Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SEQUÊNCIA FEDATHI NA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO PRÁTICA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113222
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6224
    "inscrito_id" => 10243
    "titulo" => "A SEQUÊNCIA FEDATHI NA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO PRÁTICA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O estágio de docência é componente essencial na formação de professores. Nesta pesquisa, analisamos a prática de estágio de três discentes de Pós-Graduação em Educação, realizada através do ensino a distância, durante a pandemia de Covid-19, a partir de suas vivências e das avaliações feitas pelos alunos matriculados na disciplina de Informática Educativa, na qual foi realizada a prática de estágio. Este artigo é um estudo de caso em que o objetivo foi compreender como a metodologia de ensino Sequência Fedathi contribuiu na formação de professores no contexto da Informática Educativa. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo e as categorias foram definidas com base nos objetivos e aspectos fundamentais na aplicação da Sequência Fedathi, em dois grupos: professor; aluno. A partir da análise, observamos que os fundamentos, princípios e conceitos-chaves da Sequência Fedathi foram essenciais para o bom desenvolvimento do curso, possibilitando significativo ensino da Informática Educativa. Além disso, através da mediação baseada na Sequência Fedathi, os alunos da disciplina de Informática Educativa apresentaram postura com maior autonomia e protagonismo perante a resolução das atividades. Concluímos, portanto, que o uso da Sequência Fedathi favoreceu os processos de ensino e aprendizagem da referida disciplina e forneceu arcabouço teórico e prático para a realização das atividades docentes, exercidas pelos três discentes de pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10243_TB6224_30092024153950.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE ANDRADE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gabrielle@multimeios.ufc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113222
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6224
    "inscrito_id" => 10243
    "titulo" => "A SEQUÊNCIA FEDATHI NA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO PRÁTICA DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O estágio de docência é componente essencial na formação de professores. Nesta pesquisa, analisamos a prática de estágio de três discentes de Pós-Graduação em Educação, realizada através do ensino a distância, durante a pandemia de Covid-19, a partir de suas vivências e das avaliações feitas pelos alunos matriculados na disciplina de Informática Educativa, na qual foi realizada a prática de estágio. Este artigo é um estudo de caso em que o objetivo foi compreender como a metodologia de ensino Sequência Fedathi contribuiu na formação de professores no contexto da Informática Educativa. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo e as categorias foram definidas com base nos objetivos e aspectos fundamentais na aplicação da Sequência Fedathi, em dois grupos: professor; aluno. A partir da análise, observamos que os fundamentos, princípios e conceitos-chaves da Sequência Fedathi foram essenciais para o bom desenvolvimento do curso, possibilitando significativo ensino da Informática Educativa. Além disso, através da mediação baseada na Sequência Fedathi, os alunos da disciplina de Informática Educativa apresentaram postura com maior autonomia e protagonismo perante a resolução das atividades. Concluímos, portanto, que o uso da Sequência Fedathi favoreceu os processos de ensino e aprendizagem da referida disciplina e forneceu arcabouço teórico e prático para a realização das atividades docentes, exercidas pelos três discentes de pós-graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10243_TB6224_30092024153950.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE ANDRADE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gabrielle@multimeios.ufc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estágio de docência é componente essencial na formação de professores. Nesta pesquisa, analisamos a prática de estágio de três discentes de Pós-Graduação em Educação, realizada através do ensino a distância, durante a pandemia de Covid-19, a partir de suas vivências e das avaliações feitas pelos alunos matriculados na disciplina de Informática Educativa, na qual foi realizada a prática de estágio. Este artigo é um estudo de caso em que o objetivo foi compreender como a metodologia de ensino Sequência Fedathi contribuiu na formação de professores no contexto da Informática Educativa. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo e as categorias foram definidas com base nos objetivos e aspectos fundamentais na aplicação da Sequência Fedathi, em dois grupos: professor; aluno. A partir da análise, observamos que os fundamentos, princípios e conceitos-chaves da Sequência Fedathi foram essenciais para o bom desenvolvimento do curso, possibilitando significativo ensino da Informática Educativa. Além disso, através da mediação baseada na Sequência Fedathi, os alunos da disciplina de Informática Educativa apresentaram postura com maior autonomia e protagonismo perante a resolução das atividades. Concluímos, portanto, que o uso da Sequência Fedathi favoreceu os processos de ensino e aprendizagem da referida disciplina e forneceu arcabouço teórico e prático para a realização das atividades docentes, exercidas pelos três discentes de pós-graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.