Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O QUE A LITERATURA NOS APRESENTA?

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho apresentamos resultados parciais da Etapa 1 pertencente à tese de doutorado intitulada ‘Educação Climática Comunitária: Eixos formativos, competências e habilidades do Educador ambiental climático’, almejando compreender quais competências e habilidades são necessárias desenvolver nos educadores ambientais climáticos. Neste momento realizou-se uma revisão integrativa (RI) de artigos indexados em cinco base de dados: Google Acadêmico; Portal de Periódicos da CAPES; SciELO; Scopus; Web of Science, a partir da estratégia PICo, utilizada para a construção da pergunta norteadora de busca: 'o que um educador ambiental climático precisa saber para trabalhar com as mudanças climáticas (MC)?'. Assim, procurou-se referências bibliográficas pertinentes e definiu-se o espaço temporal de 10 anos e os critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Desta maneira, foram formuladas seis frases exatas nos idiomas português, inglês e espanhol, contemplando o espaço temporal determinado. Após as buscas, foram encontrados 1164 trabalhos, dos quais 56 foram eleitos. Deste total, 50 artigos foram selecionados na base Scholar google, que serão discutidos neste recorte por ser a plataforma mais usada por docentes e discentes, sendo apenas oito artigos com ênfase nas MC, onde quatro referiam-se à ‘educação ambiental para as MC’ (três em espanhol e um em inglês) e quatro em inglês concernentes ao ‘educador climático’. Sob a luz destes resultados, ressaltamos que encontramos dificuldades para localizar referências bibliográficas que se enquadrassem no corpus metodológico do estudo. Além disso, averiguamos com esta RI uma preocupação global com o avanço das MC e a compreensão que a educação é a atividade mitigadora com maior êxito para desenvolver competências e habilidades em educadores e nas populações de faixas etárias variadas. Finalizamos afirmando que estamos imersos em uma emergência climática, onde, neste contexto, preconiza-se que a educação climática seja dialogada com os pares, instituições de ensino e com a sociedade como uma política pública.

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