Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE VÍDEO AULAS ATRAVÉS DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111892
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4297
    "inscrito_id" => 13698
    "titulo" => "O USO DE VÍDEO AULAS ATRAVÉS DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico tem crescido de maneira vertiginosa, integrando-se em todos os setores da sociedade e também na prática pedagógica, exigindo uma reflexão sobre impactos das novas tecnologias no processo educacional. A tecnologia ou, para ser mais exato, a técnica, sempre foi algo utilizado na tentativa de facilitar a vida em sociedade o que de fato melhorou não só a possibilidade de comunicação de todos e todas que nela buscam por algo, mas também a prática dos estudos através das plataformas digitais. Tudo se tornou de fácil acesso e de livre alcance, múltiplas portas se abriram para a educação. Diante de tais possibilidade e desafios, pretende-se expor, neste artigo, os dados de uma pesquisa possibilitada através de um levantamento de dados, aplicada em questionários semiestruturados com o quantitativo de 91 alunos da Universidade Federal do Amazonas- Ufam, que teve como objetivo realizar uma análise do YouTube como uma plataforma digital de ensino e aprendizagem. Como metodologia utilizou-se pesquisa descritiva, com uma abordagem quanti- qualitativa, a partir da qual foi possível analisar o fenômeno em pauta. A abordagem quanti-qualitativa foi realizada a partir do levantamento e da amostragem por acessibilidade, considerando que a abordagem quanti-qualitativa permite levantar pontos de vista, opiniões sobre determinados assuntos, reconhecer interesses, descobrir tendências, identificar comportamentos. Dentre os canais analisados no YouTube destaca-se o canal “Pan Sophia” (Toda Sabedoria), que vem sendo utilizado como material didático de ensino e aprendizado com os discentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (campus de Parintins). Conclui-se a partir da análise de dados, que as instituições de ensino devem estar atentas aos avanços tecnológicos e seus impactos na vida em sociedade, ampliando inclusive a possibilidade de criar novas metodologias que tornem o ensino criativo e atrativo para alunos e professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13698_TB4297_09102024124050.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELE ALMEIDA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELE Almeida"
    "autor_email" => "almeidaadriele76@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111892
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4297
    "inscrito_id" => 13698
    "titulo" => "O USO DE VÍDEO AULAS ATRAVÉS DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico tem crescido de maneira vertiginosa, integrando-se em todos os setores da sociedade e também na prática pedagógica, exigindo uma reflexão sobre impactos das novas tecnologias no processo educacional. A tecnologia ou, para ser mais exato, a técnica, sempre foi algo utilizado na tentativa de facilitar a vida em sociedade o que de fato melhorou não só a possibilidade de comunicação de todos e todas que nela buscam por algo, mas também a prática dos estudos através das plataformas digitais. Tudo se tornou de fácil acesso e de livre alcance, múltiplas portas se abriram para a educação. Diante de tais possibilidade e desafios, pretende-se expor, neste artigo, os dados de uma pesquisa possibilitada através de um levantamento de dados, aplicada em questionários semiestruturados com o quantitativo de 91 alunos da Universidade Federal do Amazonas- Ufam, que teve como objetivo realizar uma análise do YouTube como uma plataforma digital de ensino e aprendizagem. Como metodologia utilizou-se pesquisa descritiva, com uma abordagem quanti- qualitativa, a partir da qual foi possível analisar o fenômeno em pauta. A abordagem quanti-qualitativa foi realizada a partir do levantamento e da amostragem por acessibilidade, considerando que a abordagem quanti-qualitativa permite levantar pontos de vista, opiniões sobre determinados assuntos, reconhecer interesses, descobrir tendências, identificar comportamentos. Dentre os canais analisados no YouTube destaca-se o canal “Pan Sophia” (Toda Sabedoria), que vem sendo utilizado como material didático de ensino e aprendizado com os discentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (campus de Parintins). Conclui-se a partir da análise de dados, que as instituições de ensino devem estar atentas aos avanços tecnológicos e seus impactos na vida em sociedade, ampliando inclusive a possibilidade de criar novas metodologias que tornem o ensino criativo e atrativo para alunos e professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13698_TB4297_09102024124050.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELE ALMEIDA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELE Almeida"
    "autor_email" => "almeidaadriele76@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico tem crescido de maneira vertiginosa, integrando-se em todos os setores da sociedade e também na prática pedagógica, exigindo uma reflexão sobre impactos das novas tecnologias no processo educacional. A tecnologia ou, para ser mais exato, a técnica, sempre foi algo utilizado na tentativa de facilitar a vida em sociedade o que de fato melhorou não só a possibilidade de comunicação de todos e todas que nela buscam por algo, mas também a prática dos estudos através das plataformas digitais. Tudo se tornou de fácil acesso e de livre alcance, múltiplas portas se abriram para a educação. Diante de tais possibilidade e desafios, pretende-se expor, neste artigo, os dados de uma pesquisa possibilitada através de um levantamento de dados, aplicada em questionários semiestruturados com o quantitativo de 91 alunos da Universidade Federal do Amazonas- Ufam, que teve como objetivo realizar uma análise do YouTube como uma plataforma digital de ensino e aprendizagem. Como metodologia utilizou-se pesquisa descritiva, com uma abordagem quanti- qualitativa, a partir da qual foi possível analisar o fenômeno em pauta. A abordagem quanti-qualitativa foi realizada a partir do levantamento e da amostragem por acessibilidade, considerando que a abordagem quanti-qualitativa permite levantar pontos de vista, opiniões sobre determinados assuntos, reconhecer interesses, descobrir tendências, identificar comportamentos. Dentre os canais analisados no YouTube destaca-se o canal “Pan Sophia” (Toda Sabedoria), que vem sendo utilizado como material didático de ensino e aprendizado com os discentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (campus de Parintins). Conclui-se a partir da análise de dados, que as instituições de ensino devem estar atentas aos avanços tecnológicos e seus impactos na vida em sociedade, ampliando inclusive a possibilidade de criar novas metodologias que tornem o ensino criativo e atrativo para alunos e professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.