Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE ÁCIDO E BASES A PARTIR DE INDICADOR NATURAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111313
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3435
    "inscrito_id" => 10567
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE ÁCIDO E BASES A PARTIR DE INDICADOR NATURAL"
    "resumo" => "No contexto educacional, a Química desempenha uma função crucial no desenvolvimento crítico e social. Como disciplina científica que permeia diversos aspectos de nossa existência, desde a água que consumimos até os produtos utilizados em nossa rotina diária, sua importância é inegável. Esta pesquisa objetivou conduzir uma atividade experimental envolvendo os conceitos de ácidos e bases, a fim de facilitar a aprendizagem desses conceitos. Empregou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, uma vez que se preocupou com aspectos da realidade que não são facilmente quantificáveis, priorizando a interpretação dos fenômenos, análise das observações e participação em demonstrações experimentais. Para tanto, alunos do nono ano do ensino fundamental, pertencentes à rede pública de Fortuna-MA, participaram do estudo. Os materiais utilizados incluíram repolho roxo, limão, vinagre, água da torneira, bicarbonato de sódio, sabão/detergente e soda cáustica. A atividade experimental consistiu na extração do suco de repolho roxo, obtido a partir da fervura de metade de um repolho em 1 litro de água por 30 minutos, seguida de filtração e armazenamento. Posteriormente, as substâncias a serem testadas foram dispostas em copos, adicionando-se uma pequena quantidade do indicador de repolho roxo em cada um, observando-se as mudanças de tonalidade. Após a aplicação do experimento para os alunos foi perceptível uma melhora significativa no entendimento dos conceitos de ácidos e bases, visto que os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em situações do cotidiano, desta forma, tornando a aprendizagem mais significativa. Percebeu-se também um aumento da motivação e interesse dos alunos ao estudo pela Química. A utilização da experimentação estimulou a criatividade científica dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa, utilizando materiais de baixo custo e que possam reproduzir em casa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10567_TB3435_27102024205255.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MADSON FEITOSA REIS"
    "autor_nome_curto" => "MADSON"
    "autor_email" => "madsonreis428@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111313
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3435
    "inscrito_id" => 10567
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE ÁCIDO E BASES A PARTIR DE INDICADOR NATURAL"
    "resumo" => "No contexto educacional, a Química desempenha uma função crucial no desenvolvimento crítico e social. Como disciplina científica que permeia diversos aspectos de nossa existência, desde a água que consumimos até os produtos utilizados em nossa rotina diária, sua importância é inegável. Esta pesquisa objetivou conduzir uma atividade experimental envolvendo os conceitos de ácidos e bases, a fim de facilitar a aprendizagem desses conceitos. Empregou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, uma vez que se preocupou com aspectos da realidade que não são facilmente quantificáveis, priorizando a interpretação dos fenômenos, análise das observações e participação em demonstrações experimentais. Para tanto, alunos do nono ano do ensino fundamental, pertencentes à rede pública de Fortuna-MA, participaram do estudo. Os materiais utilizados incluíram repolho roxo, limão, vinagre, água da torneira, bicarbonato de sódio, sabão/detergente e soda cáustica. A atividade experimental consistiu na extração do suco de repolho roxo, obtido a partir da fervura de metade de um repolho em 1 litro de água por 30 minutos, seguida de filtração e armazenamento. Posteriormente, as substâncias a serem testadas foram dispostas em copos, adicionando-se uma pequena quantidade do indicador de repolho roxo em cada um, observando-se as mudanças de tonalidade. Após a aplicação do experimento para os alunos foi perceptível uma melhora significativa no entendimento dos conceitos de ácidos e bases, visto que os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em situações do cotidiano, desta forma, tornando a aprendizagem mais significativa. Percebeu-se também um aumento da motivação e interesse dos alunos ao estudo pela Química. A utilização da experimentação estimulou a criatividade científica dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa, utilizando materiais de baixo custo e que possam reproduzir em casa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10567_TB3435_27102024205255.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MADSON FEITOSA REIS"
    "autor_nome_curto" => "MADSON"
    "autor_email" => "madsonreis428@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No contexto educacional, a Química desempenha uma função crucial no desenvolvimento crítico e social. Como disciplina científica que permeia diversos aspectos de nossa existência, desde a água que consumimos até os produtos utilizados em nossa rotina diária, sua importância é inegável. Esta pesquisa objetivou conduzir uma atividade experimental envolvendo os conceitos de ácidos e bases, a fim de facilitar a aprendizagem desses conceitos. Empregou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, uma vez que se preocupou com aspectos da realidade que não são facilmente quantificáveis, priorizando a interpretação dos fenômenos, análise das observações e participação em demonstrações experimentais. Para tanto, alunos do nono ano do ensino fundamental, pertencentes à rede pública de Fortuna-MA, participaram do estudo. Os materiais utilizados incluíram repolho roxo, limão, vinagre, água da torneira, bicarbonato de sódio, sabão/detergente e soda cáustica. A atividade experimental consistiu na extração do suco de repolho roxo, obtido a partir da fervura de metade de um repolho em 1 litro de água por 30 minutos, seguida de filtração e armazenamento. Posteriormente, as substâncias a serem testadas foram dispostas em copos, adicionando-se uma pequena quantidade do indicador de repolho roxo em cada um, observando-se as mudanças de tonalidade. Após a aplicação do experimento para os alunos foi perceptível uma melhora significativa no entendimento dos conceitos de ácidos e bases, visto que os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em situações do cotidiano, desta forma, tornando a aprendizagem mais significativa. Percebeu-se também um aumento da motivação e interesse dos alunos ao estudo pela Química. A utilização da experimentação estimulou a criatividade científica dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa, utilizando materiais de baixo custo e que possam reproduzir em casa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.