PONTES, Jorge Marques. Tdah nos ambientes educacionais: projeto “explorando mentes”. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112288>. Acesso em: 25/12/2024 22:40
O Projeto de Extensão “Explorando Mentes” foi desenvolvido para conscientizar pais e educadores na identificação e no manejo do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em ambientes escolares, conforme as diretrizes da Lei nº 14.254 de 30 de novembro de 2021, que destaca a necessidade de acompanhamento integral para estudantes com este transtorno. O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, afetando significativamente o desempenho acadêmico e social. A OMS (2021) enfatiza os desafios adicionais enfrentados devido à estigmatização e discriminação. Do ponto de vista neurocientífico, o TDAH está associado às disfunções em várias regiões cerebrais. São regiões cruciais para o controle de processos cognitivos, a regulação do comportamento e o planejamento motor. O projeto realizou a transposição pedagógica de conhecimentos baseados em evidências para a capacitação e a conscientização de membros da comunidade acadêmica. Um questionário validado pela OMS, foi aplicado à estudantes e à professores para avaliar a prevalência de TDAH. O questionário incluiu perguntas sobre sintomas de TDAH e dados sociodemográficos. A análise revelou uma alta consistência interna (? = 0.857) e uma prevalência de 34.78% de TDAH entre os respondentes, com uma maior proporção de mulheres (54.17%) e a maioria dos casos na faixa etária de 18 a 29 anos. A pesquisa, realizada no âmbito de Projeto de Extensão, não foi conclusiva quanto a causalidade, entretanto, revelou uma elevada prevalência do transtorno que pode ter sido resultado da auto seleção dos interessados no tema. O importante foi observar, na prática, o foi discutido na teoria, com a intenção da realização de pesquisas que orientem intervenções específicas e adaptadas para apoiar os estudantes. Entre as estratégias recomendadas incluem a promoção de uma comunicação assertiva e a redução do estigma para melhorar a qualidade da educação e o bem-estar dos estudantes.