Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DE VIDA SOBRE A PESSOA SURDA: MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111771
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4130
    "inscrito_id" => 13295
    "titulo" => "NARRATIVAS DE VIDA SOBRE A PESSOA SURDA: MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho é proveniente de duas narrativas de vida que foram socializadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2023 durante as aulas das seguintes disciplinas: Libras e Educação Inclusiva. Tais narrativas relacionam-se ao universo da pessoa surda. O objetivo desse estudo é expor memórias e vivências constituídas de relações dialógicas com pessoas surdas em Belém do Pará. Trata-se de um estudo pautado nas narrativas de vida daqueles/as que protagonizaram a escrita e o delinear da pesquisa, isto é, a pesquisa deu-se por meio de autonarrativas ou autobiografias. Assim, tem-se as duas narrativas de vida: a) memórias da infância: convivência com avó materna que era uma pessoa surda (narrativa socializada na disciplina de Libras); b) exibição e discussão do filme “E seu nome é Jonas” (narrativa socializada na disciplina Educação Inclusiva). Os resultados apontam que as experiências no campo da educação de surdos contribuem para: desmistificarmos crenças e preconceitos sobre as pessoas surdas; compreendermos e aprendermos a Língua Brasileira de Sinais; oportunizarmos à visibilidade dos sujeitos surdos; debater, discutir, refletir e produzir acerca da educação de surdos no curso de pedagogia. Assim, conclui-se que é relevante entendermos que, mesmo a surdez sendo uma característica da pessoa surda, isso não a limita. As pessoas surdas são capazes de se comunicar e viver utilizando outras formas de comunicação, tais como a Libras. Cabe a formação de profissionais na área da educação inclusiva e da Libras, bem como a disponibilidade de tecnologias assistivas para a promoção da autonomia e da participação das pessoas surdas na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13295_TB4130_26102024201859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MIRANDA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Jessica Miranda"
    "autor_email" => "jessica.nascimento@iced.ufpa.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111771
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4130
    "inscrito_id" => 13295
    "titulo" => "NARRATIVAS DE VIDA SOBRE A PESSOA SURDA: MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho é proveniente de duas narrativas de vida que foram socializadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2023 durante as aulas das seguintes disciplinas: Libras e Educação Inclusiva. Tais narrativas relacionam-se ao universo da pessoa surda. O objetivo desse estudo é expor memórias e vivências constituídas de relações dialógicas com pessoas surdas em Belém do Pará. Trata-se de um estudo pautado nas narrativas de vida daqueles/as que protagonizaram a escrita e o delinear da pesquisa, isto é, a pesquisa deu-se por meio de autonarrativas ou autobiografias. Assim, tem-se as duas narrativas de vida: a) memórias da infância: convivência com avó materna que era uma pessoa surda (narrativa socializada na disciplina de Libras); b) exibição e discussão do filme “E seu nome é Jonas” (narrativa socializada na disciplina Educação Inclusiva). Os resultados apontam que as experiências no campo da educação de surdos contribuem para: desmistificarmos crenças e preconceitos sobre as pessoas surdas; compreendermos e aprendermos a Língua Brasileira de Sinais; oportunizarmos à visibilidade dos sujeitos surdos; debater, discutir, refletir e produzir acerca da educação de surdos no curso de pedagogia. Assim, conclui-se que é relevante entendermos que, mesmo a surdez sendo uma característica da pessoa surda, isso não a limita. As pessoas surdas são capazes de se comunicar e viver utilizando outras formas de comunicação, tais como a Libras. Cabe a formação de profissionais na área da educação inclusiva e da Libras, bem como a disponibilidade de tecnologias assistivas para a promoção da autonomia e da participação das pessoas surdas na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13295_TB4130_26102024201859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MIRANDA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Jessica Miranda"
    "autor_email" => "jessica.nascimento@iced.ufpa.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho é proveniente de duas narrativas de vida que foram socializadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2023 durante as aulas das seguintes disciplinas: Libras e Educação Inclusiva. Tais narrativas relacionam-se ao universo da pessoa surda. O objetivo desse estudo é expor memórias e vivências constituídas de relações dialógicas com pessoas surdas em Belém do Pará. Trata-se de um estudo pautado nas narrativas de vida daqueles/as que protagonizaram a escrita e o delinear da pesquisa, isto é, a pesquisa deu-se por meio de autonarrativas ou autobiografias. Assim, tem-se as duas narrativas de vida: a) memórias da infância: convivência com avó materna que era uma pessoa surda (narrativa socializada na disciplina de Libras); b) exibição e discussão do filme “E seu nome é Jonas” (narrativa socializada na disciplina Educação Inclusiva). Os resultados apontam que as experiências no campo da educação de surdos contribuem para: desmistificarmos crenças e preconceitos sobre as pessoas surdas; compreendermos e aprendermos a Língua Brasileira de Sinais; oportunizarmos à visibilidade dos sujeitos surdos; debater, discutir, refletir e produzir acerca da educação de surdos no curso de pedagogia. Assim, conclui-se que é relevante entendermos que, mesmo a surdez sendo uma característica da pessoa surda, isso não a limita. As pessoas surdas são capazes de se comunicar e viver utilizando outras formas de comunicação, tais como a Libras. Cabe a formação de profissionais na área da educação inclusiva e da Libras, bem como a disponibilidade de tecnologias assistivas para a promoção da autonomia e da participação das pessoas surdas na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.