Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS: CAMINHOS POSSÍVEIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110415
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2194
    "inscrito_id" => 10470
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS: CAMINHOS POSSÍVEIS"
    "resumo" => "A educação formal de um sujeito consiste em um processo complexo, composto por diversos aspectos como infraestrutura escolar, equipamentos tecnológicos, materiais didáticos, processos de gestão e práticas pedagógicas. Acerca das práticas pedagógicas, este artigo objetiva apresentar e descrever o produto educacional “Cartilha de práticas pedagógicas integradoras para a educação profissional e tecnológica”, que visa fomentar a reflexão sobre a formação integral, bem como a compreensão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essenciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras. A cartilha resulta da junção da compreensão sobre os aspectos teóricos presentes nas publicações de Frigotto (2010); Ramos (2014); Moura (2007); Ciavatta (2005); Morin (2011), entre outros, e na legislação sobre EPT com os achados da pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com análise de dados guiada pela técnica de análise de conteúdo, de Bardin (1977). O estudo foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), no período de 2019 a 2021. Os resultados evidenciam que, no processo de formação continuada docente, não se deve buscar procedimentos ou práticas pedagógicas infalíveis ou que sejam úteis para os diversos contextos de ensino. Antes, cada docente deve buscar informações e conhecimentos, que permitam o desenvolvimento de sua consciência sobre os aspectos envolvidos no processo formativo, de modo que se torne capaz de criar práticas e/ou adaptar práticas já existentes, que oportunizem ao sujeito aprendente desenvolver-se de modo integral e integrado à realidade da qual faz parte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10470_TB2194_16102024094735.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILTON RODRIGUES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JAILTON"
    "autor_email" => "jailtonsousa@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110415
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2194
    "inscrito_id" => 10470
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS: CAMINHOS POSSÍVEIS"
    "resumo" => "A educação formal de um sujeito consiste em um processo complexo, composto por diversos aspectos como infraestrutura escolar, equipamentos tecnológicos, materiais didáticos, processos de gestão e práticas pedagógicas. Acerca das práticas pedagógicas, este artigo objetiva apresentar e descrever o produto educacional “Cartilha de práticas pedagógicas integradoras para a educação profissional e tecnológica”, que visa fomentar a reflexão sobre a formação integral, bem como a compreensão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essenciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras. A cartilha resulta da junção da compreensão sobre os aspectos teóricos presentes nas publicações de Frigotto (2010); Ramos (2014); Moura (2007); Ciavatta (2005); Morin (2011), entre outros, e na legislação sobre EPT com os achados da pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com análise de dados guiada pela técnica de análise de conteúdo, de Bardin (1977). O estudo foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), no período de 2019 a 2021. Os resultados evidenciam que, no processo de formação continuada docente, não se deve buscar procedimentos ou práticas pedagógicas infalíveis ou que sejam úteis para os diversos contextos de ensino. Antes, cada docente deve buscar informações e conhecimentos, que permitam o desenvolvimento de sua consciência sobre os aspectos envolvidos no processo formativo, de modo que se torne capaz de criar práticas e/ou adaptar práticas já existentes, que oportunizem ao sujeito aprendente desenvolver-se de modo integral e integrado à realidade da qual faz parte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10470_TB2194_16102024094735.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILTON RODRIGUES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JAILTON"
    "autor_email" => "jailtonsousa@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação formal de um sujeito consiste em um processo complexo, composto por diversos aspectos como infraestrutura escolar, equipamentos tecnológicos, materiais didáticos, processos de gestão e práticas pedagógicas. Acerca das práticas pedagógicas, este artigo objetiva apresentar e descrever o produto educacional “Cartilha de práticas pedagógicas integradoras para a educação profissional e tecnológica”, que visa fomentar a reflexão sobre a formação integral, bem como a compreensão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essenciais para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras. A cartilha resulta da junção da compreensão sobre os aspectos teóricos presentes nas publicações de Frigotto (2010); Ramos (2014); Moura (2007); Ciavatta (2005); Morin (2011), entre outros, e na legislação sobre EPT com os achados da pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com análise de dados guiada pela técnica de análise de conteúdo, de Bardin (1977). O estudo foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), no período de 2019 a 2021. Os resultados evidenciam que, no processo de formação continuada docente, não se deve buscar procedimentos ou práticas pedagógicas infalíveis ou que sejam úteis para os diversos contextos de ensino. Antes, cada docente deve buscar informações e conhecimentos, que permitam o desenvolvimento de sua consciência sobre os aspectos envolvidos no processo formativo, de modo que se torne capaz de criar práticas e/ou adaptar práticas já existentes, que oportunizem ao sujeito aprendente desenvolver-se de modo integral e integrado à realidade da qual faz parte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.