conhecimento a partir da relação passado e presente. 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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho, busca apresentar os resultados da atividade de ensino, realizada na disciplina de Fundamentos Históricos da Educação, 1º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri -URCA, campus Pimenta. Durante a aula “A História, os homens e o tempo”, foi realizado a discussão teórica da Obra “Apologia da História ou Ofício do Historiador” de Marc Bloch (2002). Neste artigo, ampliaremos este debate fazendo uso de autores como Borges (2013); Pinsky (2020) e Barros (2019; 2020). Como fundamento metodológico, utilizaremos a pesquisa bibliográfica a partir de nosso quadro teórico já apresentado, bem como sistematizar as ações coletivas realizadas em sala a partir da seguinte questão norteadora: “O que pode ser uma fonte histórica?”. Nesta atividade de ensino, cada estudante trouxe um objeto pessoal e a partir de cada objeto, oportunizamos conhecer a sua subjetividade, a troca de experiências e os contextos em que foram produzidos considerando as categorias tempo e espaço. Podemos perceber, que o legado deixado pela Escola dos Annales, a saber: a interdisciplinaridade e a ampliação das fontes históricas como tudo aquilo que é produzido ou utilizado pelos seres humanos, novos contornos foram oportunizados para produção de conhecimento a partir da relação passado e presente. Por fim, salientamos que a atividade de ensino pode desenvolver nos alunos a capacidade de articulação das ideias numa proposta teórico-prática e a troca de experiências vividas entre eles, o objeto (antigo), ou até mesmo entre membros de sua família.

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