Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSAR NA SUSTENTABILIDADE DESDE A INFÂNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111749
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4095
    "inscrito_id" => 13138
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSAR NA SUSTENTABILIDADE DESDE A INFÂNCIA."
    "resumo" => "No mundo atual, onde a poluição e o desperdício tornam-se cada vez mais preocupantes, é essencial educar as próximas gerações sobre práticas sustentáveis para garantir um futuro melhor para todos. O presente trabalho tem por objetivo compreender de que forma o ensino da educação ambiental impacta nos sujeitos da comunidade escolar. Ademais, cabe também analisar a maneira que ela é desenvolvida nas escolas e o impacto da formação continuada de professores para a temática. A educação ambiental é uma importante ferramenta para sensibilizar os indivíduos e levá-los a agir conscientemente, logo, a escola é um meio essencial para alcançar tal objetivo. Sob esse viés, foi realizado um estudo na Escola Municipal Brilho do Sol a partir da contação de histórias dos livros "O planeta está com febre" e “As cores da reciclagem”, seguido por uma oficina de construção de brinquedos com base em materiais recicláveis, visando levar aprendizagens significativas sobre o consumo e desperdício de forma lúdica para crianças de turmas de 4º e 5º ano. Além disso, houve também um levantamento de pesquisa que analisou como a temática é abordada em sala de aula e a forma que se aprende, posto que nem sempre a maneira que é ensinada transmite conhecimentos geradores de uma visão crítica necessária para o desenvolvimento de hábitos ambientalmente corretos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13138_TB4095_18102024210758.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA DE SANTANA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA"
    "autor_email" => "melissasantana595@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111749
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4095
    "inscrito_id" => 13138
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSAR NA SUSTENTABILIDADE DESDE A INFÂNCIA."
    "resumo" => "No mundo atual, onde a poluição e o desperdício tornam-se cada vez mais preocupantes, é essencial educar as próximas gerações sobre práticas sustentáveis para garantir um futuro melhor para todos. O presente trabalho tem por objetivo compreender de que forma o ensino da educação ambiental impacta nos sujeitos da comunidade escolar. Ademais, cabe também analisar a maneira que ela é desenvolvida nas escolas e o impacto da formação continuada de professores para a temática. A educação ambiental é uma importante ferramenta para sensibilizar os indivíduos e levá-los a agir conscientemente, logo, a escola é um meio essencial para alcançar tal objetivo. Sob esse viés, foi realizado um estudo na Escola Municipal Brilho do Sol a partir da contação de histórias dos livros "O planeta está com febre" e “As cores da reciclagem”, seguido por uma oficina de construção de brinquedos com base em materiais recicláveis, visando levar aprendizagens significativas sobre o consumo e desperdício de forma lúdica para crianças de turmas de 4º e 5º ano. Além disso, houve também um levantamento de pesquisa que analisou como a temática é abordada em sala de aula e a forma que se aprende, posto que nem sempre a maneira que é ensinada transmite conhecimentos geradores de uma visão crítica necessária para o desenvolvimento de hábitos ambientalmente corretos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13138_TB4095_18102024210758.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA DE SANTANA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA"
    "autor_email" => "melissasantana595@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No mundo atual, onde a poluição e o desperdício tornam-se cada vez mais preocupantes, é essencial educar as próximas gerações sobre práticas sustentáveis para garantir um futuro melhor para todos. O presente trabalho tem por objetivo compreender de que forma o ensino da educação ambiental impacta nos sujeitos da comunidade escolar. Ademais, cabe também analisar a maneira que ela é desenvolvida nas escolas e o impacto da formação continuada de professores para a temática. A educação ambiental é uma importante ferramenta para sensibilizar os indivíduos e levá-los a agir conscientemente, logo, a escola é um meio essencial para alcançar tal objetivo. Sob esse viés, foi realizado um estudo na Escola Municipal Brilho do Sol a partir da contação de histórias dos livros "O planeta está com febre" e “As cores da reciclagem”, seguido por uma oficina de construção de brinquedos com base em materiais recicláveis, visando levar aprendizagens significativas sobre o consumo e desperdício de forma lúdica para crianças de turmas de 4º e 5º ano. Além disso, houve também um levantamento de pesquisa que analisou como a temática é abordada em sala de aula e a forma que se aprende, posto que nem sempre a maneira que é ensinada transmite conhecimentos geradores de uma visão crítica necessária para o desenvolvimento de hábitos ambientalmente corretos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.