Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111881
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4281
    "inscrito_id" => 8964
    "titulo" => "A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "A fim de compreender os elementos constitutivos da identidade docente de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineamos como foco desta investigação a dimensão identitária profissional na perspectiva de educadores da Rede Pública Municipal de Ensino de São João da Fronteira – PI. Tendo como objeto de estudo os elementos que constituem a identidade docente. O presente estudo é um recorte de monografia finalizada e intitulada: elementos constitutivos da identidade docente: percepções de professores do Ensino Fundamental de São João da Fronteira -PI, com a seguinte questão-problema: quais elementos constituem a identidade docente dos professores que ensinam nos anos iniciais no Ensino Fundamental? O embasamento teórico pauta\x02se nos estudos de Dubar (1997; 2006; 2012), Hall (2006) e Pimenta (1996; 1999; 2006), que por sua vez, conduzem os estudos sobre a identidade docente. A metodologia ancora-se na pesquisa de natureza qualitativa e exploratória com Minayo (2001); Gil (2002) e Flick (2009), os participantes foram 04 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o lócus da pesquisa foi (01) uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de São João da Fronteira – PI. Como instrumento de produção de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada, subsidiada por um roteiro composto de perguntas mistas. Os principais resultados apontam que: a identidade docente é constituída por elementos procedimentais, formativos e reflexivos; as identidades docentes são tanto individuais como coletivas; e a dimensão identitária docente está em volta do processo de desenvolvimento profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8964_TB4281_27102024233336.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELO MATEUS ARAÚJO DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELO MATEUS"
    "autor_email" => "matheusaraujobrito07@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111881
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4281
    "inscrito_id" => 8964
    "titulo" => "A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE"
    "resumo" => "A fim de compreender os elementos constitutivos da identidade docente de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineamos como foco desta investigação a dimensão identitária profissional na perspectiva de educadores da Rede Pública Municipal de Ensino de São João da Fronteira – PI. Tendo como objeto de estudo os elementos que constituem a identidade docente. O presente estudo é um recorte de monografia finalizada e intitulada: elementos constitutivos da identidade docente: percepções de professores do Ensino Fundamental de São João da Fronteira -PI, com a seguinte questão-problema: quais elementos constituem a identidade docente dos professores que ensinam nos anos iniciais no Ensino Fundamental? O embasamento teórico pauta\x02se nos estudos de Dubar (1997; 2006; 2012), Hall (2006) e Pimenta (1996; 1999; 2006), que por sua vez, conduzem os estudos sobre a identidade docente. A metodologia ancora-se na pesquisa de natureza qualitativa e exploratória com Minayo (2001); Gil (2002) e Flick (2009), os participantes foram 04 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o lócus da pesquisa foi (01) uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de São João da Fronteira – PI. Como instrumento de produção de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada, subsidiada por um roteiro composto de perguntas mistas. Os principais resultados apontam que: a identidade docente é constituída por elementos procedimentais, formativos e reflexivos; as identidades docentes são tanto individuais como coletivas; e a dimensão identitária docente está em volta do processo de desenvolvimento profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8964_TB4281_27102024233336.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELO MATEUS ARAÚJO DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELO MATEUS"
    "autor_email" => "matheusaraujobrito07@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A fim de compreender os elementos constitutivos da identidade docente de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, delineamos como foco desta investigação a dimensão identitária profissional na perspectiva de educadores da Rede Pública Municipal de Ensino de São João da Fronteira – PI. Tendo como objeto de estudo os elementos que constituem a identidade docente. O presente estudo é um recorte de monografia finalizada e intitulada: elementos constitutivos da identidade docente: percepções de professores do Ensino Fundamental de São João da Fronteira -PI, com a seguinte questão-problema: quais elementos constituem a identidade docente dos professores que ensinam nos anos iniciais no Ensino Fundamental? O embasamento teórico pautase nos estudos de Dubar (1997; 2006; 2012), Hall (2006) e Pimenta (1996; 1999; 2006), que por sua vez, conduzem os estudos sobre a identidade docente. A metodologia ancora-se na pesquisa de natureza qualitativa e exploratória com Minayo (2001); Gil (2002) e Flick (2009), os participantes foram 04 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o lócus da pesquisa foi (01) uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de São João da Fronteira – PI. Como instrumento de produção de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada, subsidiada por um roteiro composto de perguntas mistas. Os principais resultados apontam que: a identidade docente é constituída por elementos procedimentais, formativos e reflexivos; as identidades docentes são tanto individuais como coletivas; e a dimensão identitária docente está em volta do processo de desenvolvimento profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.