Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR UM ENSINO DE FILOSOFIA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111782
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4146
    "inscrito_id" => 6087
    "titulo" => "POR UM ENSINO DE FILOSOFIA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "A Lei Nº 11.645/2008 logrou êxito ao determinar a obrigatoriedade do ensino e História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira no Ensino Fundamental e Médio, porém perduram dificuldades para o cumprimento da legislação. Em virtude dessa problemática, vêm se intensificando as discussões sobre o papel da disciplina de Filosofia no ensino dos saberes teórico-práticos dos povos originários das Américas e daqueles que foram retirados à força da África, de modo a estimular uma reflexão decolonial sobre a formação do Brasil. Além disso, tem sido corriqueiro o questionamento por parte do(a)s educadores: pode a Filosofia colaborar para reorientar ações tendo em vista a efetivação de relações antirracista na escola e em outros espaços de convívio? Nesse sentido, a presente comunicação tem como objetivo geral debater as possibilidades de a disciplina de Filosofia reduzir a reprodução do pensamento ocidental hegemônico, a fim de ampliar o estudo de conteúdos desafiadores da estrutura colonial-racista-patriarcal-classista da sociedade brasileira, bem como abrir caminhos para a luta antirracista. O diálogo sobre essa temática é bastante relevante não apenas para o (a)s estudantes e professore(a)s de Filosofia, mas para todas as pessoas que acreditam na educação crítico-reflexiva como ferramenta para transformar a realidade com base nos princípios de justiça, equidade e inclusão. Com a finalidade de tonar o debate mais consistente, os argumentos serão elaborados em diálogo com Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Renato Noguera e Daniel Munduruku, intelectuais-ativistas reconhecido(a)s por denunciarem e buscarem romper com os mecanismos coloniais de opressão no contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6087_TB4146_22102024112640.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA BANDEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Roberta"
    "autor_email" => "betalogos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111782
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4146
    "inscrito_id" => 6087
    "titulo" => "POR UM ENSINO DE FILOSOFIA DECOLONIAL E ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "A Lei Nº 11.645/2008 logrou êxito ao determinar a obrigatoriedade do ensino e História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira no Ensino Fundamental e Médio, porém perduram dificuldades para o cumprimento da legislação. Em virtude dessa problemática, vêm se intensificando as discussões sobre o papel da disciplina de Filosofia no ensino dos saberes teórico-práticos dos povos originários das Américas e daqueles que foram retirados à força da África, de modo a estimular uma reflexão decolonial sobre a formação do Brasil. Além disso, tem sido corriqueiro o questionamento por parte do(a)s educadores: pode a Filosofia colaborar para reorientar ações tendo em vista a efetivação de relações antirracista na escola e em outros espaços de convívio? Nesse sentido, a presente comunicação tem como objetivo geral debater as possibilidades de a disciplina de Filosofia reduzir a reprodução do pensamento ocidental hegemônico, a fim de ampliar o estudo de conteúdos desafiadores da estrutura colonial-racista-patriarcal-classista da sociedade brasileira, bem como abrir caminhos para a luta antirracista. O diálogo sobre essa temática é bastante relevante não apenas para o (a)s estudantes e professore(a)s de Filosofia, mas para todas as pessoas que acreditam na educação crítico-reflexiva como ferramenta para transformar a realidade com base nos princípios de justiça, equidade e inclusão. Com a finalidade de tonar o debate mais consistente, os argumentos serão elaborados em diálogo com Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Renato Noguera e Daniel Munduruku, intelectuais-ativistas reconhecido(a)s por denunciarem e buscarem romper com os mecanismos coloniais de opressão no contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6087_TB4146_22102024112640.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA BANDEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Roberta"
    "autor_email" => "betalogos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Lei Nº 11.645/2008 logrou êxito ao determinar a obrigatoriedade do ensino e História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira no Ensino Fundamental e Médio, porém perduram dificuldades para o cumprimento da legislação. Em virtude dessa problemática, vêm se intensificando as discussões sobre o papel da disciplina de Filosofia no ensino dos saberes teórico-práticos dos povos originários das Américas e daqueles que foram retirados à força da África, de modo a estimular uma reflexão decolonial sobre a formação do Brasil. Além disso, tem sido corriqueiro o questionamento por parte do(a)s educadores: pode a Filosofia colaborar para reorientar ações tendo em vista a efetivação de relações antirracista na escola e em outros espaços de convívio? Nesse sentido, a presente comunicação tem como objetivo geral debater as possibilidades de a disciplina de Filosofia reduzir a reprodução do pensamento ocidental hegemônico, a fim de ampliar o estudo de conteúdos desafiadores da estrutura colonial-racista-patriarcal-classista da sociedade brasileira, bem como abrir caminhos para a luta antirracista. O diálogo sobre essa temática é bastante relevante não apenas para o (a)s estudantes e professore(a)s de Filosofia, mas para todas as pessoas que acreditam na educação crítico-reflexiva como ferramenta para transformar a realidade com base nos princípios de justiça, equidade e inclusão. Com a finalidade de tonar o debate mais consistente, os argumentos serão elaborados em diálogo com Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Renato Noguera e Daniel Munduruku, intelectuais-ativistas reconhecido(a)s por denunciarem e buscarem romper com os mecanismos coloniais de opressão no contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.