Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE DIVERSIDADE ANIMAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111402
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3558
    "inscrito_id" => 9495
    "titulo" => "OFICINA DE DIVERSIDADE ANIMAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Durante o processo formativo, um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes de Licenciatura é a prática docente, momento em que o graduando tem a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar estratégias didático-pedagógicas que serão determinantes no desenvolvimento profissional. Considerando que a Biologia traz uma série de conceitos científicos que por vezes podem tornar a prática docente mais conflituosa, a adoção de metodologias ativas, como a realização de oficinas, facilita a assimilação desses conceitos. Além disso, enriquece o ensino e a aprendizagem, contribuindo não apenas para o desempenho docente, mas também para a formação acadêmica dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da prática docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da execução do Projeto de Ensino, que envolve a realização de oficinas de Diversidade Animal embasadas nas metodologias ativas, desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Biologia em parceria com o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) ambos do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. As oficinas de Diversidade Animal foram ministradas para as turmas da 2ª série do ensino médio, abordando conteúdos de morfologia e fisiologia de vertebrados. A execução do projeto ocorreu no Laboratório de Biologia e foi dividida em três etapas: inicialmente houve o treinamento dos licenciandos para o desenvolvimento da proposta de ensino; em seguida, ocorreu a realização de uma aula teórica sobre peixes, anfíbios e répteis; por fim, a realização da parte prática com exemplares da Coleção Biológica do Lecbio, seguindo a metodologia de rotação por estações. Sendo assim, observou-se as inúmeras contribuições proporcionadas pelo Projeto de Ensino. As aulas práticas não apenas ampliaram o repertório metodológico e pedagógico dos futuros professores de biologia, mas também proporcionaram aos alunos do ensino médio vivências significativas, integrando os ambientes científico e acadêmico de maneira enriquecedora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9495_TB3558_18102024163922.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA SARA ALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANA SARA"
    "autor_email" => "anasara@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111402
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3558
    "inscrito_id" => 9495
    "titulo" => "OFICINA DE DIVERSIDADE ANIMAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Durante o processo formativo, um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes de Licenciatura é a prática docente, momento em que o graduando tem a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar estratégias didático-pedagógicas que serão determinantes no desenvolvimento profissional. Considerando que a Biologia traz uma série de conceitos científicos que por vezes podem tornar a prática docente mais conflituosa, a adoção de metodologias ativas, como a realização de oficinas, facilita a assimilação desses conceitos. Além disso, enriquece o ensino e a aprendizagem, contribuindo não apenas para o desempenho docente, mas também para a formação acadêmica dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da prática docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da execução do Projeto de Ensino, que envolve a realização de oficinas de Diversidade Animal embasadas nas metodologias ativas, desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Biologia em parceria com o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) ambos do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. As oficinas de Diversidade Animal foram ministradas para as turmas da 2ª série do ensino médio, abordando conteúdos de morfologia e fisiologia de vertebrados. A execução do projeto ocorreu no Laboratório de Biologia e foi dividida em três etapas: inicialmente houve o treinamento dos licenciandos para o desenvolvimento da proposta de ensino; em seguida, ocorreu a realização de uma aula teórica sobre peixes, anfíbios e répteis; por fim, a realização da parte prática com exemplares da Coleção Biológica do Lecbio, seguindo a metodologia de rotação por estações. Sendo assim, observou-se as inúmeras contribuições proporcionadas pelo Projeto de Ensino. As aulas práticas não apenas ampliaram o repertório metodológico e pedagógico dos futuros professores de biologia, mas também proporcionaram aos alunos do ensino médio vivências significativas, integrando os ambientes científico e acadêmico de maneira enriquecedora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9495_TB3558_18102024163922.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA SARA ALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANA SARA"
    "autor_email" => "anasara@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Durante o processo formativo, um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes de Licenciatura é a prática docente, momento em que o graduando tem a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar estratégias didático-pedagógicas que serão determinantes no desenvolvimento profissional. Considerando que a Biologia traz uma série de conceitos científicos que por vezes podem tornar a prática docente mais conflituosa, a adoção de metodologias ativas, como a realização de oficinas, facilita a assimilação desses conceitos. Além disso, enriquece o ensino e a aprendizagem, contribuindo não apenas para o desempenho docente, mas também para a formação acadêmica dos estudantes. Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da prática docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da execução do Projeto de Ensino, que envolve a realização de oficinas de Diversidade Animal embasadas nas metodologias ativas, desenvolvido pelo Departamento Acadêmico de Biologia em parceria com o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) ambos do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. As oficinas de Diversidade Animal foram ministradas para as turmas da 2ª série do ensino médio, abordando conteúdos de morfologia e fisiologia de vertebrados. A execução do projeto ocorreu no Laboratório de Biologia e foi dividida em três etapas: inicialmente houve o treinamento dos licenciandos para o desenvolvimento da proposta de ensino; em seguida, ocorreu a realização de uma aula teórica sobre peixes, anfíbios e répteis; por fim, a realização da parte prática com exemplares da Coleção Biológica do Lecbio, seguindo a metodologia de rotação por estações. Sendo assim, observou-se as inúmeras contribuições proporcionadas pelo Projeto de Ensino. As aulas práticas não apenas ampliaram o repertório metodológico e pedagógico dos futuros professores de biologia, mas também proporcionaram aos alunos do ensino médio vivências significativas, integrando os ambientes científico e acadêmico de maneira enriquecedora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.