Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE ENGENHARIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As práticas docentes no âmbito das engenharias apresentam uma grande carga teórica, que muitas vezes faz com que os alunos tenham dificuldade na aplicação das temáticas. Como resultado, têm-se altas taxas de reprovação e evasão. No entanto, os conteúdos das disciplinas profissionais dessa área podem ser facilmente aplicados à rotina das especialidades. Uma grande questão para reflexão tem sido: como promover autonomia aos alunos que, em breve, terão que resolver problemas reais e complexos? Uma hipótese é iniciar o treinamento desde a sala de aula, com utilização de recursos que flexibilizem as interpretações e promovam soluções multidisciplinares para problemas do cotidiano. Então, este trabalho tem como objetivo analisar o uso de metodologias ativas no ensino de disciplinas de engenharia. As disciplinas abordadas nesta pesquisa foram Geotecnia Ambiental e Proteção e Recuperação Ambiental em Obras Geotécnicas. Foram utilizadas abordagens práticas e experimentais, com contato direto com materiais naturais (solos com diferentes característicasa) e industrializados (geossintéticos) para conhecer seu comportamento físico-mecânico. Em seguida, foram realizados quizzes para verificação da aprendizagem. Também foram aplicados em sala de aula a aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning – PBL). Os materiais foram colocados em situações rotineiras da profissão e criados problemas, que podem ter várias soluções. Além do mais, foram propostos formatação de trabalhos científicos ligados à área. Ao final da disciplina, os alunos responderam a questionários não identificados ligados à abordagem didática, à autonomia adquirida pelo aluno e à coerência entre os conteúdos abordados e a prática profissional. Os resultados mostraram níveis de satisfação acima de 95% com a condução didática da disciplina. Os alunos conseguiram discutir e absorver os conteúdos abordados, motivando-os para os desafios profissionais. Ao todo, as turmas conseguiram produzir artigos que foram posteriormente publicados. Então, entende-se que a abordagem foi satisfatória e deve ser replicada em outras disciplinas.

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