Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO HÍBRIDA E FLEXÍVEL NA EJA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA PANDEMIA E DO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111894
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4301
    "inscrito_id" => 13553
    "titulo" => "EDUCAÇÃO HÍBRIDA E FLEXÍVEL NA EJA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA PANDEMIA E DO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Este estudo apresenta os resultados de um projeto de investigação que buscou analisar como práticas de ensino e aprendizagem mais híbridas e flexíveis podem contribuir para a especificidade da oferta educacional na Educação de Jovens e Adultos - EJA, considerando as características próprias da modalidade e a experiência de ensino remoto durante a pandemia. Para isso, foi desenvolvido um estudo bibliográfico a partir do levantamento de pesquisas sobre o ensino remoto desenvolvidas durante os anos de 2020 e 2021 com a EJA, nas cinco regiões brasileiras. As análises construídas indicam que a chegada inesperada da situação pandêmica, que provocou o encerramento imediato das aulas presenciais, além de ter evidenciado a falta de centralidade da EJA na gestão da educação pública, demandou às redes de escolas decisões rápidas, sem tempo e recursos suficientes para fundamentar adequadamente o ensino não presencial. Ações como a formação de todos os envolvidos, o desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica apropriada, o planejamento dos currículos, conteúdos e práticas de acompanhamento e avaliação não foram fundamentadas com base nos princípios de uma educação humanizada que priorize a equidade de oportunidades. No entanto, com base na análise de pesquisas conduzidas em todas as regiões do Brasil, constatou-se que o ensino remoto, de forma mais ou menos efetiva, proporcionou o questionamento do formato tradicional de educação de jovens e adultos, ampliando a reflexão sobre novas abordagens relacionadas a personalização, mediação, arranjos curriculares e concepções de aprendizagem que priorizem a autonomia dos estudantes na relação com o uso das tecnologias digitais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13553_TB4301_14062024183413.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUCELIA SILVA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "analuceli@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111894
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4301
    "inscrito_id" => 13553
    "titulo" => "EDUCAÇÃO HÍBRIDA E FLEXÍVEL NA EJA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DA PANDEMIA E DO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Este estudo apresenta os resultados de um projeto de investigação que buscou analisar como práticas de ensino e aprendizagem mais híbridas e flexíveis podem contribuir para a especificidade da oferta educacional na Educação de Jovens e Adultos - EJA, considerando as características próprias da modalidade e a experiência de ensino remoto durante a pandemia. Para isso, foi desenvolvido um estudo bibliográfico a partir do levantamento de pesquisas sobre o ensino remoto desenvolvidas durante os anos de 2020 e 2021 com a EJA, nas cinco regiões brasileiras. As análises construídas indicam que a chegada inesperada da situação pandêmica, que provocou o encerramento imediato das aulas presenciais, além de ter evidenciado a falta de centralidade da EJA na gestão da educação pública, demandou às redes de escolas decisões rápidas, sem tempo e recursos suficientes para fundamentar adequadamente o ensino não presencial. Ações como a formação de todos os envolvidos, o desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica apropriada, o planejamento dos currículos, conteúdos e práticas de acompanhamento e avaliação não foram fundamentadas com base nos princípios de uma educação humanizada que priorize a equidade de oportunidades. No entanto, com base na análise de pesquisas conduzidas em todas as regiões do Brasil, constatou-se que o ensino remoto, de forma mais ou menos efetiva, proporcionou o questionamento do formato tradicional de educação de jovens e adultos, ampliando a reflexão sobre novas abordagens relacionadas a personalização, mediação, arranjos curriculares e concepções de aprendizagem que priorizem a autonomia dos estudantes na relação com o uso das tecnologias digitais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13553_TB4301_14062024183413.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUCELIA SILVA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "analuceli@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de um projeto de investigação que buscou analisar como práticas de ensino e aprendizagem mais híbridas e flexíveis podem contribuir para a especificidade da oferta educacional na Educação de Jovens e Adultos - EJA, considerando as características próprias da modalidade e a experiência de ensino remoto durante a pandemia. Para isso, foi desenvolvido um estudo bibliográfico a partir do levantamento de pesquisas sobre o ensino remoto desenvolvidas durante os anos de 2020 e 2021 com a EJA, nas cinco regiões brasileiras. As análises construídas indicam que a chegada inesperada da situação pandêmica, que provocou o encerramento imediato das aulas presenciais, além de ter evidenciado a falta de centralidade da EJA na gestão da educação pública, demandou às redes de escolas decisões rápidas, sem tempo e recursos suficientes para fundamentar adequadamente o ensino não presencial. Ações como a formação de todos os envolvidos, o desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica apropriada, o planejamento dos currículos, conteúdos e práticas de acompanhamento e avaliação não foram fundamentadas com base nos princípios de uma educação humanizada que priorize a equidade de oportunidades. No entanto, com base na análise de pesquisas conduzidas em todas as regiões do Brasil, constatou-se que o ensino remoto, de forma mais ou menos efetiva, proporcionou o questionamento do formato tradicional de educação de jovens e adultos, ampliando a reflexão sobre novas abordagens relacionadas a personalização, mediação, arranjos curriculares e concepções de aprendizagem que priorizem a autonomia dos estudantes na relação com o uso das tecnologias digitais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.