Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLAS DE PARINTINS-AM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112448
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5085
    "inscrito_id" => 9508
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLAS DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "Propõe-se neste artigo apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Leitura e Produção Textual para alunos do Ensino Fundamental”, organizado a partir dos gêneros textuais adequados para as séries do Ensino Fundamental de 6º a 9º ano em escolas públicas da cidade de Parintins-Am. O projeto organiza-se em atividades que possam auxiliar os estudantes no processo de leitura e escrita. As atividades do projeto vêm se projetando desde 2010 em várias escolas da cidade, tanto da zona urbana quanto da zonas rural. Nesta versão de 2023/2024 o foco são duas escolas públicas, as quais funcionam com as séries finais do Ensino Fundamental, e são escolas de periferia, superlotadas, com baixo índice em leitura e matemática no IDEB. Essas escolas pertencem à rede municipal de ensino (SEMED): Escola Municipal Luz do Saber, no perímetro urbano da cidade de Parintins e Escola Municipal Santa Luzia, localizada fora desse perímetro, na Estrada da Comunidade do Macurany. Teóricos como Manguel (2021); Martins (2006), Freire (2009), Kleiman (2010), Solé (1998); Marcuschi (2010), e outros; embasam teoricamente essa proposta de trabalho por enfatizarem a importância da leitura na vida dos jovens e adolescentes, assim como explicitam a necessidade de uso de estratégias de leitura e de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da competência leitora e da escrita desse público-alvo. A metodologia está voltada para atividades de leitura e produção de textos diversos, a partir dos gêneros textuais, incluindo temáticas como meio ambiente e desenvolvimento sustentável (Agenda 2030), além do reforço escolar no contraturno. Os resultados mostram que ainda existem grandes dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita, com estudantes que enfrentam muitas deficiências nesse processo, daí a necessidade de atividades que envolvam essas habilidades para que os alunos do Ensino Fundamental possam adquiri-las com eficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID9508_TB5085_06062024170802.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CELESTE DE SOUZA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CELESTE"
    "autor_email" => "celeste_cardoso23@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112448
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5085
    "inscrito_id" => 9508
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLAS DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "Propõe-se neste artigo apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Leitura e Produção Textual para alunos do Ensino Fundamental”, organizado a partir dos gêneros textuais adequados para as séries do Ensino Fundamental de 6º a 9º ano em escolas públicas da cidade de Parintins-Am. O projeto organiza-se em atividades que possam auxiliar os estudantes no processo de leitura e escrita. As atividades do projeto vêm se projetando desde 2010 em várias escolas da cidade, tanto da zona urbana quanto da zonas rural. Nesta versão de 2023/2024 o foco são duas escolas públicas, as quais funcionam com as séries finais do Ensino Fundamental, e são escolas de periferia, superlotadas, com baixo índice em leitura e matemática no IDEB. Essas escolas pertencem à rede municipal de ensino (SEMED): Escola Municipal Luz do Saber, no perímetro urbano da cidade de Parintins e Escola Municipal Santa Luzia, localizada fora desse perímetro, na Estrada da Comunidade do Macurany. Teóricos como Manguel (2021); Martins (2006), Freire (2009), Kleiman (2010), Solé (1998); Marcuschi (2010), e outros; embasam teoricamente essa proposta de trabalho por enfatizarem a importância da leitura na vida dos jovens e adolescentes, assim como explicitam a necessidade de uso de estratégias de leitura e de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da competência leitora e da escrita desse público-alvo. A metodologia está voltada para atividades de leitura e produção de textos diversos, a partir dos gêneros textuais, incluindo temáticas como meio ambiente e desenvolvimento sustentável (Agenda 2030), além do reforço escolar no contraturno. Os resultados mostram que ainda existem grandes dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita, com estudantes que enfrentam muitas deficiências nesse processo, daí a necessidade de atividades que envolvam essas habilidades para que os alunos do Ensino Fundamental possam adquiri-las com eficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID9508_TB5085_06062024170802.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CELESTE DE SOUZA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CELESTE"
    "autor_email" => "celeste_cardoso23@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Propõe-se neste artigo apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Leitura e Produção Textual para alunos do Ensino Fundamental”, organizado a partir dos gêneros textuais adequados para as séries do Ensino Fundamental de 6º a 9º ano em escolas públicas da cidade de Parintins-Am. O projeto organiza-se em atividades que possam auxiliar os estudantes no processo de leitura e escrita. As atividades do projeto vêm se projetando desde 2010 em várias escolas da cidade, tanto da zona urbana quanto da zonas rural. Nesta versão de 2023/2024 o foco são duas escolas públicas, as quais funcionam com as séries finais do Ensino Fundamental, e são escolas de periferia, superlotadas, com baixo índice em leitura e matemática no IDEB. Essas escolas pertencem à rede municipal de ensino (SEMED): Escola Municipal Luz do Saber, no perímetro urbano da cidade de Parintins e Escola Municipal Santa Luzia, localizada fora desse perímetro, na Estrada da Comunidade do Macurany. Teóricos como Manguel (2021); Martins (2006), Freire (2009), Kleiman (2010), Solé (1998); Marcuschi (2010), e outros; embasam teoricamente essa proposta de trabalho por enfatizarem a importância da leitura na vida dos jovens e adolescentes, assim como explicitam a necessidade de uso de estratégias de leitura e de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da competência leitora e da escrita desse público-alvo. A metodologia está voltada para atividades de leitura e produção de textos diversos, a partir dos gêneros textuais, incluindo temáticas como meio ambiente e desenvolvimento sustentável (Agenda 2030), além do reforço escolar no contraturno. Os resultados mostram que ainda existem grandes dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita, com estudantes que enfrentam muitas deficiências nesse processo, daí a necessidade de atividades que envolvam essas habilidades para que os alunos do Ensino Fundamental possam adquiri-las com eficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.