Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TESSITURAS ENTRE INCLUSÃO, TEORIAS, PRÁTICAS E LUDICIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110248
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1959
    "inscrito_id" => 1326
    "titulo" => "O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TESSITURAS ENTRE INCLUSÃO, TEORIAS, PRÁTICAS E LUDICIDADE"
    "resumo" => "O presente estudo originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I, II e Educação e Ludicidade, desenvolvida como avaliação parcial das disciplinas, ministrada pela Professora Igora Dacio, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, campus Belém, no período de agosto a dezembro de 2022, disciplina fundamental para o formação do êthos docente. O locus de pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Soares Castro no município de Belém/PA. Objetivou analisar as garantias da educação inclusiva na escola do município de Belém - PA, por meio do estágio supervisionado (disciplina obrigatória) na referida escola de educação infantil e como contribuir com possibilidades lúdicas inclusivas. O percurso de análise se baseia na seguinte questão norteadora: Como as aproximações entre teoria e prática tendo a ludicidade como ferramenta pedagógica pode auxiliar à educação inclusiva? Para obtermos a resposta para tal o estudo se apoiou inicialmente na observação de campo, pesquisa bibliográfica e documental, em seguida utilizamos o formulário como instrumento de pesquisa. O estudo foi consubstanciado nos postulados teóricos de Freire, Vygotsky, entre outros. Além disso, a LDB e BNCC. Por fim, para meios de intervenção pedagógica foram planejados e confeccionados brinquedos pedagógicos para a sala de recursos da escola campo. Constatamos, que ainda há muito a ser feito para a promoção da educação inclusiva, principalmente na Educação Infantil e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1326_TB1959_19072024154738.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BILLY DE ALMEIDA ANDRADE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "Billy De Almeid"
    "autor_email" => "billymartins2010@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110248
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1959
    "inscrito_id" => 1326
    "titulo" => "O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TESSITURAS ENTRE INCLUSÃO, TEORIAS, PRÁTICAS E LUDICIDADE"
    "resumo" => "O presente estudo originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I, II e Educação e Ludicidade, desenvolvida como avaliação parcial das disciplinas, ministrada pela Professora Igora Dacio, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, campus Belém, no período de agosto a dezembro de 2022, disciplina fundamental para o formação do êthos docente. O locus de pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Soares Castro no município de Belém/PA. Objetivou analisar as garantias da educação inclusiva na escola do município de Belém - PA, por meio do estágio supervisionado (disciplina obrigatória) na referida escola de educação infantil e como contribuir com possibilidades lúdicas inclusivas. O percurso de análise se baseia na seguinte questão norteadora: Como as aproximações entre teoria e prática tendo a ludicidade como ferramenta pedagógica pode auxiliar à educação inclusiva? Para obtermos a resposta para tal o estudo se apoiou inicialmente na observação de campo, pesquisa bibliográfica e documental, em seguida utilizamos o formulário como instrumento de pesquisa. O estudo foi consubstanciado nos postulados teóricos de Freire, Vygotsky, entre outros. Além disso, a LDB e BNCC. Por fim, para meios de intervenção pedagógica foram planejados e confeccionados brinquedos pedagógicos para a sala de recursos da escola campo. Constatamos, que ainda há muito a ser feito para a promoção da educação inclusiva, principalmente na Educação Infantil e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1326_TB1959_19072024154738.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BILLY DE ALMEIDA ANDRADE FILHO"
    "autor_nome_curto" => "Billy De Almeid"
    "autor_email" => "billymartins2010@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I, II e Educação e Ludicidade, desenvolvida como avaliação parcial das disciplinas, ministrada pela Professora Igora Dacio, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, campus Belém, no período de agosto a dezembro de 2022, disciplina fundamental para o formação do êthos docente. O locus de pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Soares Castro no município de Belém/PA. Objetivou analisar as garantias da educação inclusiva na escola do município de Belém - PA, por meio do estágio supervisionado (disciplina obrigatória) na referida escola de educação infantil e como contribuir com possibilidades lúdicas inclusivas. O percurso de análise se baseia na seguinte questão norteadora: Como as aproximações entre teoria e prática tendo a ludicidade como ferramenta pedagógica pode auxiliar à educação inclusiva? Para obtermos a resposta para tal o estudo se apoiou inicialmente na observação de campo, pesquisa bibliográfica e documental, em seguida utilizamos o formulário como instrumento de pesquisa. O estudo foi consubstanciado nos postulados teóricos de Freire, Vygotsky, entre outros. Além disso, a LDB e BNCC. Por fim, para meios de intervenção pedagógica foram planejados e confeccionados brinquedos pedagógicos para a sala de recursos da escola campo. Constatamos, que ainda há muito a ser feito para a promoção da educação inclusiva, principalmente na Educação Infantil e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.