Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO E ACESSIBIIDADE DE CRIANÇAS AUTISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111694
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4006
    "inscrito_id" => 12055
    "titulo" => "UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO E ACESSIBIIDADE DE CRIANÇAS AUTISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, apresenta algumas reflexões acerca da educação especial e inclusiva e os direitos sobre a efetivação da acessibilidade no ambiente escolar, com um recorte de análises de artigos e obras de autores que abordam sobre o tema desenvolvido, tendo como indicadores 3 descritores: “Acessibilidade no ambiente escolar”, “Instrumentos pedagógico e autismo”, “Inclusão no ambiente escolar de alunos autistas”. A discussão sobre a inclusão de crianças autistas nas escolas, tornou-se um tema desafiador e requer um olhar holístico diante do contexto referente a consolidação de um ambiente que possa favorecer o desenvolvimento social e cognitivo da criança no contexto escolar. Mesmo com as mudanças ocorridas ao longo da trajetória da educação inclusiva, o ato da inclusão não deve significar e ser pautada apenas com a efetivação da matricula do aluno em uma instituição de ensino regular, mas garantir e assegurar o suporte necessário’ para o seu desenvolvimento ao longo da sua jornada estudantil/acadêmica. Cabe uma reflexão e analise sob o viés teórico de como esse suporte deve ser realizado, de qual maneira o conceito de inclusão e acessibilidade no ambiente escolar é colocado nas normativas e obras de pesquisadores e como a acessibilidade e a inclusão no ambiente escolar é um fator importante para a evolução do aluno autista. São essas inquietações que constrói saberes e competências para fortalecer o processo das políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva, sendo uma ponte para a consolidação dos direitos e a efetivação coerente das práticas inclusivas no âmbito educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12055_TB4006_27102024111946.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALISSA MARIHÁ FEIJÓ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALISSA FEIJO"
    "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111694
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4006
    "inscrito_id" => 12055
    "titulo" => "UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO E ACESSIBIIDADE DE CRIANÇAS AUTISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, apresenta algumas reflexões acerca da educação especial e inclusiva e os direitos sobre a efetivação da acessibilidade no ambiente escolar, com um recorte de análises de artigos e obras de autores que abordam sobre o tema desenvolvido, tendo como indicadores 3 descritores: “Acessibilidade no ambiente escolar”, “Instrumentos pedagógico e autismo”, “Inclusão no ambiente escolar de alunos autistas”. A discussão sobre a inclusão de crianças autistas nas escolas, tornou-se um tema desafiador e requer um olhar holístico diante do contexto referente a consolidação de um ambiente que possa favorecer o desenvolvimento social e cognitivo da criança no contexto escolar. Mesmo com as mudanças ocorridas ao longo da trajetória da educação inclusiva, o ato da inclusão não deve significar e ser pautada apenas com a efetivação da matricula do aluno em uma instituição de ensino regular, mas garantir e assegurar o suporte necessário’ para o seu desenvolvimento ao longo da sua jornada estudantil/acadêmica. Cabe uma reflexão e analise sob o viés teórico de como esse suporte deve ser realizado, de qual maneira o conceito de inclusão e acessibilidade no ambiente escolar é colocado nas normativas e obras de pesquisadores e como a acessibilidade e a inclusão no ambiente escolar é um fator importante para a evolução do aluno autista. São essas inquietações que constrói saberes e competências para fortalecer o processo das políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva, sendo uma ponte para a consolidação dos direitos e a efetivação coerente das práticas inclusivas no âmbito educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12055_TB4006_27102024111946.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALISSA MARIHÁ FEIJÓ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TALISSA FEIJO"
    "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, apresenta algumas reflexões acerca da educação especial e inclusiva e os direitos sobre a efetivação da acessibilidade no ambiente escolar, com um recorte de análises de artigos e obras de autores que abordam sobre o tema desenvolvido, tendo como indicadores 3 descritores: “Acessibilidade no ambiente escolar”, “Instrumentos pedagógico e autismo”, “Inclusão no ambiente escolar de alunos autistas”. A discussão sobre a inclusão de crianças autistas nas escolas, tornou-se um tema desafiador e requer um olhar holístico diante do contexto referente a consolidação de um ambiente que possa favorecer o desenvolvimento social e cognitivo da criança no contexto escolar. Mesmo com as mudanças ocorridas ao longo da trajetória da educação inclusiva, o ato da inclusão não deve significar e ser pautada apenas com a efetivação da matricula do aluno em uma instituição de ensino regular, mas garantir e assegurar o suporte necessário’ para o seu desenvolvimento ao longo da sua jornada estudantil/acadêmica. Cabe uma reflexão e analise sob o viés teórico de como esse suporte deve ser realizado, de qual maneira o conceito de inclusão e acessibilidade no ambiente escolar é colocado nas normativas e obras de pesquisadores e como a acessibilidade e a inclusão no ambiente escolar é um fator importante para a evolução do aluno autista. São essas inquietações que constrói saberes e competências para fortalecer o processo das políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva, sendo uma ponte para a consolidação dos direitos e a efetivação coerente das práticas inclusivas no âmbito educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.