Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE KITS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PELO MUSEU DA PATOLOGIA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111193
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3258
    "inscrito_id" => 11625
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE KITS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PELO MUSEU DA PATOLOGIA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ"
    "resumo" => "Os conteúdos curriculares das Ciências Biológicas e da saúde são, por vezes, complexos e abstratos, exigindo abordagens que favoreçam a compreensão por meio de métodos práticos e interativos. Tal abordagem facilita a assimilação do conhecimento pelo aluno, proporcionando uma experiência significativa e prazerosa, essencial para a aprendizagem almejada. A experimentação, enquanto ferramenta intrinsecamente ligada ao ensino de Ciências, assume um papel central. Por meio da utilização de kits experimentais, os alunos são capacitados a manipular objetos e colaborar com o professor na geração de ideias, sendo considerado uma estratégia complementar ao ensino tradicional (SIQUEIRA et al, 2016). Neste sentido, o projeto “As Coleções Biológicas como instrumento para a educação e o encantamento de alunos e professores das escolas do estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Coordenação de Coleções Biológicas (Fiocruz), merece destaque. Este projeto viabilizou a formação continuada de professores da educação básica, por meio de uma imersão em dez Coleções da Fiocruz, entre elas o Museu da Patologia. Neste contexto, a equipe do Museu desenvolveu um kit didático composto por materiais simples e de fácil reprodução, direcionado ao ensino de temáticas de Patologia, Histologia e História das Ciências. Esse kit engloba um jogo de tabuleiro, uma cartilha que destaca figuras pioneiras da Patologia na Fiocruz e um DVD sobre técnicas histopatológicas usadas nas Coleções Biológicas do Museu da Patologia, além de jogos digitais disponibilizados no site do Museu. Esta iniciativa fortaleceu os vínculos entre o museu e a comunidade escolar. Durante as atividades realizadas nas escolas, utilizando-se do kit e de itens do acervo do Museu, foi possível constatar que muitos alunos tiveram seu primeiro contato com material biológico e com uma instituição científica. Acreditamos no potencial do projeto como instrumento de aprendizagem de novos conceitos de forma lúdica e acessível, bem como de divulgação científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11625_TB3258_08042024213752.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARBARA CRISTINA EUZEBIO PEREIRA DIAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BARBARA DIAS"
    "autor_email" => "barbaracdias.rj@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111193
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3258
    "inscrito_id" => 11625
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE KITS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PELO MUSEU DA PATOLOGIA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ"
    "resumo" => "Os conteúdos curriculares das Ciências Biológicas e da saúde são, por vezes, complexos e abstratos, exigindo abordagens que favoreçam a compreensão por meio de métodos práticos e interativos. Tal abordagem facilita a assimilação do conhecimento pelo aluno, proporcionando uma experiência significativa e prazerosa, essencial para a aprendizagem almejada. A experimentação, enquanto ferramenta intrinsecamente ligada ao ensino de Ciências, assume um papel central. Por meio da utilização de kits experimentais, os alunos são capacitados a manipular objetos e colaborar com o professor na geração de ideias, sendo considerado uma estratégia complementar ao ensino tradicional (SIQUEIRA et al, 2016). Neste sentido, o projeto “As Coleções Biológicas como instrumento para a educação e o encantamento de alunos e professores das escolas do estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Coordenação de Coleções Biológicas (Fiocruz), merece destaque. Este projeto viabilizou a formação continuada de professores da educação básica, por meio de uma imersão em dez Coleções da Fiocruz, entre elas o Museu da Patologia. Neste contexto, a equipe do Museu desenvolveu um kit didático composto por materiais simples e de fácil reprodução, direcionado ao ensino de temáticas de Patologia, Histologia e História das Ciências. Esse kit engloba um jogo de tabuleiro, uma cartilha que destaca figuras pioneiras da Patologia na Fiocruz e um DVD sobre técnicas histopatológicas usadas nas Coleções Biológicas do Museu da Patologia, além de jogos digitais disponibilizados no site do Museu. Esta iniciativa fortaleceu os vínculos entre o museu e a comunidade escolar. Durante as atividades realizadas nas escolas, utilizando-se do kit e de itens do acervo do Museu, foi possível constatar que muitos alunos tiveram seu primeiro contato com material biológico e com uma instituição científica. Acreditamos no potencial do projeto como instrumento de aprendizagem de novos conceitos de forma lúdica e acessível, bem como de divulgação científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11625_TB3258_08042024213752.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARBARA CRISTINA EUZEBIO PEREIRA DIAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BARBARA DIAS"
    "autor_email" => "barbaracdias.rj@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os conteúdos curriculares das Ciências Biológicas e da saúde são, por vezes, complexos e abstratos, exigindo abordagens que favoreçam a compreensão por meio de métodos práticos e interativos. Tal abordagem facilita a assimilação do conhecimento pelo aluno, proporcionando uma experiência significativa e prazerosa, essencial para a aprendizagem almejada. A experimentação, enquanto ferramenta intrinsecamente ligada ao ensino de Ciências, assume um papel central. Por meio da utilização de kits experimentais, os alunos são capacitados a manipular objetos e colaborar com o professor na geração de ideias, sendo considerado uma estratégia complementar ao ensino tradicional (SIQUEIRA et al, 2016). Neste sentido, o projeto “As Coleções Biológicas como instrumento para a educação e o encantamento de alunos e professores das escolas do estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Coordenação de Coleções Biológicas (Fiocruz), merece destaque. Este projeto viabilizou a formação continuada de professores da educação básica, por meio de uma imersão em dez Coleções da Fiocruz, entre elas o Museu da Patologia. Neste contexto, a equipe do Museu desenvolveu um kit didático composto por materiais simples e de fácil reprodução, direcionado ao ensino de temáticas de Patologia, Histologia e História das Ciências. Esse kit engloba um jogo de tabuleiro, uma cartilha que destaca figuras pioneiras da Patologia na Fiocruz e um DVD sobre técnicas histopatológicas usadas nas Coleções Biológicas do Museu da Patologia, além de jogos digitais disponibilizados no site do Museu. Esta iniciativa fortaleceu os vínculos entre o museu e a comunidade escolar. Durante as atividades realizadas nas escolas, utilizando-se do kit e de itens do acervo do Museu, foi possível constatar que muitos alunos tiveram seu primeiro contato com material biológico e com uma instituição científica. Acreditamos no potencial do projeto como instrumento de aprendizagem de novos conceitos de forma lúdica e acessível, bem como de divulgação científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.