Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVOLUÇÃO DO GRAFISMO: UMA TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICA NA INFÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111266 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3364 "inscrito_id" => 11308 "titulo" => "A EVOLUÇÃO DO GRAFISMO: UMA TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICA NA INFÂNCIA" "resumo" => "O artigo traz os benefícios da mediatização possibilitada pela formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, que teve a prática pedagógica norteada pelas evidências científicas da obra de referência: “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, da autora e formadora Silva(2021). A pesquisa-ação objetiva evidenciar a função do coordenador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, observando a prática pedagógica e seus impactos no desenvolvimento e aprendizagem da criança muito pequena e pequena. A pesquisa traz o percurso feito dentro da abordagem metodológica da evolução do grafismo e a ressignificação do fazer pedagógico no espaço escolar da educação infantil. A experiência foi vivida no CMEI-Centro Municipal de Educação Infantil Iracema Nísia de Oliveira, situado na cidade de São Gonçalo do Amarante-RN, onde atendemos crianças de 2 anos até 5 anos e 11 meses, que compreende a educação de creche e pré-escola. A formação trouxe alguns artigos para o aprimoramento e ampliação de leituras e ainda dialogamos com Fonseca(2015), Wallon(2007), BNCC(2018), entre outros. Falar de resultados é dizer: Mais um degrau de conhecimento alcançado”. E assim, mostrar a relevância da pedagogia mediatizadora e pontuar uma relação de teoria e prática que trouxe uma reorganização da prática pedagógica com desenvolvimento infantil comprovado pela evolução do grafismo.O artigo traz os benefícios da mediatização possibilitada pela formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desa" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11308_TB3364_28102024165018.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA ESTELITA DO NASCIMENTO FREIRE" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "claudiaestelitafreire@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111266 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3364 "inscrito_id" => 11308 "titulo" => "A EVOLUÇÃO DO GRAFISMO: UMA TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICA NA INFÂNCIA" "resumo" => "O artigo traz os benefícios da mediatização possibilitada pela formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, que teve a prática pedagógica norteada pelas evidências científicas da obra de referência: “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, da autora e formadora Silva(2021). A pesquisa-ação objetiva evidenciar a função do coordenador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, observando a prática pedagógica e seus impactos no desenvolvimento e aprendizagem da criança muito pequena e pequena. A pesquisa traz o percurso feito dentro da abordagem metodológica da evolução do grafismo e a ressignificação do fazer pedagógico no espaço escolar da educação infantil. A experiência foi vivida no CMEI-Centro Municipal de Educação Infantil Iracema Nísia de Oliveira, situado na cidade de São Gonçalo do Amarante-RN, onde atendemos crianças de 2 anos até 5 anos e 11 meses, que compreende a educação de creche e pré-escola. A formação trouxe alguns artigos para o aprimoramento e ampliação de leituras e ainda dialogamos com Fonseca(2015), Wallon(2007), BNCC(2018), entre outros. Falar de resultados é dizer: Mais um degrau de conhecimento alcançado”. E assim, mostrar a relevância da pedagogia mediatizadora e pontuar uma relação de teoria e prática que trouxe uma reorganização da prática pedagógica com desenvolvimento infantil comprovado pela evolução do grafismo.O artigo traz os benefícios da mediatização possibilitada pela formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desa" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11308_TB3364_28102024165018.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA ESTELITA DO NASCIMENTO FREIRE" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "claudiaestelitafreire@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo traz os benefícios da mediatização possibilitada pela formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, que teve a prática pedagógica norteada pelas evidências científicas da obra de referência: “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, da autora e formadora Silva(2021). A pesquisa-ação objetiva evidenciar a função do coordenador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, observando a prática pedagógica e seus impactos no desenvolvimento e aprendizagem da criança muito pequena e pequena. A pesquisa traz o percurso feito dentro da abordagem metodológica da evolução do grafismo e a ressignificação do fazer pedagógico no espaço escolar da educação infantil. A experiência foi vivida no CMEI-Centro Municipal de Educação Infantil Iracema Nísia de Oliveira, situado na cidade de São Gonçalo do Amarante-RN, onde atendemos crianças de 2 anos até 5 anos e 11 meses, que compreende a educação de creche e pré-escola. A formação trouxe alguns artigos para o aprimoramento e ampliação de leituras e ainda dialogamos com Fonseca(2015), Wallon(2007), BNCC(2018), entre outros. Falar de resultados é dizer: Mais um degrau de conhecimento alcançado”. E assim, mostrar a relevância da pedagogia mediatizadora e pontuar uma relação de teoria e prática que trouxe uma reorganização da prática pedagógica com desenvolvimento infantil comprovado pela evolução do grafismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.