Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PET - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho busca refletir sobre contribuições do Programa de Educação Tutorial para formação de professores no curso Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área das Ciências da Natureza e Matemática. O Programa de Educação Tutorial (PET), vinculado ao Ministério da Educação, é uma iniciativa de longo prazo e que se pauta pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Na LEDOC o PET foi constituído em 2010 e desempenha um papel crucial, promovendo formação acadêmica ampliada e a integração conceitual e prática para o grupo de bolsistas. Em uma de suas atividades, o PET Educampo faz parte da rede de operadores da iniciativa sem fins lucrativos, o Orgânico Solidário. A iniciativa adquire alimentos sem agrotóxicos, oriundos da agricultura familiar da região, desde o início da pandemia, e efetua a entrega de cestas de frutas, verduras e legumes para 50 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, da comunidade do Monte Cristo e que possuem vínculo com o Centro de Educação Popular (CEDEP), localizado no mesmo bairro. Concomitante às entregas, o grupo oferece formação às famílias, com temáticas baseadas na agroecologia, como acesso, preparo e consumo de alimentos saudáveis, separação de resíduos, horta urbana, aproveitamento integral dos alimentos e alimentação saudável, dentre outros. Além disso, possibilita encontros entres os agricultores e as famílias que recebem as cestas na periferia, para que troquem experiências e reflitam conjuntamente sobre temas como insegurança alimentar, êxodo rural, dentre outros. Essas atividades práticas e interdisciplinares não apenas enriquecem o aprendizado das famílias, mas também fornecem aos futuros professores uma visão ampla das complexidades envolvidas na educação, especialmente em contextos de vulnerabilidade. O engajamento comunitário e a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais fortalecem a formação docente e promovem uma compreensão mais profunda e contextualizada das demandas educacionais contemporâneas.

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