Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE FISIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE TABELAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEUROFISIOLOGIA E FISIOLOGIA ENDÓCRINA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111226
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3301
    "inscrito_id" => 7359
    "titulo" => "ENSINO DE FISIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE TABELAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEUROFISIOLOGIA E FISIOLOGIA ENDÓCRINA"
    "resumo" => "O Componente de Fisiologia faz parte dos currículos dos cursos de graduação das áreas de saúde e ciências biológicas, e abrange conteúdos que demandam dos alunos o entendimento de diversos temas sobre o funcionamento de processos biológicos em diversos níveis de organização. Dado o grande volume de informações apresentadas ao longo das aulas, alguns alunos enfrentam dificuldades em sistematizar os conceitos apresentados, o que nos motivou a desenvolver novas ferramentas didáticas com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com o método da observação-participante através do acompanhamento de aulas do componente curricular “Fisiologia Animal Comparada” para os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I - João Pessoa, durante a aplicação de uma nova proposta de atividade didática. A atividade consistiu em apresentar aos alunos tabelas retiradas dos livros-textos utilizados em aula, sobre temas de neurofisiologia e fisiologia endócrina. Estas tabelas foram modificadas, de modo que as informações sistematizadas nas diversas células foram recortadas e retiradas do corpo da tabela, sendo impressas separadamente. Após a discussão dos temas-alvo durante aulas dialogadas, as tabelas vazadas e as informações impressas foram apresentadas aos alunos que, organizados em grupos, deveriam dispor as informações corretamente no corpo da tabela. Essa atividade mostrou-se de fácil execução em sala, envolvendo objetivo de aprendizagem com baixo nível de complexidade (listar, lembrar). Os resultados preliminares revelam que a utilização da atividade proposta proporcionou um espaço muito rico de construção cognitiva e sociabilidade, pois para além do protagonismo e envolvimento nas atividades propostas, observou-se que as interações entre os alunos nos momentos de montagem das tabelas foram positivas, favorecendo, além da aprendizagem significativa, o desenvolvimento de habilidades de comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7359_TB3301_27102024230306.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA BERNARDO"
    "autor_email" => "amanda.bernardo@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111226
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3301
    "inscrito_id" => 7359
    "titulo" => "ENSINO DE FISIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE TABELAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEUROFISIOLOGIA E FISIOLOGIA ENDÓCRINA"
    "resumo" => "O Componente de Fisiologia faz parte dos currículos dos cursos de graduação das áreas de saúde e ciências biológicas, e abrange conteúdos que demandam dos alunos o entendimento de diversos temas sobre o funcionamento de processos biológicos em diversos níveis de organização. Dado o grande volume de informações apresentadas ao longo das aulas, alguns alunos enfrentam dificuldades em sistematizar os conceitos apresentados, o que nos motivou a desenvolver novas ferramentas didáticas com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com o método da observação-participante através do acompanhamento de aulas do componente curricular “Fisiologia Animal Comparada” para os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I - João Pessoa, durante a aplicação de uma nova proposta de atividade didática. A atividade consistiu em apresentar aos alunos tabelas retiradas dos livros-textos utilizados em aula, sobre temas de neurofisiologia e fisiologia endócrina. Estas tabelas foram modificadas, de modo que as informações sistematizadas nas diversas células foram recortadas e retiradas do corpo da tabela, sendo impressas separadamente. Após a discussão dos temas-alvo durante aulas dialogadas, as tabelas vazadas e as informações impressas foram apresentadas aos alunos que, organizados em grupos, deveriam dispor as informações corretamente no corpo da tabela. Essa atividade mostrou-se de fácil execução em sala, envolvendo objetivo de aprendizagem com baixo nível de complexidade (listar, lembrar). Os resultados preliminares revelam que a utilização da atividade proposta proporcionou um espaço muito rico de construção cognitiva e sociabilidade, pois para além do protagonismo e envolvimento nas atividades propostas, observou-se que as interações entre os alunos nos momentos de montagem das tabelas foram positivas, favorecendo, além da aprendizagem significativa, o desenvolvimento de habilidades de comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7359_TB3301_27102024230306.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BERNARDO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA BERNARDO"
    "autor_email" => "amanda.bernardo@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Componente de Fisiologia faz parte dos currículos dos cursos de graduação das áreas de saúde e ciências biológicas, e abrange conteúdos que demandam dos alunos o entendimento de diversos temas sobre o funcionamento de processos biológicos em diversos níveis de organização. Dado o grande volume de informações apresentadas ao longo das aulas, alguns alunos enfrentam dificuldades em sistematizar os conceitos apresentados, o que nos motivou a desenvolver novas ferramentas didáticas com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com o método da observação-participante através do acompanhamento de aulas do componente curricular “Fisiologia Animal Comparada” para os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I - João Pessoa, durante a aplicação de uma nova proposta de atividade didática. A atividade consistiu em apresentar aos alunos tabelas retiradas dos livros-textos utilizados em aula, sobre temas de neurofisiologia e fisiologia endócrina. Estas tabelas foram modificadas, de modo que as informações sistematizadas nas diversas células foram recortadas e retiradas do corpo da tabela, sendo impressas separadamente. Após a discussão dos temas-alvo durante aulas dialogadas, as tabelas vazadas e as informações impressas foram apresentadas aos alunos que, organizados em grupos, deveriam dispor as informações corretamente no corpo da tabela. Essa atividade mostrou-se de fácil execução em sala, envolvendo objetivo de aprendizagem com baixo nível de complexidade (listar, lembrar). Os resultados preliminares revelam que a utilização da atividade proposta proporcionou um espaço muito rico de construção cognitiva e sociabilidade, pois para além do protagonismo e envolvimento nas atividades propostas, observou-se que as interações entre os alunos nos momentos de montagem das tabelas foram positivas, favorecendo, além da aprendizagem significativa, o desenvolvimento de habilidades de comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.